• Loja
  • Blog FNAC
Destaques

Aspira ou lava? Não, não, faz as duas coisas

ExpertFnac
Por ExpertFnac
Em 13/11/2017
4661
Aspira ou lava? Não, não, faz as duas coisas

 

 estaque

Se sofres de alergias a tudo e nada, tomas anti-histamínicos quase todos os dias, os tapetes e cortinas estão proibidos quase por lei, e nunca sais de casa sem um inalador, então sabes do que falo. Desde sempre que uma casa minha tem de ser limpa em profundidade todas as semanas, tapetes só os da casa de banho, os colchões são bem aspirados todos os meses e as roupas lavadas e passadas à mais alta temperatura possível. Onde os meus amigos veem gatos fofinhos ou cães brincalhões, eu vejo pelos, ácaros e espirros imediatos. Vivia no mundo do aspirador e esfregona em água com lixívia todos os dias e confesso que me cansei de tanto trabalho e tempo perdido só para poder respirar como deve ser.


PosicaoVertical


Alguém ouviu as minhas preces (ou lamentações, não sei bem) e me sugeriu que experimentasse um Aspirador Vertical Rowenta Clean & Steam que lava e mais ainda, desinfeta! Uma espécie de três em um? Confusão? Calma, passo a explicar: este dispositivo aspira a sujidade e depois lava com uma mopa o chão com jatos contínuos de vapor bem quentinho e mata esses alergénios que fazem espirrar, tossir ou coçar.

Quando me entregaram o aspirador em casa o primeiro que pensei foi que era curioso que se mantivesse mesmo na posição vertical, o que significava que o podia guardar num menor espaço dentro do armário. Diligentemente sentei-me a ver as instruções, que já nem vêm por escrito mas sim em ilustrações fáceis de entender e de seguir.


DuasEntradasSuccaoPode ser usada apenas a função de aspiração , apenas a de vapor ou as duas em simultâneo; Sistema Dual Clean & Steam soava a mandarim mas é tão simples como: a base de aspiração tem duas zonas de sucção, uma à frente e outra atrás, sendo que o vapor é expulso na parte central, portanto o movimento natural de uma pessoa a aspirar garante que a mopa não se vai encontrar com pó.

Demora 30 segundos a ficar pronto a usar mas na primeira vez deixei-o aquecer 1 minuto, tal era a vontade de ver um poderoso jato de vapor encher-me a casa e criar o meu banho turco privado.

De fácil manobrabilidade porque gira em quase todas as direções, o tubo é telescópico e tem um cabo de 8 metros que se guarda facilmente enrolando-o em redor dos ganchos próprios para tal.

Os quase 5 quilos e meio de peso não fazem dele o aspirador mais leve do mercado mas, considerando tudo o que faz, foi com alegria que o levei de uma ponta à outra da casa.


ForcaCiclonica


Tecnologia ciclónica de aspiração? Isso significa que as partículas de pó e demais imundícies são separadas do ar e ficam dentro do reservatório extraível prontas para irem para o lixo. Mas ficam mesmo, não como nos aspiradores normais de saco em que se aspira por um lado e se vê o pó a sair pelo outro. O dito reservatório não leva saco (uma despesa menos), basta tirá-lo com um simples click e despejar o conteúdo no balde do lixo.




AguaTorneira


O depósito de água é 0.7 litros, quantidade que me deu para lavar 95 m2 de chão durante cerca de 45 minutos, mais tempo do que é até anunciado pela marca. E em jeito de bónus, só leva água da torneira pois a parte boa de utilizar vapor é que mata até 99% dos bicharocos sem ter gastar um cêntimo mais em desinfetantes químicos.


Para diferentes tipos de chão há um nível adequado de débito de vapor, selecionável através de um botão no punho.



MopaLavavelA mopa pode ser lavadas à máquina, o filtro de espuma, o depósito de partículas e o filtro de água podem ser lavados à mão, mais um ponto a favor pois gosto de fazer uma limpeza regular dos aparelhos de... limpeza.

Quis experimentar a potência de sucção do aspirador e para tal deitei cereais no chão da cozinha e pisei-os. No problem, 1700 watts deram cabo das migalhas em duas passagens. Em seguida levei o aspirador para a casa de banho, onde sempre existem cabelos, manchas de calcário ou de pasta de dentes, liguei o aparelho na função aspiração e pressionei o botão da função vapor. Um, dois, esquerda, direita, para trás e para diante e o chão brilhava como novo, aspirado, lavado e desinfetado. Depois de passar quase uma hora para trás e para diante com este aspirador, inalei com força o ar de casa e só cheirava a limpo, mas mesmo limpo.

Sim pesa um bocadinho, sim a escova de aspiração é grande e não passa em zonas muito estreitas, e sim demorei um pouco a apanhar-lhe o jeito mas a partir do momento em que percebi como aspira e lava numa só passagem, reduzindo para metade o tempo que perdia diariamente em limpezas, sinto-me o Fittipaldi dos chãos. Chãos limpos, pois claro.

Com pouco pesar despedi-me do meu volumoso aspirador e do velho balde ocupadores-de-mais-de-metade-de-um-armário, foi um prazer mas já não preciso de vocês.

 

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
Atenção Ocorreu um erro, por favor, tenta novamente mais tarde.