• Loja
  • Blog FNAC
Apple

Hello, Mac!

BlogFNAC3
Por BlogFNAC3
Em 15/02/2019
212
Hello, Mac!

mac


Um computador revolucionário que se tornou num nome icónico, não só para a Apple como para todo o universo informático. Em 2019, o Mac comemora 35 anos.

 

 

O primeiro Macintosh

 

Macintosh jornal

 

Foi no dia 24 de janeiro de 1984 que o Macintosh disse olá pela primeira vez. Era o grande projeto de Jef Raskin, que o concebeu e desenvolveu ao pormenor, e, sendo o primeiro grande sucesso da Apple, tornou-se também na menina dos olhos de Steve Jobs.

O intuito era criar um computador que qualquer pessoa comum pudesse utilizar facilmente; ou, como a Apple o apresentou: "o computador mais poderoso, transportável, flexível e versátil que não-assim-tanto dinheiro pode comprar". A própria marca mal podia imaginar que ainda ia evoluir tanto e destacar-se nesses mesmos aspetos. E assim surgia aquele que hoje é conhecido como o Macintosh 128K (pelo número de kB que tinha de memória RAM), um tudo-em-um que pesava 7,5 kg, com um processador de 68 kB, um ecrã 9 polegadas e uma drive de disquetes. Ao nível dos softwares, duas novidades muito úteis para a altura: o MacPaint e o processador de texto MacWrite. O primeiro de uma família que já conta com várias gerações.

 

  

E o resto é história

 

Macintosh II

 

Ainda no mesmo ano, surgiu um novo modelo com maior capacidade: 512 kB. Seguia-se o Macintosh XL, o Plus e, em 1987, um novo capítulo com o Macintosh II, com um monitor de 13 polegadas e uma memória que chegava já ao megabyte, podendo estender-se até 8 MB.

 

 iMac G3

 

Ao longo dos anos, a Apple lançou dezenas de novos modelos inovadores e, em 1998, era apresentado o primeiro iMac (G3), que marcava o regresso aos tudo-em-um. Provavelmente ainda te lembras do design futurístico em tom de um azul vibrante (a cor mais comum) deste computador com até 512 MB de memória RAM. O sentido de inovação era tanto que, neste computador, a Apple trocou a drive de disquetes por CD-ROM e entradas USB, o que, no final dos anos 90, ainda era demasiado adiantado.

 

iBook

 

Os anos seguintes viram chegar as várias versões dos portáteis iBook e dos MacBook que os vieram substituir em 2006 e contavam, pela primeira vez, com os processadores Intel, que ainda hoje integram os computadores da Apple. Também essa família cresceu, e tens hoje disponíveis o levíssimo MacBook Air e o poderosíssimo MacBook Pro.

iMac

Passaram 35 anos; inovação e eficiência continuam a ser as constantes. E, claro, continuas a poder contar com os computadores Mac e todas as novidades da Apple na FNAC.

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
Atenção Ocorreu um erro, por favor, tenta novamente mais tarde.