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Saúde e bem-estar

10 dicas para uma vida mais saudável

BlogFNAC3
Por BlogFNAC3
Em 23/05/2019
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10 dicas para uma vida mais saudável


Ter uma vida saudável parece impossível no início e dar o primeiro passo é um grande desafio, mas algumas mudanças e cuidados fazem toda a diferença! A FNAC deixa-te aqui 10 dicas para te ajudar a levar uma vida mais saudável:

 


1. Comer bem

 

 Comer bem


Tudo o que comemos tem impacto na nossa saúde e são as nossas opções que ditam se esse impacto é positivo ou negativo. Evitar os alimentos mais gordurosos e processados e moderar o consumo de sal é fundamental! Por outro lado, deves privilegiar os alimentos ricos em fibras e vitaminas e equilibrar os alimentos menos saudáveis com fruta e vegetais!


2. Beber água

 

 Beber água


Tal como ter uma alimentação equilibrada é importante, beber água também o é. A água desempenha um papel importante na regulação da temperatura corporal, desintoxicação do organismo, manutenção da beleza da pele e dos cabelos e, ainda, atua em diversas reações do nosso organismo. O ideal é ingerir entre 2 e 3 litros de água por dia, mas pode variar de pessoa para pessoa – tenta ter uma garrafa de água sempre contigo e ir bebendo durante o dia, em vez de outras bebidas!


3. Dormir bem

 

 Dormir bem

 

Dormir bem é fundamental para ter uma vida saudável! Muitas vezes não conseguimos dormir as 8 horas aconselhadas, mas a qualidade do sono é tão importante quanto a quantidade. Um lugar confortável, sem claridade e ruído, livre de ecrãs é o sítio ideal para uma boa noite de descanso!


4. Andar

 

 Andar


Mesmo que não sejas fã de exercício físico, existem pequenas alterações que podes fazer no teu dia-a-dia que vão fazer toda a diferença! Anda sempre e quando puderes – sobe as escadas em vez de ires de elevador ou de escadas rolantes, estaciona mais longe do teu destino e aproveita para dar um passeio, no trabalho levanta-te e vai falar diretamente com a pessoa em vez de enviares um e-mail – vais ver que todas estas ações vão ter consequências positivas na tua vida!

 

5. Fazer exercício físico

 

 Fazer exercício físico

 

Um pouco de exercício todos os dias proporciona-te um estilo de vida mais saudável – escolhe o que mais te agrada e começa a praticar! Se não gostas de aulas com professores ou de ir ao ginásio, podes experimentar natação, ginástica, andar de bicicleta, entre muitas outras atividades que vão melhorar a tua vida.


6. Consultar o médico com regularidade

 

 Consultar o médico com regularidade

 

O diagnóstico tardio dificulta ou impossibilita, mesmo, o tratamento e cura de muitas doenças.
Se tiveres alguma dor ou notares que algo está diferente, procura um médico para que esclareça as tuas dúvidas. Ir ao médico regularmente é essencial para evitares sustos e estares tranquilo com o teu estado de saúde e, para além disso, é importante manter o colesterol e tensão arterial vigiados.

 

7. Menos café, álcool e açúcar

 

 Menos café, alcool e açúcar

 

O trio mortal: toda a gente gosta, mas o seu consumo excessivo não é bom para a nossa saúde. A cafeína tanto pode ajudar na concentração, como pode levar à ansiedade e à falta de sono. O açúcar não faz mal, a menos que comas demais, o que pode causar ganho de peso, que pode levar a outros problemas, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas. O mesmo vale para o álcool: um copo de vez em quando não faz mal, até pelo contrário, ajuda a descontrair. No entanto, o consumo excessivo de álcool pode levar a condução insegura, dependência e doenças. Experimenta beber chás, sumos naturais e procura comer menos alimentos com açúcar!

 

8. Sol, ar puro e água

 

 Sol, ar puro e água


A luz solar revigora e contribui para a síntese de vitamina D, imprescindível para a saúde dos ossos e dos dentes. O ar puro oferece uma sensação de plenitude e melhora a respiração. A água contribui para a eliminação de toxinas, a hidratação da pele e não engorda!

 

9. Tirar um momento por dia para relaxar

 

 Tirar um momento por dia para relaxar

 

Tirar 5, 10 ou 15 minutos por dia para fechar os olhos, espreguiçar e não pensar em nada é essencial. Trata-se de, simplesmente, parar – vais ver como sabe bem e muda logo o teu dia!

 

10. Manter uma atitude positiva

 

 Manter uma atitude positiva

 

Toda a gente passa por dias stressantes, com situações que podem pôr à prova a paciência de qualquer um. A solução é enfrentar esses momentos e situações com calma: respira fundo, bebe água, conta até 10 e sorri. Faz logo a diferença!

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