Bem-estar e Lifestyle

5 modalidades ao ar livre para partilhar com família e dos amigos

BlogFNAC3
Por BlogFNAC3
Em 18/09/2020
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5 modalidades ao ar livre para partilhar com família e dos amigos

O outono está aí e com ele dias mais amenos, perfeitos para praticar exercício. Se te falta aquele empurrãozinho, chama a família e os amigos. Nada como uma boa companhia – com o devido distanciamento, claro – para servir de incentivo. Eis algumas sugestões de modalidades para desfrutarem todos do ar livre enquanto cuidam do corpo e da mente.



YOGA

 

5 modalidades ao ar livre para partilhar com família e dos amigos

 

Um tapete e roupa confortável é tudo o que precisas para aderires a esta prática milenar, com uma imensa legião de adeptos por todo o planeta. Uma mente aberta também será necessária caso sigas um método mais tradicional. Por falarmos nisso, importa começares por conhecer os vários tipos de yoga. Podes fazê-lo através dos muitos livros escritos sobre o tema, nos quais encontrarás também os respetivos exercícios e conselhos úteis para que nada falhe.

Como em qualquer prática, é importante que comeces com calma e sem exigires demasiado de ti próprio. Não te deixes impressionar por posturas que mais parecem saídas do contorcionismo. Por vezes, são precisos anos para conseguir executá-las. Opta por posturas mais simples e vai aumentando aos poucos a complexidade, tendo sempre em conta os teus limites.

O que podes ganhar com o yoga? Os benefícios incluem melhoria da flexibilidade, tonificação muscular e redução do stress: este último bem mais notório se fizeres meditação. A prática do yoga, quando regular, ajuda ainda a reduzir a dor crónica, melhora a imunidade e ainda aumenta a capacidade pulmonar e cerebral.

Nada te impede de te exercitares na sala, mas um parque ou um espaço à beira-rio serão decerto mais aprazíveis. Lembra-te sempre de alongar para evitares lesões e escolhe as horas mais frescas do dia. O nascer e o pôr do sol são ideais para dares largas à tua alma de yogi.

 

 

CAMINHADA

 

Caminhada

 

Caminhar é praticamente tão natural como respirar. E com alguns cuidados pode mesmo tornar-se numa prática fantástica para a saúde física e mental. Sabias que a prática regular e correta de caminhada faz maravilhas pelo aparelho cardiovascular e respiratório? Esta atividade pode ainda contribuir para a prevenção de doenças como o cancro ou a diabetes.

Calça umas sapatilhas adequadas, veste uma roupa confortável, chama os amigos e prepara-te para descobrir esta atividade tão simples como benéfica. Ah, e não te esqueças dos auriculares para caminhares ao ritmo da tua playlist preferida ou daquele podcast altamente motivacional.

Se queres perder peso, esta pode ser a atividade indicada. Só terás de caminhar a boa velocidade, que deverás manter, contrair os músculos da barriga e conservar uma postura correta, acompanhando a passada com o balançar dos braços.

Mas nunca caminhes em jejum, faz antes uma refeição leve, na qual não faltem hidratos de carbono. E nem penses em deixar a água para depois, é importante beber pelo menos 250 mililitros por cada hora de caminhada. Protege-te do sol, faz alongamentos antes e depois da prática para evitar cãibras e aprende a respirar. Inspira pelo nariz a cada duas passadas e expira pela boca. Não estranhes se ficares ofegante nas primeiras vezes, com o tempo nem vais dar pela respiração.

Uma dica final: evita conversar com o parceiro de treino ou arriscas-te a ficar com dores nas costelas, um efeito secundário comum a quem se está a iniciar na atividade física.

 

 

CORRIDA

 

Corrida

 

A qualificação para os Jogos Olímpicos pode estar longe da tua lista das de prioridades. E nem sequer te passa pela cabeça chegar aos calcanhares do Usain Bolt. Só que isso não quer dizer que ignores as muitas vantagens da prática da corrida. Podíamos dar-te mil e uma razões para começares a correr, mas a melhoria da qualidade do sono, o combate à depressão, o aumento da massa muscular, a prevenção de doenças graves como a hipertensão ou a diabetes e o controlo do peso devem ser suficientes para te convencer.

Se queres alcançar todos estes benefícios, deverás calçar as sapatilhas duas a três vezes por semana e dar-lhes uso durante entre 20 a 60 minutos por corrida. Não queiras tudo do dia para a noite, até porque correr mais de 30 quilómetros por semana pode aumentar o risco de lesões. É por esta razão que os atletas que correm grandes distâncias são geralmente acompanhados de profissionais.

Chama os companheiros de corrida, respira fundo, alonga e coloca o smartwatch. Estes relógios foram criados sobretudo para os adeptos do desporto e monitorizam valores como a distância percorrida, a perda de calorias, a frequência cardíaca e mesmo a taxa de oxigenação do sangue. Difícil vai ser mesmo tirá-lo do pulso.

 

 

CICLISMO

 

ciclismo

 

Se procuras uma atividade que te ajude a controlar o stress e ainda a manter o peso ideal, corre a arranjar uma bicicleta e convida os familiares e amigos para um primeiro passeio já no próximo fim de semana. Para além destes benefícios, o ciclismo é excelente para a saúde cardiovascular: pedalar 30 minutos com uma intensidade moderada e constante aumenta o ritmo cardíaco e diminui a pressão arterial. Isto sem esquecer o facto de baixar o mau colesterol e aumentar o bom.

Quanto a equipamento, opta por roupa confortável e não te esqueças das luvas – de preferência escolhe a indicada para ciclismo, e acrescenta-lhe umas sapatilhas. E claro que a lista deve incluir o capacete. Afinal, quedas podem acontecer e há que pedalar bem protegido. Como em qualquer modalidade, a hidratação é fundamental. Logo, nunca saias de casa sem a garrafa. Também nesta área existem modelos pensados especialmente para ciclistas.

Caso estejas agora a iniciar-te no ciclismo, não te aventures já em ruas muito movimentadas ou terrenos acidentados. Se possível, escolhe uma zona calma, com caminhos pouco inclinados e, de preferência, sem trânsito. Quando te sentires mais seguro, alarga as tuas escolhas, mas não deixes de modo nenhum a proteção em casa: capacete, luzes e roupa refletora são essenciais.

 

 

PATINAGEM

 

Patinagem

 

Eis uma atividade para aqueles que nunca dizem não a um desafio e adoram a sensação de liberdade. Mas para além destas mais-valias, a patinagem que traz tantos benefícios à saúde, como a corrida ou o ciclismo, outros dois desportos praticados geralmente ao ar livre. A saber, desenvolve os músculos das ancas, das pernas, braços e ombros, aumenta a resistência e ainda melhora a flexibilidade e mobilidade articular. Para além do mais, é um excelente exercício aeróbico a ter em conta se estás a pensar perder uns quilinhos.

Talvez ainda te lembres dos patins da infância, só que se queres patinar a valer terás de comprar uns mais adequados. Existem vários tipos, mas que dizes a uns em patins em linha? A disposição das rodas torna-os perfeitos para andar em superfícies lisas, como asfalto e parques. São confortáveis, leves e ótimos para manobras devido à sua rapidez e flexibilidade.

Agora que te falámos dos patins, é altura de te lembrarmos da segurança. Caso pratiques na rua, patina sempre na direção do trânsito e mantém-te afastado dos automóveis. Mesmo que já tenhas experiência, evita superfícies perigosas, como areia, piso molhado ou com pedras. E claro que mais vale prevenir do que remediar: junta por isso um capacete, cotoveleiras e proteções para joelhos e pulsos ao equipamento.

 

 

Sem mensalidades, sem paredes, ar livre, família e amigos. O que podes querer mais?

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