• Loja
  • Blog FNAC
Cinema / Séries

10 filmes assustadores para entrares no espírito do Halloween

BlogFNAC3
Por BlogFNAC3
Em 26/10/2018
398
10 filmes assustadores para entrares no espírito do Halloween

O dia mais assustador do ano está mesmo a chegar. Já sabes como comemorar? A escolha não foi fácil, mas reunimos 10 filmes de terror que tens mesmo de ver (ou rever).

 

Freddy Krueger

 

Os mais recentes


Raw (2016)


   


A estreia cinematográfica da realizadora e argumentista francesa Julia Ducournau é um verdadeiro banquete para os cinéfilos vorazes. Toda a carne era abominável para Justine e a sua família de vegetarianos convictos. Mas quando a jovem entra na escola de veterinária e é forçada a comer carne crua na semana de praxes, novos apetites são despertados numa jornada tabu de crescimento e auto-descoberta. Este é o filme canibal que causou vómitos e desmaios no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2016, o que ilustra bem a forma como a violência sinistra e o erotismo perverso fazem jus ao título. Ainda assim, não deixa de ser uma obra elegante e simbolicamente rica, que faz uso do ritmo e da composição como poucos, deixando uma sensação invasiva que permanece com quem a vê.

 


The Witch (2015)

 

   

 

Mais um estreante no grande ecrã - Robert Eggers - que tem como cartão de visita um daqueles filmes de terror que fica na mente de quem o vê durante muito tempo. Em 1630, quando o bebé de uma família puritana de New England desaparece, levado nos braços de uma figura oculta ­- a suposta bruxa -, a família tenta a todo o custo manter a fé em Deus e não cair nas fantasias populares sobre demónios e forças sobrenaturais. No meio dessa tragédia, estão ainda numa pobreza extrema, em perigo de morrer à fome, e se não podem responsabilizar Deus pela sua má sorte, alguém tem de ser culpado. Com uma astúcia subtil e uma meticulosa atenção ao detalhe, Robert Eggers consegue neste filme fazer-te temer bem mais as coisas que não te são mostradas do que as que são. A acompanhar, a banda sonora de Mark Korven, à base de cordas dissonantes e raspagens arrepiantes cria uma atmosfera aterradora numa história de histeria e fanatismo religiosos e uma família à beira da loucura.

 

 

A Noite de Todos os Medos (2007)

 

   

 

É o único da listagem fora desta década, mas se queres mesmo entrar no espírito de Halloween, com todas as tradições e estereótipos próprios da data, A Noite de Todos os Medos é o filme que tens de ver nesta noite. Este foi um projeto que demorou alguns anos a ser produzido e, depois de ter sido apresentado em festivais de cinema, esperou dois anos até sair diretamente em DVD, em 2009, devido à concorrência de gigantes como Saw e Paranormal Activity. No entanto, o novo timing beneficiou do estrelato de Anna Paquin em True Blood, e permitiu a Michael Dougherty contar quatro histórias que se entrecruzam numa pequena cidade de Ohio: o diretor de um liceu que tem uma vida secreta, uma jovem virgem que parece ter encontrado finalmente um homem para a sua vida, um grupo de adolescentes que organiza uma brincadeira de mau gosto, e um casal cuja mulher odeia o Halloween e ainda mais o entusiasmo do marido com a data. Comum a todas as narrativas existe Sam, uma misteriosa criança com um saco de pano na cabeça que surge sempre que alguém quebra os rituais de Halloween. Este é um filme que te oferece sustos e calafrios, mas também comédia na dose certa.

 


Vai Seguir-te (2014)

 

   

 

Na sequência de uma relação sexual aparentemente inocente, a jovem Jay, de 19 anos, é arrastada para uma maldição sobrenatural, na qual uma pessoa, que nunca é a mesma e só ela consegue ver, a persegue a um ritmo desconcertantemente lento. A única salvação possível? Dormir com outra pessoa, para assim passar a maldição a outro e não ao mesmo. O realizador David Robert Michell fez com Vai Seguir-te o que os fãs de horror já exigiam há muito: um filme capaz, bem realizado e, acima de tudo, com boas personagens. O ingrediente extra é sem dúvida a arrepiante banda sonora de Rich Vreeland.

 


Lights Out - Terror Na Escuridão (2016)

 

   

 

Antes de chegar com 1h20 aos cinemas, Lights Out já fazia furor como uma curta viral de menos de 3 minutos no YouTube. A apadrinhar a expansão deste projecto, nada menos que James Wan, responsável por filmes de terror icónicos como Saw, Insidious e The Conjuring. A premissa já aconteceu a toda a gente: acordar a meio da noite, ver uma figura no escuro e, quando acendemos a luz, a figura desaparece. David F. Sandberg, o realizador, pega nesta ideia e questiona: então e se a figura estivesse mesmo lá e, a cada vez que as luzes se apagam, ainda mais perto? Os truques de on/off esgotar-se-iam rapidamente, se não fosse o toque humano de Sandberg e as ótimas performances dos atores, que, ao lutarem contra demónios interiores e relações familiares tensas entre mãe e filhos, são muito mais do que meros peões numa casa de horrores. E é bem possível que, depois de veres este filme, tenhas de dormir com a luz acesa.

 


Os clássicos incontornáveis


Psico (1960)

 

   

 

Com vários títulos icónicos na sua carreira (Janela Indiscreta, Vertigo, Chamada para a Morte), Alfred Hitchcock conseguiu ainda surpreender aos 61 anos com aquele que seria o seu maior êxito. O realizador joga de forma impressionante com ritmos nesta obra-prima realizada com um orçamento modesto: depois de uma velocidade de cruzeiro, faz prego a fundo na icónica cena do chuveiro. Apostamos que, só ao leres, tudo surge novamente na tua mente: a cara de horror de Janet Leigh, os gritos arrepiantes, o banho de sangue que era na realidade chocolate (vantagem dos filmes a preto e branco) e, claro, as arrepiantes cordas de Bernard Herrmann em crescendo. O único defeito deste filme é que, depois de veres a primeira vez, nunca mais poderás recuperar a sensação transmitida por aquele plot twist incrível do final. Mas nem por isso deixa de ser inteiramente épico.

 

 

O Exorcista (1973)

 

   

 

É incontestavelmente um dos grandes marcos dos filmes de terror: a história de um homem que decide chamar um exorcista quando a sua filha começa a ter comportamentos estranhos e violentos. O Exorcista tem todos os componentes para te fazer passar uma noite em branco: as cenas fortes e chocantes, as representações surpreendentes dos atores, a caracterização fantástica e a banda sonora arrepiante. Todos os filmes sobre exorcismos que lhe sucederam devem muito a O Exorcista, que foi o primeiro filme de terror nomeado para o Oscar de Melhor Filme (além de 10 outras categorias) e que venceu o de Melhor Argumento. O rótulo de "inspirado em factos verídicos" só faz com que esta obra de William Friedkin se torne ainda mais tenebrosa.

 

 

Suspiria (1977)

 

   

 

Suspiria é um filme de culto e um filme de excessos. Desde a música ostensiva dos Goblin às cores garridas e à iluminação marcadamente vermelha, este filme combina o terror tradicional com o avant-garde psicadélico numa verdadeira experiência visual. A história é a de uma bailarina americana que se muda para a Alemanha para estudar numa escola de dança onde acontecem demasiadas mortes sangrentas. Em pouco mais de hora e meia, não há uma única cena, mesmo as mais viscerais, que pareça ser demasiado longa ou demasiado curta. Como é próprio de Dario Argento, Suspiria conta com homicídios violentíssimos de mulheres bonitas, algo que o próprio italiano justifica de forma bastante simples: se alguém vai ter de morrer num filme de terror, mais vale que seja uma mulher bonita para ao menos haver algo atrativo para onde olhar. Mas é mais do que isso: é também emocionalmente devastante e, sem dúvida, uma obra de arte até para os menos fãs de terror.

 

 

Pesadelo em Elm Street (1984)

 

   

 

"One, two, Freddy's coming for you..." Até aqueles que não são fãs de filmes de terror sabem perfeitamente quem é Freddy Krueger, um dos vilões mais aterradores de sempre. Foi ele que, desde os anos 80, causou a muita gente medo de ir dormir e sofrer uma morte horrível, pois nem o mundo dos sonhos era seguro. Com ideias originais e uma execução impecável, Wes Craven consegue prender-te ao ecrã durante toda a hora e meia do filme e nunca falha naqueles sustos repentinos que se querem num filme de terror (mesmo que, por vezes, a componente mais assustadora consiga ser o guarda-roupa dos anos 80, como a cena de um muito jovem Johnny Depp com um crop top). E se isto ainda não é suficientemente assustador, fica a saber que Craven diz ter baseado Pesadelo em Elm Street numa história verídica. Mais concretamente, em artigos do LA Times sobre jovens asiáticos que morreram misteriosamente a meio de pesadelos, todos no mesmo bairro. Nunca se chegou a saber ao certo o que lhes aconteceu, mas, sem isto, provavelmente nunca teríamos tido Freddy Krueger.

 

 

Os Rapazes da Noite (1987)

 

   

 

A história resume-se em duas palavras: motoqueiros vampiros. Soa piroso e a ideia de um filme de terror com mortos-vivos parece pouquíssimo original, mas não podemos ignorar a data em que Os Rapazes da Noite saiu: no pico dos anos 80, quando os filmes de adolescentes (Breakfast Club, Sixteen Candles, Ferris Bueller's Day Off) se revelavam êxitos estrondosos. Como filme de terror, não é particularmente assustador, embora tenha os seus momentos intercalados com algum humor. Mas a relevância de Os Rapazes da Noite está no facto inegável de que foi esta obra de Joel Schumacher que abriu muitos precedentes para que filmes como Dracula (de Francis Ford Coppola), Entrevista com o Vampiro, Aberto até de Madrugada ou a série Buffy, a Caçadora de Vampiros estejam ainda hoje na nossa memória.

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
8 relacionados
O Exorcista - A Versão Nunca Vista

O Exorcista - A Versão Nunca Vista

William Friedkin, Linda Blair / Max von Sydow DVD Zona 2 | DVD | Lusomundo / Warner | a partir de :5 €
Lights Out: Terror na Escuridão

Lights Out: Terror na Escuridão

David F. Sandberg, Teresa Palmer, Gabriel Bateman, Alexander DiPersia DVD Zona 2 | DVD | Warner | novembro de 2016 a partir de :5 €
Vai Seguir-te

Vai Seguir-te

David Robert Mitchell, MAIKA MONROE/KEIR GILCHRIST, Maika Monroe, Keir Gilchrist DVD Zona 2 | DVD | Alambique | a partir de :5 €
Pesadelo em Elm Street

Pesadelo em Elm Street

Wes Craven Ver todo o seu universo, ROBERT ENGLUND/HEATHER LANGEKAMP DVD Zona 2 | DVD | Lusomundo / Warner | a partir de :5 €
A Bruxa (Blu-ray)

A Bruxa (Blu-ray)

Robert Eggers, Anya Taylor-Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie Blu-ray | Blu-ray | Universal | a partir de :8 €
Raw (DVD)

Raw (DVD)

GARANCE MARILLIER, ELLA RUMPF, Garance Marillier, Ella Rumpf, Rabah Nait Oufella DVD Zona 2 | DVD | Independente | setembro de 2017 a partir de :5 €
Atenção Ocorreu um erro, por favor, tenta novamente mais tarde.