• Loja
  • Blog FNAC
Tecnologia / Novidades

4 coisas que tens de saber antes de comprares uma TV

ExpertFnac
Por ExpertFnac
Em 26/06/2017
4436
4 coisas que tens de saber antes de comprares uma TV

 

detaque

 

Se estás a ponderar comprar uma TV provavelmente tens algumas questões: “tenho de comprar o maior ecrã possível?” ou… “o que é o HDR?” ou ainda… “quais são as verdadeiras vantagens de uma Smart TV?” Certo? Antes de te atirares para uma compra às cegas, temos algumas dicas que te poderão ajudar.

 

1. Ecrã: qual é o tamanho ideal? 

howtoPor vezes é fácil cair na tentação de pensar “quanto maior melhor”, mas nem sempre é o caso. Se tiveres de inclinar a cabeça para ver as extremidades da TV, isso significa que o ecrã é demasiado grande para a tua sala. Se a imagem estiver muito pixelizada, estás demasiado perto… Saberás que te encontras à distância certa se a imagem estiver bem definida e o movimento fluido. Então, como poderás encontrar o tamanho ideal?

A dimensão certa para a tua TV depende da distância entre ti e o ecrã. A CEA, Consumer Electronics Association, recomenda que essa distância seja o triplo da altura do ecrã em questão, ao passo que a SMPTE, Society of Motion Picture & Television Engineers, recomenda que te sentes no mínimo a uma distância equivalente a 1.6 x o tamanho da diagonal da TV

Ou seja, de acordo com a SMPTE, se a distância entre ti e o televisor for equivalente a 1.5 metros, a dimensão ideal do ecrã será 37 polegadas. 


2. OLED vs QLED vs LED

2

Os LCDs passaram à história e a tecnologia LED é o futuro. Mas, afinal, o que é isso dos ecrãs LED? LED significa Light-Emiting Diode e estes ecrãs são painéis LCD tradicionais, mas retroilumindados com luzes LED. Públicos à procura de TVs acessíveis e com boa definição, deverão ficar satisfeitos com os televisores LED – existem em várias dimensões e têm excelentes ofertas preço/qualidade. 

Os televisores OLED (Organic Light-Emitting Diode) são diferentes. Têm a (revolucionária) capacidade de ajustar a luminosidade de cada pixel. Isto permite que cada pixel se desligue, resultando nos negros mais profundos que um televisor consegue reproduzir e, consequentemente, num contraste deslumbrante. A qualidade de imagem é absoluta.

Os televisores Samsung QLED, Quantum Dot LED, são a grande novidade tecnológica deste ano. Usam painéis LCD retroiluminados com LED, que incluem um filtro composto por nano-partículas (os Quantum Dots) para transformar a luz em cor. Na verdade, para transformar a luz em mil milhões de cores – mais puras e saturadas. Temos uma análise mais aprofundada do funcionamento desta tecnologia neste vídeo:


 

 

 



3. Para que é que eu quero uma Smart TV? 

3



Numa palavra: conetividade. Televisores que são conetáveis à Internet através de WiFi e que, portanto, permitem acesso a streaming, browsers e inúmeras aplicações como Skype e Netflix, motores de busca com reconhecimento de voz… etc. 

De referir ainda que os dispositivos móveis, smartphones, smartwatches e tablets, são emparelháveis com as Smart TVs.




4. HDR: vale a pena?

HDR, ou High Dynamic Range, significa uma maior profundidade de cor, contraste e brilho. Basicamente, esta opção implica capturar o máximo de qualidade possível e transportar isso para o teu ecrã. Nem todas as TVs incluem HDR e, infelizmente, isto não algo que possa sofrer um upgrade. Ou seja, se a tua TV não tem HDR, e tiveres interesse nisso, terás de obter uma nova. 

hdr

O brilho é um elemento interessante de analisar. O olho humano é altamente sensível à luz e, por exemplo, se um carro passar e refletir a luz do sol, os teus olhos ressentem-se, e és quase obrigado a semicerrar o olhar, certo? Um efeito que, normalmente, um televisor é incapaz de replicar. Se esse televisor tiver HDR, aperceber-te-ás desse efeito – imagina que estás a ver a Formula 1 e um carro reflete o sol, o teu olhar vai semicerrar

Parecendo que não, já existe bastante conteúdo HDR – várias séries na Netflix, por exemplo, e alguns videojogos. Sim, as consolas já são compatíveis com HDR (PS4, Xbox One S…).

Se quiseres passar estas dicas a alguém, podes partilhar o vídeo How To, que sugere uma dicas de como escolher a TV ideal em apenas um minuto:

 

 

 

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
Atenção Ocorreu um erro, por favor, tenta novamente mais tarde.