
Em 02/10/2019
51
Escolher uma prenda para o Dia dos Namorados pode ser uma tarefa traiçoeira: o objetivo é celebrar o amor do casal mas, ainda assim, dar algo que seja do agrado da pessoa. Se ainda não sabes o que oferecer, deixamos-te algumas sugestões de livros para a tua cara-metade.
Nelson Ferreira, Filipe Teixeira, João Correia e Jorge Cunha
Se tu e o teu namorado são daqueles casais que mostram carinho através da máxima “quanto mais me bates mais gosto de ti”, então as piadas secas destes livro são a declaração de amor perfeita. Como reagiria o teu namorado se lhe dissesses “tu és tão feio, tão feio, tão feio que fazes as cebolas chorar”? Esta é uma das primeiras piadas propostas pelo grupo de amigos que criaram o canal de YouTube Não Queres Nada, que deu origem a este livro. E jogo. O objetivo é conseguires manter uma cara séria quando ele te conta uma piada e fazê-lo rir quando é a tua vez de jogar.
Se a tua cara-metade gosta de histórias de “antecipação do futuro”, como as de ficção científica, nada melhor do que ofereceres, no Dia dos Namorados, o primeiro volume da trilogia vencedora do Prémio Hugo para Melhor Série de Todos os Tempos, nos anos 60. A história de um império galático à beira do colapso ganhou prequelas e sequelas depois de ter sido premiada, mas a trilogia original inicia-se com as previsões psico-históricas de Hari Sheldon que lhe valeram acusações de traição.
Celebrar o Dia dos Namorados não é necessariamente sinónimo de histórias românticas. O maior romantismo está em conheceres o teu namorado tão bem que sabes todos os seus interesses. Os de Tom Wainwright, agora diretor britânico da revista The Economist, relacionam-se com política e economia. Tanto que trabalhou três anos no México como jornalista, escrevendo sobre crime e negócios. Foi a relação entre estes dois temas que o levou a escrever Narconomics. Se o teu namorado gosta de livros (ou filmes, ou séries) sobre estes temas, este é o presente para ele.
Quando ofereceres este livro ao teu namorado podes começar por explicar-lhe: “Sei que és fã de Astérix e Obélix, mas isto não é uma banda desenhada.” O próximo álbum da dupla criada por René Goscinny e Albert Uderzo só vai ser lançado em outubro para celebrar o 60.º aniversário da série. “Mas como gosto tanto de ti”, podes acrescentar, “comprei o livro ilustrado do mais recente filme dos irredutíveis gauleses”. Astérix: O Segredo da Poção Mágica estreou em janeiro em Portugal e conta uma aventura inédita: Panoramix anda à procura de um “herdeiro” para o segredo da sua poção.
O teu namorado é um fã assumido de fantasia? Adora a série televisiva A Guerra dos Tronos? Então oferece-lhe a mais recente prequela das aventuras que ele tão bem conhece de Westeros. Este livro, que George R. R. Martin assegura que esconde importantes pistas para o desfecho da saga, desvenda os 300 anos de governação dos Targaryen. Os primeiros 100 já foram revelados na primeira parte, altura em que se construiu o trono de ferro. A segunda parte apresenta-nos a Dança dos Dragões… e os Stark.
Aproveita o Dia dos Namorados para ofereceres à tua mais-que-tudo um dos mais aclamados livros desta antiga vencedora do Nobel da Literatura. À primeira vista pode parecer que estamos perante uma simples história romântica, mas frequentemente as histórias de amor são apenas uma alavanca para o autodescobrimento. No caso de Love, o de seis mulheres que amaram (embora de formas diferentes) um homem que já morreu mas que elas ainda mantêm vivo.
Se a tua namorada gosta de histórias com fortes personagens femininas, apresenta-lhe Kristin Hannah. Os últimos dois livros da escritora até estão a ser adaptados ao cinema. “Estou entusiasmada que filmes com mulheres poderosas que sobrevivem em panoramas considerados masculinos, como O Rouxinol e A Grande Solidão, estejam a ser produzidos”, confessou a autora. Este seu romance acompanha a sobrevivência de uma mãe e uma filha no invernal e escuro Alasca onde é noite 18 horas por dia.
No tempo dos reis e das rainhas provavelmente nem havia Dia dos Namorados. Os casamentos eram arranjados e as uniões amorosas uma questão de sorte. Sorte essa com que Maria Stuart foi presenteada ao casar com Francisco, herdeiro do trono de França. A morte do marido obrigou-a a regressar à Escócia, mas Maria nunca deixou de se sentir “uma verdadeira mulher francesa”. Pelo menos de acordo com a reconstrução que John Guy fez de algumas das suas últimas palavras no romance histórico que inspirou um filme nomeado para dois Óscares. Achas que a tua namorada vai gostar?
Ali Berg e Michelle Kalus
A tua namorada prefere histórias assumidamente românticas? Então vai gostar de Frankie – a protagonista de 28 Livros Para Te Encontrar que tenta encontrar o amor deixando os seus contactos em livros que espalha pelos comboios. Ali Berg e Michelle Kalus inspiraram-se em histórias reais do projeto Books on the Rail, que as próprias criaram e que visa a livre circulação de livros pelos transportes públicos da Austrália. Mas o que acontece quando o homem que Frankie encontra tem gostos tão diferentes dos dela no que toca a livros?
Júlio Machado Vaz e Inês Meneses
A comunicação é importante em qualquer relação. E este livro é uma boa oportunidade para conversares sobre o amor com a tua namorada. Para Inês Meneses, apresentadora do programa de rádio que lhe deu origem, o amor é “cuidar, ouvir, animar”, como revelou em entrevista ao Público. Mas o grande especialista na matéria – se é que os há – é o psiquiatra Júlio Machado Vaz que há 10 anos debate, com Inês Meneses, questões de amor no programa da Antena 1. São estas conversas que se veem agora adaptadas ao formato de livro. E para ti, o que é o amor?
Em 02/10/2019
51
Em 11/10/2018
454