Carlos Ruiz Zafón

Um escritor espanhol que viveu em Los Angeles, onde passou alguns anos a escrever argumentos para cinema enquanto desenvolvia sua carreira como escritor.
Em 1993 ganhou o prêmio Edebé de literatura com seu primeiro romance, O Príncipe da Névoa, que...
Ler Biografia
Carlos Ruiz Zafón

Um escritor espanhol que viveu em Los Angeles, onde passou alguns anos a escrever argumentos para cinema enquanto desenvolvia sua carreira como escritor.
Em 1993 ganhou o prêmio Edebé de literatura com seu primeiro romance, O Príncipe da Névoa, que vendeu mais de 150 mil exemplares em Espanha e foi traduzido em vários idiomas. Publicou mais quatro romances, sendo que os três primeiros foram dirigidos a um público mais jovem, e intitulam-se O Palácio da Meia-Noite, As Luzes de Setembro e Marina.
Nos últimos anos transformou-se numa das maiores revelações literárias com A Sombra do Vento, que foi traduzido em mais de 30 idiomas e publicado em cerca de 45 países. Em Portugal, esta obra foi premiada com as Correntes d'Escritas de 2006.
O romance O Jogo do Anjo, escrito em 2008, teve mais de um milhão de exemplares vendidos em Espanha.
Os romances A Sombra do Vento, O Jogo do Anjo e O Prisioneiro do Céu, fazem parte de uma trilogia que pode ser lida por qualquer ordem mantendo, mesmo assim, um entendimento claro da obra.
Os trabalhos de Záfon foram publicados em 45 países e foram traduzidos em mais de 30 idiomas. Estes números, colocam Ruiz Zafón como o mais bem sucedido escritor contemporâneo espanhol.
O livro A Sombra do Vento já ultrapassou a marca dos 6,5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo desde o seu lançamento, em 2001.
Faleceu a 19 de junho de 2020 em Los Angeles, cidade onde vivia