Revista ESTANTE

Louise Glück: conhece a vencedora do Nobel da Literatura 2020

BlogFNAC3
Por BlogFNAC3
Em 08/10/2020
313
Louise Glück: conhece a vencedora do Nobel da Literatura 2020

A poeta americana Louise Glück foi distinguida pela Academia Sueca com o Nobel da Literatura 2020. Já conheces o seu trabalho?



Está desfeito o mistério: Louise Glück é a mais recente laureada com o Nobel da Literatura. No anúncio de atribuição do prémio, a Academia Sueca elogiou “a inconfundível voz poética” da americana, com cuja “beleza austera torna universal a existência individual”.

A distinção não pode ser considerada inteiramente surpreendente, tendo em conta o passado multipremiado de Louise Glück que já a colocava como uma das principais candidatas a este reconhecimento. Apesar disso, nas casas de apostas, as probabilidades favoreciam este ano outros escritores, como a francesa Maryse Condé, a russa Liudmila Ulítskaia, o japonês Haruki Murakami, a canadiana Margaret Atwood e o queniano Ngũgĩ wa Thiong'o

Louise Glück é, assim, a 117.ª laureada com o Nobel da Literatura, sucedendo ao austríaco Peter Handke (2019) e à polaca Olga Tokarczuk (2018), ambos anunciados no ano passado. É também a 13.ª americana premiada, seguindo as pegadas de nomes como Pearl S. Buck, William Faulkner, John Steinbeck e Ernest Hemingway

Sabe mais sobre a vencedora do Nobel da Literatura 2020.

 

imagem

 

LOUISE GLÜCK ESCREVE SOBRE O MUNDO PARA SE ENCONTRAR A SI PRÓPRIA

 

Nascida em Nova Iorque, a 22 de abril de 1943, Louise Glück interessou-se pela escrita de poesia quando ainda era muito jovem. Tinha apenas 25 anos quando publicou a sua primeira coleção, apropriadamente intitulada Firstborn, mas rapidamente se viu apontada como uma das promissoras autoras da poesia americana contemporânea.

Desde então, publicou mais 11 coleções de poesia e ainda alguns ensaios sobre poesia. De acordo com a Academia Sueca, “todos são caracterizados por uma busca por clareza”.

Esta clareza tem geralmente mais a ver com problemas coletivos do que com questões internas. “Louise Glück procura o universal, e nesta procura inspira-se em mitos e motivos clássicos. As vozes de Dido, Perséfone e Eurídice – as abandonadas, as punidas, as traídas – funcionam como máscaras para um ‘eu’ em transformação, tão pessoal quanto universalmente válido.”

 

 

OS SEUS POEMAS SÃO INFLUENCIADOS PELA PSICANÁLISE

 

Entre as principais influências de Louise Glück encontram-se dois dos seus professores universitários: Léonie Adams e Stanley Kunitz. Encontram-se também grandes referências como Rainer Maria Rilke e Emily Dickinson – a Academia Sueca vê, inclusive, grandes semelhanças entre a “severidade e a relutância em aceitar simples princípios de fé” de Louise Glück e esta última autora. No entanto, Glück acredita que a sua maior influência chama-se psicanálise.

Quando era adolescente, a autora sofreu de anorexia (haveria, mais tarde, de escrever sobre isto em poemas como “Dedication to Hunger”) e teve de passar sete anos em psicanálise. Acabou por considerar este período “uma das melhores experiências da [sua] vida”, afirmando que não só a influenciou profundamente enquanto pessoa mas também enquanto poeta.

 

 

O NOBEL É APENAS A MAIS RECENTE DE VÁRIAS DISTINÇÕES IMPORTANTES

 

Ao longo da sua carreira, Louise Glück foi distinguida com dezenas de prémios literários importantes. O seu livro The Wild Iris, por exemplo, venceu um Pulitzer e foi finalista nos National Book Awards. Averno valeu-lhe um prémio PEN New England – e outra presença nos finalistas dos National Book Awards. Já em 2014, Faithful and Virtuous Night mereceu, enfim, a conquista de um National Book Award.

Em adição a isto, foram-lhe atribuídos, pelo total da sua obra, o prémio Bollingen (2001), a Medalha Nacional de Humanidades (2015) e, claro, o Nobel da Literatura em 2020.

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
2 relacionados
Meadowlands

Meadowlands

Louise Gluck Edição | agosto de 1998 a partir de :11,64 €
The Poetry of Louise Gluck - A Thematic Introduction - Hardback - 2006

The Poetry of Louise Gluck - A Thematic Introduction - Hardback - 2006

Daniel Morris Cartonado | Literatura : História e Crítica Literária |