• Loja
  • Blog FNAC
Destaques

Guia de sobrevivência para um jantar de Natal em tua casa

ExpertFnac
Por ExpertFnac
Em 14/12/2017
297
Guia de sobrevivência para um jantar de Natal em tua casa

Montar a árvore, escolher prendas, convidar a família, ligar aos amigos, mandar postáis, fazer filas, o jantar da empresa ou de antigos colegas da faculdade, limpar a casa, cozinhar e sorriso nos lábios. Em relação às prendas, sabes que em fnac.pt temos preparada uma área especial de Natal com uma vasta selecção de mimos para cada familiar ou amigo querido. “No problema” por esse lado.

 

natal-himym

 

“Há muitos, muitos anos, numa galáxia distante” chamada infância, as férias de natal eram esperadas com ansiedade, cheiravam a bolos e os momentos de brincadeira intercalavam-se com a curiosidade em alta. Depois crescemos e transformámo-nos em adultos com uma certa tendência para hiperventilar sob a pressão das altas expectativas que o momento acarreta, até porque sabemos que em 15 dias vamos deitar por terra 11 árduos meses de ginásio.

 

Chega o início de dezembro e começamos a sentir um friozinho pela coluna que nada têm a ver com as massas de ar polar vindas da Sibéria. É mesmo a velha sensação de não saber o que se vai fazer pela altura do Natal. Existem famílias que fazem sempre o mesmo, no mesmo sítio e com a mesma ementa, mas também se veem famílias que têm de passar a noite de 24 com os pais, o almoço de 25 com os sogros, o lanche com os avós, o jantar com os cunhados, a ceia com com os tios afastados que surgiram de repente e quiçá uma segunda ceia com a tia da cunhada e os seus gatos solitários. E temos de encaixar tudo isto em 48 horas, frequentemente com longas viagens de carro para agradar a gregos e troianos.

  

preparacaomesa

 

Mas os tempos mudam, as vontades idem, e a melhor cozinheira do teu mundo, a tua mãe, bateu o pé e disse que este ano a festa de Natal é em tua casa. Pronto, tem calma, vamos evitar as valerianas e simplificar reunindo a família mais próxima num sítio só. Evitas andar para lá e para cá, com stopovers por aqui e acoli. Agora a única coisa que te preocupa é... a comida que vais servir.

 

Não tenhas receio, não precisarás de quantidades gigantescas de comida como se o apocalipse viesse daí a dias, embora saibamos que não há pessoa com genes portugueses que não tenha pavor a servir comida em pequenas quantidades. Nós gostamos é de dar a encher o bandulho até não nos caber mais um único átomo de oxigénio. Como cantava sabiamente a Amália Rodrigues:

“Numa casa portuguesa fica bem
Pão e vinho sobre a mesa”

 

brinde

 

Se contas com um robot de cozinha melhor ainda, mas se não, com os nossos acessórios de preparação culinária, a refeição tornar-se-á mais de confecionar.

 

Tens a mente bloqueada e não te decides por nenhuma receita? A falta de ideias não é problema, basta escolher um livro de receitas de Natal ou seguir as maravilhosas, deliciosas, suculentas sugestões que a Fnac aqui te deixa. Pondo de lado o conservador bacalhau cozido, considerámos que podes inovar e maravilhar aquela tia tão difícil de agradar.

 

Ideias Fnac para um surpreendente jantar de consoada:

* Entradas vistosas de fazer a avó levantar o sobrolho

* Prato principal de deixar a todos como ao cão de Pavlov

Sobremesas de fazer jurar voltar ao ginásio já no dia seguinte

 

preparacao

 

Para terminar, se é que ainda cabe, um digestivo e um café expresso porque ainda há muito para conversar. Afinal de contas como saberíamos do crápula do ex-marido da amiga da nossa prima do Canadá, como discutiríamos a diferença entre o preço do barril do petróleo no Turquemenistão e o preço da gasolina em Portugal, ou comentaríamos este tempo que nos faz concordar que as casas não estão preparadas para o frio?

 

Bem geridos, com muitos tupperwares e espaço no frigorífico ou na arca congeladora, as sobras de um jantar de Natal dão para alimentar uma família durante alguns meses. Mas só porque somos portugueses e sabemos que vais cozinhar o quíntuplo do necessário.

 

Que tenhas um belo Natal, stresses à parte!

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
Atenção Ocorreu um erro, por favor, tenta novamente mais tarde.