Agatha Christie

Dame Agatha Mary Clarissa Christie, (nascida Miller; 15 de setembro de 1890 - 12 de janeiro 1976) foi uma escritora Inglesa. Escreveu seis romances sob o pseudónimo Mary Westmacott, mas ela é a mais famosa pelo os 66 romances policiais e 14...
Ler Biografia
Agatha Christie

Dame Agatha Mary Clarissa Christie, (nascida Miller; 15 de setembro de 1890 - 12 de janeiro 1976) foi uma escritora Inglesa. Escreveu seis romances sob o pseudónimo Mary Westmacott, mas ela é a mais famosa pelo os 66 romances policiais e 14 coleções de contos que ela escreveu sob o seu próprio nome, a maioria dos quais giram em torno das investigações de personagens como Hercule Poirot , Miss Jane Marple e Tommy e Tuppence . É da sua autoria a peça de teatro em cena à mais tempo no mundo, The Mousetrap .
Nascida numa família abastada de classe média-alta em Torquay , Devon , Christie serviu num hospital durante a Primeira Guerra Mundial , antes de se casar e constituir família em Londres. Embora inicialmente sem sucesso na edição das suas obras, em 1920, The Bodley Head Press publicou seu romance O Misterioso Caso de Styles , com o personagem Poirot . Lançando assim a sua carreira literária.
De acordo com o Guinness Book of World Records , Christie é a escritora mais vendida de todos os tempos. Os seus romances já venderam cerca de 4 biliões de cópias, e as suas obras figuram em terceiro lugar, depois de William Shakespeare e da Bíblia , como os livros mais publicados do mundo. De acordo com o Índice de Translationum , Christie é o autor mais traduzido, e os seus livros foram traduzidos para pelo menos 103 línguas. And Then There Were None (As Dez Figuras Negras) é romance best-seller de Christie com 100 milhões de vendas até à data, tornando-se o romance policial mais vendido de sempre, e um dos os livros mais vendidos de todos os tempos.
Em 1971, foi feita Dame pela Rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham.
A peça de teatro The Mousetrap detém o recorde da mais longa exibição: estreou no Ambassadors Theatre, em Londres a 25 de Novembro de 1952 e em 2012 ainda estava em exibição depois de mais de 25 mil espetáculos. Muitos dos seus livros e contos foram adaptados para cinema, televisão, rádio, jogos de vídeo e banda desenhada.