• Loja
  • Blog FNAC
Cinema / Séries

Blade Runner 2049: afinal, Deckard é ou não é um replicant?

ExpertFnac
Por ExpertFnac
Em 09/10/2017
2478
Blade Runner 2049: afinal, Deckard é ou não é um replicant?


destaque

bladerunner

A interminável questão levantada no primeiro filme (1982) e amplamente debatida nos últimos 35 anos impõem-se novamente com a chegada de Blade Runner 2049 (edições especiais aqui e aqui), a sequela de Denis Villeneuve já reconhecida pela crítica como uma obra-prima – afinal, Rick Deckard (Harrison Ford) é ou não é um replicant? Para resolver este puzzle, vamos juntar todas as peças que os dois filmes apresentam, desde o unicórnio às novidades de 2049.

PS: na verdade, esta questão foi primeiramente levantada em 1968 por Philip K. Dick, autor do clássico de ficção científica Do Androids Dream of Electric Sheep?, livro que terá servido de base para Ridley Scott levantar o primeiro Blade Runner.  

Atenção: não conseguimos abordar esta questão sem SPOILAR alguns momentos do novo filme. Se ainda não viste Blade Runner 2049, faz um favor a ti próprio: desloca-te à sala de cinema mais próxima e deslumbra-te com 2h45 de puro cinema – a fotografia (Roger Deakins) e a banda sonora (Hans Zimmer e Benjamin Wallfisch) são um festim para os sentidos. Estás avisado, a partir daqui, cuidado com os spoilers


Deckard envelheceu 

2

Sim, Deckard viveu muito mais tempo que os Nexus 6 – replicants topo de gama que estavam programados para durar apenas 4 anos – mas o facto de Deckard ter envelhecido não implica a sua humanidade. É sabido que foram criados replicants que vivem vidas completas, como é o caso de Sapper (Bautista) e Freysa (Hiam Abbass) – esta última surge nova numa fotografia e aparece mais tarde no filme, muito mais velha.


3


Rachel e Deckard 

Rachel nunca acompanharia Deckard no seu envelhecimento por ser uma Nexus 6, mas sabemos que terá morrido durante um parto. Sim, Deckard e Rachel tiveram um filho, mas isso também não impede que Deckard seja um replicant. Na verdade, o tantas vezes referido ‘milagre’ ganha muito mais peso se a criança for um produto de dois replicants, pois isso significa que a raça pode ser auto-sustentável.




As palavas de Wallace 

4


Wallace (Jared Leto) é o novo Tyrell, uma espécie de auto-proclamado-messias que domina todo o comérico robótico do universo de Blade Runner. Numa conversa com Deckard, Wallace lança a seguinte questão: “have you ever thought that you might have been designed for that moment alone? Only so you could bring forth this… miracle? Love… or mathematical accuracy?” – para acertarmos as palavras todas teríamos de ir ver o filme uma terceira vez, mas a ideia é esta. Ou seja, Wallace sugere que Deckard é um replicant e essa ideia não parece gerar qualquer incómodo na personagem - como se Deckard soubesse e aceitasse esse facto.


5Blade Runner (1982) 

Em suma, Blade Runner 2049 parece alimentar ainda mais as certezas que a última versão do primeiro filme (Blade Runner – The Final Cut) tinha deixado. O realizador Ridley Scott é reconhecido pela subversão dos seus filmes. Principalmente no que toca às sagas de Alien e Blade Runner, os fãs acabam sempre por querer saber mais do que aquilo que lhes é dado. 

Ou seja… só em 2007, com o lançamento da Final Cut, é que se tornou mais clara a intenção do realizador de aproximar Deckard aos replicants – isto graças à inclusão da famosa ‘cena do unicórnio’, um sonho/visão de Deckard. Mais tarde, Gaff (Edward James Olmos) deixa um origami de um unicórnio para trás, indicando que o sonho de Deckard se poderá tratar duma memória implantada

Além disso, fora de tudo o que os filmes nos dão, teremos sempre este vídeo… 


 

 

 

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
3 relacionados
Blade Runner 2049 - Blu-ray

Blade Runner 2049 - Blu-ray

Denis Villeneuve, Ryan Gosling Ver todo o seu universo, Harrison Ford Ver todo o seu universo Blu-ray | Blu-ray | Sony Pictures | fevereiro de 2018 a partir de :15 €
Blade Runner:Final Cut (4K Ultra HD + Blu-ray)

Blade Runner:Final Cut (4K Ultra HD + Blu-ray)

Ridley Scott Ver todo o seu universo, Harrison Ford Ver todo o seu universo, Rutger Hauer, Sean Young Blu-ray | Blu-ray | Warner | a partir de :34,99 €
Atenção Ocorreu um erro, por favor, tenta novamente mais tarde.