B.B. King

Riley Ben King, mais conhecido como B. B. King, o "Blues Boy", nasceu a 16 de setembro de 1925 no Mississippi e é considerado um dos mais geniais guitarristas de todos os tempos e, segundo a revista norte-americana Rolling Stone, um dos melhores...
Ler Biografia
B.B. King

Riley Ben King, mais conhecido como B. B. King, o "Blues Boy", nasceu a 16 de setembro de 1925 no Mississippi e é considerado um dos mais geniais guitarristas de todos os tempos e, segundo a revista norte-americana Rolling Stone, um dos melhores guitarristas do mundo, ao lado de Eric Clapton e Jimi Hendrix.

Ao longo da sua carreira, B.B. King foi distinguido com 16 Grammy e deixou mais de 50 discos em quase 60 anos de carreira, tendo sido o criador de um estilo único , que faria dele um dos músicos mais respeitados e influentes de blues, tendo ganho o epíteto de “Rei do Blues.”

O seu primeiro grande sucesso foi nos anos 50 com “Three o'clock blues”, a partir daí começou a fazer digressões sem parar. Só no ano de 1956 a sua banda chegou a fazer 342 apresentações. Foi um músico autodidata que criou um estilo incomparável de tocar guitarra. Os seus solos, imagem de marca da sua genialidade, ao contrário de muitos guitarristas, eram compostos por poucas notas. Certa vez, B.B. King terá dito: "posso fazer uma nota valer por mil".

Tinha uma verdadeira paixão pelas suas guitarras, que o acompanhavam para todo o lado e às quais dava o nome carinhoso de Lucille. Segundo reza a história, durante uma actuação, dois rapazes começaram a lutar provocando acidentalmente um incêndio, B.B. terá enfrentado as chamas para salvar uma das suas guitarras e depois deste episódio passariam a ser chamadas “Lucille”, o nome da jovem que originara a luta entre os dois rapazes.

As suas guitarras eram donas do vibrato esquerdino único de King sendo inspiradas nas Gibson ES-355.

B.B. King morreu a 15 de maio de 2015, deixando um legado que influenciou outros grandes guitarristas como Stevie Ray Vaughan, Jeff Beck, Jimi Hendrix, George Harrison, Buddy Guy e Eric Clapton.