• Loja
  • Blog FNAC
Sugestões FNAC

Natal FNAC 2018: "Dá-lhes Mundo"

BlogFNAC
Por BlogFNAC
Em 15/11/2018
72
Natal FNAC 2018: "Dá-lhes Mundo"

Editorial Guia FNAC Natal - Tecnologia - 2018


Dá-lhes mundo

Por João Ribeiro, Shifter

 

Está a chegar o Natal e por muito que as tradições se tenham alterado com a digitalização crescente do mundo, as ofertas nesta que é uma das noites mais especiais do ano continuam a ser uma constante. Por força da tradição gera-se quase um sentimento de obrigação e na ânsia de querer corresponder nem sempre pensamos naquilo que estamos a fazer. Vamos até à loja com um orçamento estabelecido em função do grau de proximidade do destinatário do presente e a escolha é feita a partir daí. Erroneamente fazemos corresponder o valor monetário de um presente à intensidade da emoção que nele queremos depositar. Nesta tendência voam dos expositores os últimos modelos de smartphone, as últimas grandes apostas das principais marcas tecnológicas, mas… pouco mais do que isso.

 

MC7_7094-1

 

Se a oportunidade era a, de livre do peso da necessidade, oferecer algo que pudesse demonstrar dedicação e afeto a outrém, a compra quase matemática mostra pouco mais do que a atenção aos últimos gritos do mercado definidos pelo marketing das grandes empresas ou pela euforia dos media que diga-se, em abono da verdade, tendem a afunilar as suas febres em torno de dois ou três produtos mainstream.

 

No fundo, a nossa relação com a tecnologia, nos últimos anos em que esta se tornou central nas nossas vidas, foi, aos poucos, tornando-se semelhante à nossa relação com a roupa; mais do que ter uma peça distinta, em qualidade e função, torna-se numa espécie de obrigação ir acompanhando cada nova estação. Como consequência a maioria das pessoas vai apenas contactando com os avanços tecnológicos num aparelho só, muitas vezes sem sequer imaginar o que demais existe e a imensidão do potencial tecnológico que temos a nossa disposição em 2018. Em síntese e relacionando com o tema desta edição poder-se-á dizer que oferecemos demasiadas viagens ao meu destino e pouco mundo… tecnológico.

 

Hoje em dia com o crescimento dos aparelhos e aplicações tecnológicas, um produto pode muito bem fazer a diferença numa vida ou pelo menos desencadear uma mudança significativa, mesmo que à primeira vista não dê tanto estilo, nem para escrever na descrição do Instagram (As fotos deste Instagram foram tiradas com o XPTO 1234).

 

É por isso que nestas alturas é preciso recuperarmos a ideia de que não é pelo preço que se mede a dedicação. Pelo contrário, é pelo valor que calculamos que algo pode ganhar na sua utilização porque todos estes produtos não são, ou não deviam ser, mais do que ferramentas para nos facilitar a expressão de paixões, desejos ou objetivos maiores.

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
Atenção Ocorreu um erro, por favor, tenta novamente mais tarde.