Mário Cláudio

Fotografia © Gonçalo Rosa da Silva
Mário Cláudio nasceu no Porto.
Ficcionista, poeta, dramaturgo e ensaísta, é formado em Direito pela Universidade de Coimbra, diplomado com o Curso de Bibliotecário-Arquivista, da Faculdade de Letras da mesma...
Ler Biografia
Mário Cláudio
Fotografia © Gonçalo Rosa da Silva
Mário Cláudio nasceu no Porto.
Ficcionista, poeta, dramaturgo e ensaísta, é formado em Direito pela Universidade de Coimbra, diplomado com o Curso de Bibliotecário-Arquivista, da Faculdade de Letras da mesma Universidade, e Master of Arts em Biblioteconomia e Ciências Documentais, pela Universidade de Londres. É professor do ensino superior.
É autor de uma vasta e multifacetada obra que abarca a ficção, a crónica, a poesia, a dramaturgia e o ensaio, bem como de inúmeros artigos publicados na imprensa nacional e estrangeira, e tem proferido palestras e conferências sobre temas literários ou conotados com a literatura. As suas obras estão traduzidas em inglês, castelhano, francês, italiano, alemão, húngaro, checo e croata.
Foi galardoado com, entre outros, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores-DGLAB (atribuído três vezes), o Prémio PEN Clube, o Prémio Eça de Queiroz, o Prémio Vergílio Ferreira, o Prémio Literário Fernando Namora e o Prémio Pessoa. Foi condecorado com a Ordem de Santiago de Espada e com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e recebeu a Medalha de Honra da Cidade. Recebeu também a comenda de Chevalier des Arts et des Lettres, atribuída pelo Ministério da Cultura de França (2006).