Tecnologia / Computadores

Duelos FNAC: os portáteis mobilidade 5 anos depois

ExpertFnac
Por ExpertFnac
Em 26/10/2016
2879
Duelos FNAC: os portáteis mobilidade 5 anos depois

 cover

Toda a tecnologia evolui a uma velocidade avassaladora, mas o caso dos portáteis chega a ser alucinante. Basta recuarmos cerca de 5 anos para sermos confrontados com uma diferença absurda em praticamente todos os elementos que compõem um portátil – desde a velocidade do processamento de informação, à qualidade dos ecrãs, à ergonomia e, claro, fator dos fatores, à mobilidade.

Foquemo-nos então num duelo entre o HP X360 13 e o Toshiba R630.

 

Design

Hoje procuram-se máquinas elegantes, com um traço clean, material compacto e durável, e, por vezes, até com um toque de sofisticação – o formato rectangular é para esquecer. Mas o design da mobilidade evoluiu muito não apenas na estética, mas também no sentido de tornar os dispositivos mais práticos.

duelos-fnac1

 

Exemplos que falam por si: dimensão, rato, teclado, ecrã tátil e o fator “híbrido”.

De sublinhar: o material usado no chassis interessa, e muito, para efeitos de mobilidade, pois as máquinas que são frequentemente transportadas deterioram-se muito mais depressa. Não nos referimos a eventuais quedas ou encontrões, mas sim ao mero efeito do transporte em mochilas, por exemplo. 



HP20160203480Desempenho

Os processadores são muitos melhores, e isso explica tudo o resto. A diferença é substancial, apesar de ambos os portáteis serem i5 – e isso nota-se em pesquisa web, em trabalho de software e, claro, nos downloads.

Os portáteis de hoje têm ainda uma vantagem incontornável chamada SSD (Solid State Drive). Os discos rígidos HDD (Hard Disk Drive) são cada vez mais vistos como ferramentas de armazenamento, ao passo que os SSD ficam encarregues do desempenho – processamento de informação e software.
 

toshiR630


Além disso, temos obviamente de falar na alta-definição: o formato 1920 x 1080 é uma característica essencial a qualquer utilizador que queira adquirir um novo portátil. E mais: a qualidade do ecrã é fundamental não apenas para podermos ver filmes/vídeos com melhor definição, mas também por uma questão de saúde – numa altura em que os ecrãs são o principal meio de trabalho para tanta gente, a proteção é um must.

 

 

Ergonomia

Em primeiro lugar, estamos a falar de portáteis. Em segundo, de mobilidade. Como tal, não é preciso nenhum génio para desvendar a importância do peso. Os novos portáteis são tendencialmente muito mais leves e, ao mesmo tempo, potentes. Contudo, o peso entre estes dois não varia muito. O que significa que, na altura, este Toshiba foi uma máquina valente.

duelos-fnac2

De destacar ainda a importância do ecrã tátil, um asset que pode parecer desnecessário para algo que não um tablet/smartphone, mas que dá muito jeito. Gera-se uma nova forma de interação com a máquina, e o Windows 10 está otimizado para responder na perfeição a esta característica.

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
1 relacionado
Portátil HP Pavilion x360 13-u002np

Portátil HP Pavilion x360 13-u002np

Computador Portátil Mobilidade a partir de :549,98 €