• Store
FNAC Home

Castanhas: no forno, na frigideira, no micro-ondas ou na panela?

ExpertFnac
Por ExpertFnac
Em 10/11/2017
3003
Castanhas: no forno, na frigideira, no micro-ondas ou na panela?

 

iStock-643525976

 

Cartuchos feitos com folhas arrancadas de listas telefónicas, o assador em cima das brasas crepitantes, o velho pregão cantado pelos vendedores é uma recordação de infância, onde os dias já frios e os passeios costumeiros de domingo passavam por pedir uma dúzia de castanhas acabadinhas de assar e queimar a ponta dos dedos na ânsia de as descascar.


Cozidas ou assadas, o cheiro a castanhas deixa poucas pessoas indiferentes, remetendo logo para a ideia de tardes no sofá, meias grossas e mantas quentinhas. Para que não deixes de desfrutar deste fruto nutritivo e saboroso, deixamos-te quatro ideias para as cozinhares nos dias preguiçosos que passas de pijama em casa. O primeiro a fazer, sempre, é lavar, secar grosseiramente para ganhar alguma humidade e, com uma boa faca dar um golpe fundo em cada castanha.


castanhas2


No forno ou mini-forno

Cada forno é diferente e o tempo que indicamos depende da sua potência. Tens de pré-aquecer o forno a 200 graus e deixá-las a assar numa travessa própria para fornos cerca de 10 minutos. Abre a porta, agita a travessa, salpica com sal grosso e assa mais 10 minutos, até veres a pele estalada e bem aberta.




Na frigideira

Unta a frigideira com um pouco de óleo, deita as castanhas e deixa-as assar a temperatura média mais ou menos 20 minutos, para que fiquem douradinhas. Deita sal grosso por cima (ou não!) e serve ainda quentinhas.

castanhas3


As Fritadeiras Actifry, da Tefal, nomeadamente  são também uma boa solução para fazer castanhas. A Actifry 2 em 1, por exemplo, serve-se de uma tecnologia única que pulsa o ar ar quente e reparte-o uniformemente sobre os alimentos.  


No micro-ondas 

Nunca pensaste que fosse possível cozer castanhas num micro-ondas mas sim, é possível. Depois de cortadas, coloca-as num recipiente com tampa apto para micro-ondas e liga-o a 800 watts, dependendo da potência do mesmo, pelo menos 3 minutos.


castanhas4Na panela

Aqui podes saltar o passo de as lavar e secar mas nunca o cortar. Numa panela com água temperada com uma colher pequena de erva-doce, sal e um pau de canela, deixa cozer as castanhas em lume brando durante, mais ou menos, 35 minutos. Comidas inteiras ou desfeitas em puré, cuidado com as barrigadas ;)

Diz o provérbio “Pelo São Martinho, castanhas assadas, pão e vinho”, habitualmente jeropiga ou água-pé. A tradição está tão enraizada no nosso país que até há um fado cantado por Carlos do Carmo dedicado ao vendedor de castanhas. Tenta trautear a melodia enquanto as comes.


 

O homem das castanhas

Na Praça da Figueira,

ou no Jardim da Estrela,

castanhas1num fogareiro aceso é que ele arde.

Ao canto do Outono, à esquina do Inverno,

o homem das castanhas é eterno.

Não tem eira nem beira, nem guarida,

e apregoa como um desafio.


É um cartucho pardo a sua vida,

e, se não mata a fome, mata o frio.

Quem quer quentes e boas, quentinhas?

A estalarem cinzentas, na brasa.

Quem quer quentes e boas, quentinhas?

Quem compra leva mais calor p'ra casa.


Bom apetite!

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore