• Store
Música

Os 10 melhores guitarristas de sempre?

BlogFNAC3
Por BlogFNAC3
Em 26/09/2019
457
Os 10 melhores guitarristas de sempre?

Todos já estivemos num concerto e ouvimos um solo de guitarra que nos deixou de boca aberta, mas já ouviste um solo de um dos melhores guitarristas da história da música? Conhece 10 dos mais aclamados guitarristas que com o seu talento alcançaram sucesso internacional quer a solo quer com as suas bandas, elas também icónicas.

 

Eric Clapton

 

Eric Clapton é considerado por muitos um dos melhores guitarristas de sempre. Já fez parte das bandas The Yardbirds e Cream, mas também já desenvolveu projectos a solo. Foi nomeado pela Rolling Stone como o 2º melhor guitarrista de sempre. Recebeu inúmeros prémios ao longo da sua carreira, desde Grammy Awards a Brit Awards. Clapton para além de tocar guitarra também canta e compõe música.

 

   

 

 

Mark Knopfler


Nascido na Escócia, Mark Knopfler é dos mais conhecidos guitarristas profissionais. Destaca-se principalmente pelo seu estilo peculiar de tocar guitarra, pois apesar de ser canhoto, sempre tocou como destro e com uma combinação do polegar, do indicador e do dedo médio, sem uso de palhetas, algo pouco comum entre guitarristas profissionais. Knopfler foi líder da banda Dire Straits de 1977 até 1994.

 

   

 

 

Carlos Santana

 

Carlos Santana, mais conhecido como Santana, é dos mais aclamados guitarristas latinos. Além de tocar guitarra, toca uma variedade de instrumentos, como precursão. Santana fez parte da banda Santana Blues Band. O seu sucesso internacional surgiu quando atuou no famoso festival Woodstock.

 

   

 

 

Jimi Hendrix

 

Jimi Hendrix é considerado por muitos o melhor guitarrista da história da música, sendo que ocupa o 1º lugar em grande parte das listas divulgadas por publicações no mundo musical, como por exemplo a revista Rolling Stone. Hendrix é ainda considerado uma das maiores influências em variados géneros de música. O guitarrista começou a tocar pela primeira vez quando tinha apenas 15 anos.

 

   

 

 

B.B. King

 

Riley Ben King, conhecido profissionalmente como B.B. King é um importante guitarrista de blues. O significado de B.B. no seu nome é Blues Boy, pois foi dos músicos mais influentes no estilo, sendo até considerado por alguns como o Rei do Blues.  King destaca-se pela simplicidade dos seus solos, ao contrário de muitos guitarristas optava por utilizar poucas notas nos mesmos – como diz a lenda, uma nota de B.B King vale mais que 30 de um guitarrista normal.

 

   

 

 

Jimmy Page

 

Jimmy Page foi o guitarrista britânico que fundou os icónicos Led Zeppelin em 1968. Antes de ter fundado uma das bandas mais emblemáticas de rock, também fez parte dos Yardbirds desde 1966 até 1968. Recentemente o guitarrista fez afirmações sobre a possibilidade da realização de um filme sobre a banda. Infelizmente para os fãs, ainda faltam alguns anos para a próxima reunião da banda, pensada para o 50º aniversário de carreira.

 

   

 

 

Keith Richards

 

Keith Richards é um dos guitarrista e um dos co-fundadores dos The Rolling Stones. Richards também teve um grande impacto nas músicas da banda, pois é um dos principais compositores. A banda ao longo da sua carreira foi bastante premiada e nomeada, destacando-se o Grammy Lifetime Achievement Award, que honra toda a sua discografia. O músico também chegou a participar em alguns dos filmes da saga Piratas das Caraíbas, interpretando a personagem Capitão Teague, o pai de Jack Sparrow (Johnny Depp, que é um grande fã do músico). 

 

   

 

 

Pete Townshed

 

Pete Townshend é um aclamado guitarrista que faz parte da banda de rock The Who. Enquanto elemento da banda, Townshend escreveu mais de 100 músicas que se encontram presentes nos onze álbuns do grupo. É um músico bastante versátil pela variedade de instrumentos que toca, além da guitarra, também toca banjo, piano, bateria, entre outros.

 

   

 

 

Eddie Van Halen

 

Eddie Van Halen, como o nome indica, faz parte da banda Van Halen como guitarrista. Van Halen foi co-fundador da banda com o seu irmão Alex Van Halen, que é o baterista. A banda é das mais aclamadas no género heavy rock, tendo já vendido mais de 90 milhões de cópias de álbuns por todo o mundo. O músico é conhecido por ter feito o solo de guitarra na famosa canção Beat It do Michael Jackson.

 

   

 

 

David Gilmour

 

David Gilmour é o guitarrista da banda inglesa Pink Floyd. Após a saída de Roger Waters do grupo, Gilmour tornou-se a principal figura da banda. O músico chegou a editar alguns álbuns a solo. Desde os 13 anos que toca e que começou a desenvolver a sua paixão por música. David Gilmour, além do seu importante papel na indústria musical, também faz questão de se envolver em projetos humanitários, como a Greenpeace e a Amnistia Internacional.

 

   

 

 

A melhor guitarra para os melhores guitarristas de sempre


Grande parte dos guitarristas mencionados neste artigo tem uma guitarra predileta na sua coleção, aquela com que tocaram os seus famosos solos e fez parte da sua carreira. Um dos modelos de guitarra mencionada por Hendrix, Clapton e Gilmour como sendo a sua favorita é a Fender Stratocaster. Se quiseres experimentar este instrumento descobre mais aqui.

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore