• Loja
  • Blog FNAC
Destaques

5 dicas para estudantes que são incapazes de não procrastinar

ExpertFnac
Por ExpertFnac
Em 20/02/2017
2315
5 dicas para estudantes que são incapazes de não procrastinar

destaque 

A procrastinação é um mal assustadoramente comum entre os estudantes. Aparentemente tens tempo, estás descansado, dás uma voltinhas pelas redes sociais, depois vais lanchar, aproveitas para passear o cão e quando dás por ti encontras-te no processo de te tentares convencer de que ver um filme à noite, em vez de agarrares nos livros, não seria uma catástrofe porque ainda tens dois dias… Se isto te acontece, não temas: não és o único que se permite cair no universo da distração fácil.


Ficam 5 dicas que poderão ajudar-te a ultrapassar isso, ou, pelo menos, a encontrar uma tática para gerires o teu tempo.



1. Reparte o trabalho em fases


nottoday


Parte das razões que nos levam a encontrar motivos para escapar à concentração (mesmo que subconscientemente) derivam do grande volume de trabalho que nos aguarda – horas a fio. Se estipularmos um plano organizado por fases e nos dedicarmos a uma fase de cada vez, as coisas parecerão mais alcançáveis.



2. O ambiente influencia (e muito)

 

giphy


Antes de mais, terás de perceber se és uma pessoa mais produtiva trabalhando sempre no mesmo espaço ou se és alguém que precisa de mudar de ares. Há quem não se consiga concentrar se não estiver na sua cadeira, com a luz do seu quarto e com aquela caneta. Por outro lado, trabalhar sempre no mesmo sítio pode levar a desconforto, pois acabamos por associar aquelas quatro paredes a horas de trabalho – nesse caso, o melhor é variar. Procura bibliotecas, cafés, salas de estudo… Há inúmeros locais onde te poderás sentir confortável, e por vezes basta mudar de ambiente para conseguires ser mais produtivo.

 


3. Faz uma introspeção e contorna os teus poços de procrastinação

 

tumblr


Esta tática requere, acima de tudo, força de vontade, mas é fundamental para que consigas ser produtivo. Há que identificar os momentos em que a tua atenção é desviada. Foram as notificações do WhatsApp, um pedido de amizade no Facebook, uma música na rádio, ou um comentário aleatório de alguém que nunca viste antes mas que teve mesmo muita piada? Percebermos aquilo que nos distrai, permite-nos criar um plano de ação no sentido de o contrariar.

 

 

4. Pensa em recompensas para o teu progresso


tomorrow


O trabalho é exigente e cansativo e, como tal, não te deves sentir mal por encontrar pequenos momentos de escape. Na verdade, vais-te sentir bem. Estabelece uma meta curta e, quando a atingires, permite-te uma espreitadela à net, uma pausa para lanchar, um telefonema ou um simples passeio à varanda. Contudo, para que esta tática resulte, tens de ser honesto contigo próprio e pensar em escapes proporcionais ao teu progresso, caso contrário entrarás novamente no loop da procrastinação.

 

 

5. Pensa mais à frente


doit

 

Se conseguires planear o teu percurso contando desde já com os obstáculos, estarás mais perto de conseguir ser produtivo. Uma das razões que te podem empanturrar o trabalho é o fator surpresa – seres apanhado na curva quando menos esperas é meio caminho andado para perderes a vontade de continuar. Contudo, com método e empenho aprenderás a antecipar eventuais problemas, e quando eles aparecerem não serás apanhado de surpresa, pelo que será mais fácil encontrar convicção para contorná-los.

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
Atenção Ocorreu um erro, por favor, tenta novamente mais tarde.