• Loja
  • Blog FNAC
Novos Talentos

Novos Talentos FNAC: escolher e avaliar fotografias

BlogFNAC
Por BlogFNAC
Em 26/03/2019
887
Novos Talentos FNAC: escolher e avaliar fotografias

A FNAC está mais uma vez à procura de Novos Talentos! Se a tua grande paixão é a fotografia, lê aqui as dicas que o Mário Cruz, fotógrafo, nomeado do World Press Photo 2019, na categoria Ambiente, e jurado dos Novos Talentos FNAC tem para ti e participa aqui.

 

mariocruz

 

 

O QUE QUEREM COMUNICAR? E PORQUÊ?

 

É importante o autor fazer estas questões em primeiro lugar para perceber o que o leva ao ato de fotografar. A fotografia tem sempre um propósito e é interessante senti-lo sem o termos de ler ou, sequer, fazer um esforço para o tentar perceber.

 

 

NARRATIVA

 

O prémio FNAC procura e estimula a narrativa fotográfica. A estrutura da narrativa define o interesse e a linha que se desenrola ao longo do projeto, mas a coerência é essencial para não criar desinteresse ou quebras na leitura.

 

narrativa

 

IDENTIDADE


Os trabalhos devem revelar a identidade fotográfica de cada autor.  A fotografia deverá ser uma extensão do autor. A técnica embora importante torna-se acessória quando comparada com aquilo que distingue os fotógrafos. 

 

 

ORIGINALIDADE


As narrativas podem ser fotografadas de várias formas e apresentadas de diferentes maneiras. Hoje, a fotografia que se destaca pela forma inovadora ou arrojada com que se apresenta é rara mas é isso que se procura constantemente. Influências todos temos, copiar não leva a lado nenhum.

 

 

EDIÇÃO

 

É fundamental ter um bom discernimento na edição, apesar de ser uma criação pessoal o autor deverá conseguir ter o afastamento necessário do próprio trabalho para o conseguir ler de forma independente e com isso mostrá-lo da melhor forma possível. Ajuda, em muitos casos, ter apoio nessa edição.

 

editar-fotos

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
Atenção Ocorreu um erro, por favor, tenta novamente mais tarde.