Instituições de Direito - Livro 1: Filosofia e Metodologia do Direito

Paulo Ferreira da Cunha (Autor) ORGANIZAÇÃO DE PAULO FERREIRA DA CU (Autor) Lançamento a 1 janeiro 1998 Edição em Português
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    Instituições de Direito - Livro 1: Filosofia e Metodologia do Direito
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    • Data de lançamento 01/01/1998
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    • «São cada vez mais raros, felizmente, os professores universitários que menosprezam, com orgulho e desdém, as questões pedagógicas e didácticas. O professor universitário, hoje, tem de ser um investigador que, no domínio do saber que cultiva, é capaz de construir, com originalidade e autonomia, conhecimento novo, mas tem de ser também um docente com a capacidade de comunicar aos seus alunos, com clareza e rigor e, se possível, com entusiasmo e sedução, o saber que professa.
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    «São cada vez mais raros, felizmente, os professores universitários que menosprezam, com orgulho e desdém, as questões pedagógicas e didácticas. O professor universitário, hoje, tem de ser um investigador que, no domínio do saber que cultiva, é capaz de construir, com originalidade e autonomia, conhecimento novo, mas tem de ser também um docente com a capacidade de comunicar aos seus alunos, com clareza e rigor e, se possível, com entusiasmo e sedução, o saber que professa.
    Parafraseando o sábio e prudente Horácio, diria que um professor de boa qualidade pedagógica deve tanto à natura como à ars, pois que aquela sem esta facilmente se transvia e esta sem aquela decerto se esteriliza num receituário mecânico e enfadonho.

    A actividade pedagógica e didáctica do professor universitário, alimentada sempre a montante pela investigação científica, não se confina ao espaço e ao tempo da aula, embora seja aí que o acto de ensino formal alcança a sua realização por excelência. De modo organizado ou de modo informal, a acção pedagógica e didáctica do professor universitário manifesta-se e projecta-se em múltiplas áreas, para além do âmbito da sala de aula. Uma das mais importantes, senão mesmo a mais importante, dessas áreas é a publicação ou a editoração de manuais que, oferecendo com rigor, solidez e originalidade, the state of art numa determinada área de conhecimento ou numa determinada área disciplinar, constituem valioso instrumentos de estudo e trabalho para os alunos universitários. Por definição, este aluno - e por maioria de razões, como é óbvio, o docente universitário - não deve ser homo unius libri, mas é desejável e salutar que tenha à sua disposição, tanto em disciplinas propedêuticas como em disciplinas especializadas e terminais do seu curso, um manual cientificamente acurado e actualizado, com qualidades pedagógicas e didácticas, que seja o cais seguro donde partir para conhecer mais alargadamente e com maior profundidade outros mares, outros continentes, outros horizontes.

    O obra agora editada - no sentido anglo-saxónico do termo - pelo Doutor Paulo Ferreira da Cunha consubstancia modelarmente a ideia do manual universitário assim entendido e demonstra como um professor que ostenta no seu currículo trabalhos de investigação sólida, original e inovadora, nos domínios da Filosofia do Direito e do Direito Constitucional, tem uma sensibilidade apuradíssima para as dimensões pedagógicas e didácticas do ensino universitário. Nestes Grundlagen da ciência do Direito, o Doutor Paulo Ferreira da Cunha soube associar a colaboração de mestres consagrados e a colaboração de jovens e promissores assistentes; mão ficou refém de quaisquer "Tordesilhas" juscientíficas; soube articular multidisciplinar e transdisciplinarmente perspectivas e horizontes teoréticos e metodológicos. No convívio intelectual que, nestes últimos três anos, mantive com o Doutor Paulo Ferreira da Cunha, por motivos de natureza institucional e por gosto e curiosidade de leitor, tenho admirado a sua criatividade, a amplitude da sua cultura humanística, o anti-paroquialismo da sua forma mentis, a elegância do seu discurso.

    Um professor com estas qualidades - rasuro intencionalmente o estereotipado vocábulo "perfil", que esvazia de densidade e profundidade o que deve ser denso e profundo - é um pedagogo no sentido originário e mais belo da palavra, porque sabe conduzir e guiar os jovens na viagem complicada, trabalhosa e fascinante da aquisição e construção do conhecimento. Com a publicação deste livro, a relação dialógica do pedagogo com o aluno torna-se mais pragmática, mais tangível e, pelo menos em certo sentido, mais produtiva. Numa universidade nova, no duplo sentido do termo como é a Universidade do Minho, esta é uma lição que todos nós, docentes e discentes, temos a agradecer ao Doutor Paulo Ferreira da Cunha.»
    Vitor Aguiar e Silva

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