As Alcunhas de Marvão

Teresa Simão (Autor) A Imaginação e a Arte da Palavra Edição em Português
    As Alcunhas de Marvão_0
    As Alcunhas de Marvão
    • Resumo
    • Detalhes do artigo
    • Garanties
    • Acessórios incluídos
    • Editor Edições Colibri

      Ver todas as características

    • Com o estudo que a Doutora Teresa Simão agora nos presenteia, podemos avaliar ao pormenor o sentido da alcunha, seja ela por defeito ou feitio. Como a autora constata, é nos meios mais pequenos, onde todos melhor, ou pior, se conhecem que as alcunham pululam. Teresa Simão, com o seu profundo conhecimento do concelho de Marvão, conseguiu compilar e maioritariamente explicar, subdividindo em tipologias, as alcunhas que por aqui correm. Mais do que documento científico da sua área de especialidade, é um documento de elevado... Ver mais

    • 10 €
      9 €

      Em loja

      Levantamento gratuito

      Ver disponibilidade em loja

      Ver todas as opções e detalhes de entrega
    • Satisfeito
      ou reembolsado
    • SPV Fnac
      7 dias por semana
    • Devoluções
      gratuitas em loja
    • Pagamentos
      Seguros
    • Levantamento
      gratuito em loja

    1 oferta especial As Alcunhas de Marvão

    • Vantagem Aderente: 10% Desconto imediato
    10% desconto imediato em livros
    O Cartão Fnac dá-te 10% desconto imediato sobre o preço de editor, não acumulável com outras promoções.

    Mais Informações As Alcunhas de Marvão

    Com o estudo que a Doutora Teresa Simão agora nos presenteia, podemos avaliar ao pormenor o sentido da alcunha, seja ela por defeito ou feitio. Como a autora constata, é nos meios mais pequenos, onde todos melhor, ou pior, se conhecem que as alcunham pululam.

    Teresa Simão, com o seu profundo conhecimento do concelho de Marvão, conseguiu compilar e maioritariamente explicar, subdividindo em tipologias, as alcunhas que por aqui correm. Mais do que documento científico da sua área de especialidade, é um documento de elevado interesse histórico.

    Pela forma como se encontra organizado, pela sua grande abrangência, este livro pode ser, e penso que deve ser, entendido também numa perspectiva de análise sociológica e comportamental duma comunidade que de alguma forma ainda se preserva relativamente unida, aceitando os que a ela pertencem e renomeando-os, para lhes conferir e acentuar a sua personalidade, por defeito ou feitio.

    Este documento histórico que se preservará no tempo passará a ser obrigatoriamente consultado por quem hoje, ou no futuro, quiser entender a sociedade marvanense e a sua sociabilidade. Possuir uma alcunha é sempre um sinal de pertença e não de exclusão; ainda que algumas possam parecer ofensivas, para todos os efeitos, pior se sentirão seguramente aqueles que nunca foram renomeados, porque, pelos vistos, a nenhum grupo pertencem.

    JORGE DE OLIVEIRA – Universidade de Évora

    Muitos dos anexins aqui presentes são do conhecimento da maioria dos habitantes de Marvão, sendo frequente ouvi-los em conversas, quer informais, quer até formais, pois a alcunha é de uso tão comum que muitas vezes é usada sem que se tenha até consciência disso e representa, sem dúvida, uma marca bem vincada do falar dos marvanenses.

    A rapidez com que estas formas de (re)nomear vão surgindo é maior do que aquela com que vão desaparecendo, pelo que o seu número tem sido crescente. Algumas das que aqui apresentamos pertenciam a pessoas que, inclusive, já faleceram, mas que ainda são lembradas pelos que ficaram como parte integrante das memórias deste povo.

    Características detalhadasAs Alcunhas de Marvão

    OUTRAS OBRAS de Teresa Simão

    Ver também