Henry David Thoreau

Filósofo, conferencista, gigante da literatura americana, paladino dos direitos civis, crítico do economicismo e pioneiro da ecologia, Henry David Thoreau (1817-1862) foi toda a sua vida um pensador marginal, e a sua fulgurante eloquência desmontou,...
Ler Biografia
Henry David Thoreau
Filósofo, conferencista, gigante da literatura americana, paladino dos direitos civis, crítico do economicismo e pioneiro da ecologia, Henry David Thoreau (1817-1862) foi toda a sua vida um pensador marginal, e a sua fulgurante eloquência desmontou, no tempo e lugar certos, a ignomínia da escravatura e a hostil separação da Natureza como parte da obediência ao Estado sacrossanto.
Thoreau é considerado um dos gigantes da literatura norte-americana, admitindo-se universalmente que fala muito mais ao nosso tempo do que pôde falar ao seu. A sua vasta obra, em grande parte postumamente publicada, continua a mostrar-se influente em domínios diversos: no amor pelas belezas naturais, na sátira de costumes, na oposição às instituições estatais, na protecção e conservação da natureza e seus recursos, na estilística do ensaísmo moderno.
Legou-nos obras-primas como Walden ou a Vida nos Bosques e A Desobediência Civil, entre outras.