Tecnologia

CES 2019: as principais novidades do mundo tecnológico

BlogFNAC3
Por BlogFNAC3
Em 14/01/2019
1071
CES 2019: as principais novidades do mundo tecnológico

Já te falámos das novidades na área das televisões, mas foram muitas mais as novidades anunciadas no Consumer Electronic Show, a maior feira tecnológica do mundo, que aconteceu na semana passada em Las Vegas. Selecionámos os principais destaques para te dar a conhecer.

 

 

Smartphone dobrável

 

Em Novembro, a Samsung já tinha anunciado o Infinity Flex: um telemóvel com um ecrã dobrável. No entanto, no CES 2019, foi uma marca chinesa especializada neste tipo de ecrãs, a Royole, quem se chegou à frente, apresentando o FlexPai.

FlexPai

Não é um protótipo; este é mesmo o primeiro smartphone dobrável no mercado, já à venda na China. O FlexPai é um tablet de 7,8 polegadas, que depois de dobrado, se transforma num smartphone de dupla face, com uma câmara frontal e outra traseira. Conta com Android 9.0 Pie e está disponível em dois modelos: um com 6 GB de RAM e 138 GB de armazenamento e outro com 8GB de RAM e 256 GB de armazenamento. A Royale garante que este ecrã é inquebrável, tendo passado o teste de ser dobrado mais de 200 mil vezes.

 

 

PC Gaming

 

Foram várias as marcas a apresentarem novos modelos de computadores portáteis dedicados aos gamers, mas a mais inovadora foi, sem dúvida, a Asus ROG. O Mothership, o novo modelo da marca, é um poderoso all-in-one: portátil e desktop, consoante a posição do teclado, que é destacável e, dobrado, serve também de tampa para o ecrã de 17,3 polegadas. Este design possibilita um sistema de ventilação em torno de todo o ecrã, diminuindo o calor que este tipo de computadores habitualmente gera. O desempenho é rapidíssimo por isso mesmo e porque conta com um processador Intel Core i9 de oitava geração, e ainda uma placa gráfica Nvidia RTX 2080.

 

   

 

Outra grande sensação foram os dois novos óculos de realidade virtual da HTC: o Vive Cosmos e o Pro Eye. O primeiro é super confortável e fácil de configurar e utilizar. Não tem fios nem sensores, o que te permite moveres-te livremente nas tuas aventuras nos jogos VR. O Pro Eye, por sua vez, tem a capacidade de seguir o movimento dos teus olhos, proporcionando toda uma nova experiência de jogo de navegação, bem mais precisa.

HTC Pro Eye

 

Fotografia

 

Se és apaixonado por fotografia, vais gostar de saber que, depois de ter anunciado as lentes ultra-grande angulares para os seus modelos sem espelho Z6 e Z7, a Nikon anunciou que lhes vai acrescentar Eye AF, ou seja, auto-foco de olhos, uma funcionalidade que já podias encontrar nas Alpha A7R III e A7 III da Sony, e que te garante retratos mais nítidos e focados.

 

   

 

Já a Kodak está a apostar nas fotografias instantâneas, com a Smile Instant Print, uma câmara com um design vintage, em tons de preto e amarelo, com uma lente de 10 megapíxeis e um ecrã LCD, para que, ao contrário do que acontecia nos anos 90, teres a certeza de que a fotografia a imprimir não saiu mal.

Kodak Smile

 

Som

 

No que diz respeito ao som, foram anunciados vários headphones incríveis.

A novidade da marca dinamarquesa Jabra são os Elite 85h, uns auscultadores Bluetooth que, com uma tecnologia chamada SmartSound, analisam automaticamente o ambiente sonoro que te rodeia para poderem aplicar as configurações de som mais adequadas. Ou seja, consoante estejas num local com muito barulho ou num mais calmo, os Elite 85h adaptam o nível sonoro, selecionando um de três modos: em transportes, em público ou em privado. Além disso, destaca-se a autonomia de 32 horas para ouvires a tua música sem fios.

Jabra Elite

 

A japonesa Audio-Technica propôs 3 novos auscultadores com redução ativa de ruído, entre os quais o ATH-ANC900BT. Inclui três modos de controlo, um deles pensado para viagens de avião, e dispõe de botões num dos lados para mudar de música ou colocar em pausa. Promete uma autonomia de 35 horas e capacidade de se conectar simultaneamente a vários dispositivos.

Audio-Technica-ATH-ACN900BT

 

Ao nível das colunas Bluetooth, a JBL anunciou o sucessor da Flip 4: a Flip 5. É um pouco maior do que a anterior, mas conserva o mesmo estilo, em 11 cores à escolha. A promessa é de que o som é mais potente, com baixos mais profundos e uma qualidade mais precisa, mesmo nas frequências mais altas. Outra novidade é que, pela primeira vez na série, a Flip 5 inclui uma porta USB-C reversível.

 

JBL Flip 5

 

 

Google Assistant

 

A Google também aproveitou o CES 2019 para apresentar novas funcionalidades do seu assistente de voz.
Um dos objetivos é que as barreiras linguísticas deixem de ser um problema. O modo Interpreter do Google Assistant vai transformá-lo num tradutor em tempo real, disponível nos dispositivos Google Home. É capaz de compreender conversas em 27 línguas diferentes. Basta dizer as palavras mágicas e pedir ao Google que seja o teu intérprete de inglês, alemão, francês ou outra língua de que precises. Assim, a tradução é feita oralmente e por escrito no ecrã conectado.

Google Assistant translator

 

Além disso, o Google Assistant agora também está apto a ajudar-te a organizar as tuas viagens, comprar o bilhete de avião e reservar hotel. Basta pedires ao Google que registe o teu voo, depois de receberes uma notificação do assistente. O teu número de confirmação e cartão de embarque ficam, assim, disponíveis no Google Pay. Quanto à estadia, graças às parcerias da Google com diversas grandes empresas hoteleiras, podes reservar o quarto selecionando uma data e um hotel, embora, por enquanto, esta funcionalidade só esteja disponível nos Estados Unidos.

 

Google Assistant Flight

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore