Jogos de Tabuleiro

How to play: Sagrada

BlogFNAC3
Por BlogFNAC3
Em 31/08/2018
93
How to play: Sagrada

Artigo realizado por: Boardgamers Porto


Sagrada 1


Já jogaste ao jogo de tabuleiro Sagrada?

Sagrada é um jogo familiar que coloca quem o joga no papel de vitralistas incumbidos de concluir uma janela de estilo gótico que necessitam de lidar com alguma limitações de materiais e composição para o fazer. Quem conseguir concluir o vitral de forma a atingir os objetivos da forma mais eficaz é o vencedor.

Para não ficares com nenhuma dúvida, desáfiamos os Boardgamers do Porto a mostrarem-te como se joga. ;)

 

As regras são muito simples e podem resumir-se num parágrafo.

 

A cada ronda os jogadores irão selecionar dois dados, primeiro no sentido horário e depois no sentido contrário, e colocá-los na matriz de 5x4 que escolheram no início do jogo e que pode limitar-lhes algumas opções pela cor ou pelo valor do dado, além da limitação geral de não se poderem colocar dados adjacentes a outros com que partilhem alguma dessas características. Existem algumas “ferramentas” que permitem contornar um pouco as regras de colocação, mas o principal foco do jogo é a escolha eficaz dos dados. Após 10 rondas verificarão os dados colocados e a forma como cumprem cada um dos objectivos (três comuns aos jogadores e um individual) para obter a sua pontuação. Quem tiver mais pontos, vence.

Sagrada 3

Cada partida de Sagrada deverá durar cerca de 45 minutos, dependendo do número de jogadores e da sua demora na análise das opções disponíveis. O jogo oferece decisões interessantes e permite algum planeamento, mesmo sendo um jogo eminentemente tático e com fatores aleatórios relevantes.

 

Se se quiser jogar com pessoas mais jovens será certamente possível fazê-lo usando a grelha em branco e eliminando as cartas de ferramenta, por exemplo. Pode ainda jogar-se como puzzle graças às regras para modo solitário.

 

Sagrada 2

 

Os componentes do jogo são de excelente qualidade e o aspeto estético está muito bem adaptado à temática do jogo com os dados translúcidos a fazerem efectivamente lembrar um vitral, depois de colocados nos tabuleiros evocativos de uma janela de estilo gótico onde se encaixam as matrizes.

 

Por todos estes motivos, não hesitamos em recomendar esta opção para quem procura um jogo relativamente simples que permita juntar a família à mesa. E, porque não, usá-lo como ponto de partida para uma visita a um dos muitos locais em Portugal onde se podem apreciar belíssimos vitrais?

 

Artigo realizado por: Boardgamers Porto

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
1 relacionado
Sagrada - MEBO Games

Sagrada - MEBO Games

Jogos de Lógica a partir de :34,99 €