Karl Ove Knausgård

Karl Ove Knausgård nasceu em Oslo, na Noruega, a 6 de dezembro de1968 e cresceu em Tromøya e em Kristiansand. Estudou Artes e Literatura naUniversidade de Bergen.
Ler Biografia
Karl Ove Knausgård
Karl Ove Knausgård nasceu em Oslo, na Noruega, a 6 de dezembro de 1968 e cresceu em Tromøya e em Kristiansand. Estudou Artes e Literatura na Universidade de Bergen. No seu segundo romance, En tid for alt (2004), rescreveu fragmentos da Bíblia. O livro foi considerado pelo The New York Review of Books “estranho, irregular e maravilhoso”.
No outono de 2009, Knausgård iniciou um projeto literário singular, a obra autobiográfica A Minha Luta, composta por seis extensos volumes. Com ela obteve vários prémios no seu país, recebeu elogios de escritores e críticos e conquistou centenas de milhares de leitores nas muitas línguas para que foi traduzida.
A Morte do Pai, primeiro volume da série, foi escrito uma década depois de o pai de Karl Ove Knausgård morrer alcoolizado. O autor deambula entre as dúvidas do seu talento, as frustrações atuais e passadas, a descoberta do sexo e do álcool, “essa bebida mágica”, e as inseguranças da adolescência e da paternidade.
É o início de uma exploração proustiana do passado e da procura das partículas elementares da sua vida, continuando com Um Homem Apaixonado, A Ilha da Infância, Dança no Escuro e Alguma Coisa Tem de Chover. Knausgård publicou uma coleção de ensaios, Sjelens Amerika, e, em setembro de 2013, adaptou para cinema o seu romance Ute av verden. Criou, entretanto, uma pequena editora.
Mais recentemente publicou quatro livros de narrativas com os nomes das estações do ano, que a Relógio D’Água está a editar.