Livros / Ficção

Livros: os melhores de 2017 e os mais antecipados de 2018

ExpertFnac
Por ExpertFnac
Em 29/12/2017
7339
Livros: os melhores de 2017 e os mais antecipados de 2018

 

george

 

Quantos leste e quantos planeias ler? Eis os melhores livros de 2017 e os imperdíveis para 2018.


bardoLincoln no Bardo 

Vencedor Man Booker Prize – George Saunders

Era conhecido como o mestre das short-stories, mas depois de 2017 George Saunders será lembrado como um dos poucos autores cuja primeira novel venceu o mais prestigiante prémio da literatura inglesa: o Man Booker Prize. Lincoln no Bardo é um conto comovente e original que decorre no cemitério onde Abraham Lincoln vela pelo filho. Saunders parte dos relatos históricos que falam de um Lincoln abalado pela morte do pequeno Willie, e junta o realismo a um universo sobrenatural que tem tanto de cómico como de grotesco, numa história familiar inesquecível.



a estradaA Estrada Subterrânea 

Vencedor prémio Pulitzer Ficção – Colson Whitehead

“Mas o que é que há mais para dizer acerca da escravatura da América do século XIX?” Basta lerem as primeiras páginas de A Estrada Subterrânea – Underground Railroad, se preferirem ler em inglês – para perceberem que Colson Whitehead transcende os “horrores do costume” e foca-se nos horrores que ocorriam dentro das plantações – entre os próprios escravos, que lutavam por bens e parcelas de terra – e também no “pseudo horror” que eram as cidades americanas aparentemente ‘anti-esclavagistas’. Cidades essas que subsistiam dos esforços de escravos fugidos que trocavam a sua identidade por um lugar (quase) seguro. 

 

 

kazuoOs Despojos do Dia

Prémio Nobel da Literatura – Kazuo Ishiguro

Stevens, o mordomo perfeito que deu 30 anos da sua vida ao Serviço em Darlington Hall, reflete sobre o passado, tentando convencer-se de que toda a vida trabalhou para um grande homem, Lord Darlington. Mas quanto mais recorda mais dúvidas surgem sobre a natureza de Darlington e quanto ao sentido da sua própria vida. Um dos pilares do Prémio Nobe




Comportamento-InadequadoComportamento Inadequado 

Prémio Nobel da Economia – Richard H. Thaler

O pensamento de Richard H. Thaler é o principal agente da sua carreira. Em parte economista em parte filósofo, este grande escritor levanta uma adequada e radical questão: porque é que os agentes centrais da Economia são os seres humanos? Pessoas previsíveis e propensas a graves erros? Comportamento Inadequado é um apelo a uma disciplina académica, com vista a mudar os convencionalismos do nosso pensamento sobre economia.




Os loucos na ruaOs Loucos da Rua Mazur 

Prémio Leia – João Pinto Coelho 

Um livreiro cego reúne-se anos mais tarde com um amigo de infância, agora escritor, que tem de terminar o seu livro antes de morrer. Não se veem desde um terrível incidente durante a ocupação alemã em Mazur, uma cidade polaca.





o livro de hyggeO Livro do Hygge 

Surpresa 2017 – Meik Wiking 

“Hygge” é uma expressão que descreve o ritual dinamarquês de disfrutar dos simples prazeres da vida – família, amigos, momentos... No fundo, uma versão nórdica de Carpe Diem. Este livro é como que tapete de entrada a este estado de espírito, recorrendo (com muita criatividade) a culinária, decoração, vestuário, entre muitos outros. Contudo, estas páginas são apenas isso, páginas com diretrizes – porque o Hygge é para se sentir, e não para explicar.



orwell1984 

Comeback 2017 – George Orwell 

Um dos livros mais importantes do século XX regressou em grande força em 2017. Orwell busca bem fundo por aquilo que constitui a humanidade. Assim que o encontra, primeiro encurrala-o, e só depois o destrói. 1984 é uma obra-prima, e serão muitos os segmentos que ficarão para sempre com os seus leitores.





auster4,3,2,1

Comeback 2017 – Paul Auster

7 anos depois, eis que está regresso um dos autores mais marcantes, enigmáticos e procurados da nossa altura – Paul Auster apresentar-se-á a 31 de janeiro com uma novel já considerada por diversos críticos literários como uma obra prima. Na verdade, há mesmo quem diga que 4 3 2 1 é o melhor livro de Auster, uma história sobre herança, família, amor e sobre a vida em si.




atwoodA História de Uma Serva 

Tendência 2017

Tudo começou com uma das melhores séries do ano – The Handmaid’s Tale, para quem preferir ler em inglês –, um cenário onde a Constituição é uma pilha de cinzas. Após o governo ter sido deposto a América – agora Gileade – resume-se a um estado policial fundamentalista. Um dos alicerces para a continuidade deste estado são as Servas, mulheres cujo contributo social é procriar – ou seja, a fertilidade é aquilo que define a sua relevância.




Wuant-O-InicioWuant: O Início

Tendência 2017 – YouTuber Wuant 

Oh Wuant, tu agora também escreves? Um dos YouTubers sensação de 2017 transcendeu o vídeo e adaptou-se também à escrita. Wuant dá-nos aquilo que ele próprio categoriza como “um sonho realizado”, tendo condensado num só volume as suas aventuras animadas a passar os videojogos mais surreais!


Em 2018… (esperemos) 



windsGeorge R. R. Martin

Fire and Blood 

The Winds of Winter (será desta?) 

O autor de As Crónicas de Gelo e Fogo está há breve 7 anos para concluir o sexto apontamento da sua mega-saga que se tornou um sucesso televisivo catatónico. Há muito que se diz que este ano será o ano, mas Os Ventos do Inverno (The Winds of Winter) teima em não sair. Contudo, o autor garante que em 2018 os fãs terão um livro deste universo: Fire and Blood, o primeiro de dois volumes sobre a Casa Targaryen, que nos dá uma profunda perspetiva sobre a conquista e o desenvolvimento da Casa Dragão. 

No início, antes de ser intitulado como Fire and Blood, este livro era conhecido como the GRRMarillion, numa ode a The Silmarillion de J. R. R. Tolkien. 

 


livro do poO Livro do Pó

Philip Pullman

17 anos depois, o autor da famosa saga Mundos Paralelos está de regresso ao seu mais aclamado e adorado universo, com uma emocionante aventura dez anos antes dos acontecimentos que marcaram os primeiro volume da trilogia original, Os Reinos do Norte. Esta prequela, o primeiro livro de uma nova trilogia, centra-se em Lyra ainda bebé e em Malcolm Polstead, um rapaz que repara em tudo sem que praticamente ninguém repare nele. Podes fazer a pré-reserva aqui. 

 


pattersonThe President is Missing

James Patterson e Bill Clinton 

Exatamente, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton junta-se a um dos nº 1 best-sellers do mundo para criar um romance de frenético suspense centrado no desaparecimento de um Presidente americano. Diz-se que o livro estará preenchido com informação interna que apenas um Presidente pode saber.




doorsofstoneDoors of Stone 

Patrick Rothfuss 

Patrick Rothfuss está a gradualmente a tornar-se num pseudo-George R. R. Martin. Já não bastava ser aclamado como um dos pilares responsáveis pelo revivalismo da boa fantasia, a fantasia gritty – como lhe têm chamado coloquialmente por essa internet fora – (uma fantasia amarrado às vicissitudes do realismo), não bastando isso, Rothfuss é também mestre na capacidade de adiar o lançamento do seu próximo livro – muito à semelhança do que Martin tem feito com The Winds of Winter (nos últimos 6 anos). 

Desde 2011 que os fãs de The Kingkiller Chronicle aguardam ansiosamente por novidades de Kvothe, uma personagem que promete marcar 2018. Se o livro não sair, há uma forte possibilidade de a primeira temporada da série estrear – está a ser produzida pela Showtime… Se há fãs por aí que não sabiam destas boas novas, não têm de quê.


The Mirror and the Light 

Hilary Mantel 

Considerada por muitos a melhor historiadora viva, Hilary Mantel é um dos raros casos que terá conseguido arrecadar não um mas dois Man Booker Prizes – e o único caso registado que vence dois destes prémios com a mesma saga, a história de Henrique VIII e Ana Bolena, ou, deveremos antes dizer, a história de Thomas Cromwell, um daqueles heróis raramente cantados mas sem o qual esta história (uma das mais famosas da dinastia inglesa) não existe. 

Wolf Hall e Bring Up the Bodies são obras-primas da literatura, relastos históricos perfeitamente emaranhados na ficção que Mantel tão cirurgicamente inclui. Um must para amantes de ficção-histórica e para todos os que se consideram bons leitores.


Dark Star Trilogy 

Marlon James 

Quando um vencedor do Man Booker Prize com o livro, A Brief History of Seven Kilings – em português Breve História de Sete Assassinatos –, diz que está cansado de argumentar se deveria haver um Hobbit negro no universo de Tolkien, o que é que acontece? Ele vai criar o seu próprio universo de fantasia, nas suas palavras um “africar Game of Thrones” chamado The Dark Star Trilogy. 

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore