Destaques

Como funcionam as fritadeiras que não usam gordura?

BlogFNAC
Por BlogFNAC
Em 11/04/2018
1639
Como funcionam as fritadeiras que não usam gordura?

airfryer

Procuras maneiras de preparar alimentos que te ajudem a extrair o que estes de melhor têm, mas não queres comida sensaborona ou abdicar de vez dos croquetes cuja receita já vem de há 4 gerações na tua família? E queres mesmo uns ovos mexidos com bacon ao sábado de manhã?

Graças a uns engenheiros gulosos mas preocupados com a nossa saúde já não é complicado fritar sem utilizar, ou utilizando muito pouca, gordura. Na Fnac Home, na categoria de Preparação Culinária encontras fritadeiras que dispensam azeite, óleo, margarina, seja lá o que for.

Soa estranho? Ora aqui está algo que não faz sentido, fritar sem gordura. É como estrelar ovos com água, só a menção de tal blasfémia faz muito boa gente jogar as mãos à cabeça (se calhar deviam chamar-se ovos estrelozidos). 


Resistencia ventoinhaO que faz então uma fritadeira que não frita?

Sejamos verdadeiros, estas fritadeiras sem gordura, fritadeiras de ar quente ou fritadeiras saudáveis como lhes chama o Gordon Ramsay, são na verdade mini fornos de ar forçado. Air is the new oil, diz o conhecido cozinheiro.

Na verdade o seu funcionamento é simples. Utiliza uma ventoinha colocada por trás de uma resistência elétrica que sopra ar muito quente e a alta velocidade dentro do compartimento no qual está a comida.

Experimentámos diversas marcas deste tipo de fritadeiras e as opiniões são unânimes: as fritadeiras sem gordura não conseguem reproduzir na íntegra a textura e sabor de um alimento que seja frito de forma tradicional. Mas ficam lá perto e acreditamos que o fato de não usar do todo, ou apenas ter de pulverizar uma quantidade mínima de gordura por cima dos alimentos, compensa.

Resistencia


DocesPodemos cozinhar diversos alimentos?

Sim, desde vegetais, a peixe, carne e até bolos, não houve nada que estas fritadeiras não conseguissem cozinhar de forma muito satisfatória. O que não ficou assim muito bem foram as batatas doces que tentámos fazer, ficaram moles talvez porque não usámos uma gota de óleo. É de fazer notar que a comida congelada daquela que diz “pode ir ao forno” em vez de ser frita, fica mesmo muito saborosa, provavelmente porque vem de fábrica envolta numa ligeira camada de gordura.




Gasta muita energia?

Depende sempre da sua potência e do tempo que a usas, mas gasta menos que colocar um forno em total funcionamento para obter os resultados da mesma receita, pois é muito mais rápida a aquecer. Uma das grandes vantagens que detetámos nestas fritadeiras foi a facilidade com que podes voltar a dar o toque estaladiço a um folhado ou pastel de nata, por exemplo, que já compraste há umas horas e foi amolecendo. Em 2 ou 3 minutos, saem fantásticos.


SalgadosEntão mais vale uma fritadeira destas que um forno convencional elétrico ou a gás?

Se não tencionas usar um forno convencional, pois cozinhas apenas para ti, talvez sim. Mas não poderás colocar um perú inteiro ou a uma forma normal de bolos dentro de uma fritadeira destas.

 

É preciso pulverizar a comida com algum azeite ou óleo especial?

Não, podes usar o que mais gostas ou mesmo nada. Há quem utilize um pouco, uma colher, de gordura na receita mas nós nunca usámos e correu tudo bem, ficou tudo bom, exceto as batatas doces. O bacon ficou magnífico, estaladiço e muito menos gorduroso.




 

Posso acrescentar algum alimento com a máquina já ligada?

Podes pois, com cuidado pois sai ar bem quente, mas é só abrir a tampa ou puxar o manípulo e retirar ou acrescentar algo que queiras. Até porque os alimentos têm diferentes tempos de preparação.

Philips-Avance-Digitale-Airfryer

 

Vantagens

* O ar muito quente circula e envolve a comida, “fritando-a” em menos tempo, com menos estardalhaço e muito menos cheiro;
* Ingeres muito menos gordura nos teus cozinhados;
* Limpam-se facilmente, a maioria na máquina de lavar loiça;
* São versáteis.

Desvantagens

* O preço não é dos mais acessíveis. Uma fritadeira de tamanho XL para uma família grande não é barata;
* Ocupam um espaço considerável na cozinha;
* Não esperes um alimento igualzinho a algo que seja realmente frito;
* Em geral vêm com um pequeno e limitado livro de receitas, mas pela internet encontras uma imensidão de sugestões da legião de fãs destas fritadeiras.

mau cheiro

Em suma, fritar, na verdadeira acepção da palavra, implica mergulhar o alimento em gordura animal ou vegetal a altas temperaturas que desidrata a sua superfície e lhe dá aquele aspeto exterior dourado e estaladiço. Com tudo o que isso implica: grandes quantidades de gordura, muito papel de cozinha para retirar o excesso, aquele cheiro que se agarra à roupa tal como quando vamos a um restaurante chinês, “pormaiores” assim.

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore