O Ajuste de Contas

Lançado em novembro de 2014 (ePub) em Português
    O Ajuste de Contas_0
    O Ajuste de Contas
    • Resumo
    • Detalhes do artigo
    • Garanties
    • Acessórios incluídos
    • Data de lançamento novembro 2014
      Editor Lua de Papel
      Formato ePub
    • O caso do Banco Espírito Santo é emblemático: os números deviam ser reais, mas não eram - e à medida que o banco implodia, descobriam-se mais "buracos" nas contas. O banco não caiu apenas por causa da contabilidade falaciosa; mas se os livros estivessem certos, o desfecho poderia ser outro. Historicamente não foram apenas bancos que caíram por causa das más contas. Como demonstra o professor universitário Jacob Soll neste ensaio brilhante, a má contabilidade explica em grande parte as crises globais de 1929 ou de 2008. Ou,... Ver mais

    • Satisfeito
      ou reembolsado
    • Levantamento
      gratuito em loja
    • Pagamentos
      Seguros
    • Devoluções
      gratuitas em loja

    Resumo

    O caso do Banco Espírito Santo é emblemático: os números deviam ser reais, mas não eram - e à medida que o banco implodia, descobriam-se mais "buracos" nas contas. O banco não caiu apenas por causa da contabilidade falaciosa; mas se os livros estivessem certos, o desfecho poderia ser outro. Historicamente não foram apenas bancos que caíram por causa das más contas. Como demonstra o professor universitário Jacob Soll neste ensaio brilhante, a má contabilidade explica em grande parte as crises globais de 1929 ou de 2008. Ou, recuando no tempo, o declínio da França do Rei Sol que, após a morte do seu rigoroso ministro Colbert, deixou que as finanças do império entrassem em roda livre. O Ajuste de Contas é pois a crónica do imenso poder da contabilidade, e do uso que dela fizeram reis, imperadores, nações e empresas. Porque uma coisa são os números, e outra é a forma como foram sendo manipulados ao longo de séculos até ao presente - por mais auditorias ou agências de ratings que haja, até os estados democráticos "martelam" balanços ou escondem passivos, com consequências dramáticas. Tour de force, que nos leva da Roma Antiga ao Vaticano - e nem falta sequer um breve enquadramento à história portuguesa e aos frustrantes esforços do Marquês de Pombal para pôr as nossas finanças em ordem.Jacob Soll é professor de História e Contabilidade na Universidade da Califórnia do Sul. Estudou na Universidade de Iowa e na École des Hautes Études en Sciences Sociales e doutorou-se na Universidade de Cambridge. Foi bolseiro de várias instituições europeias, como a Biblioteca Nacional (a portuguesa) e o European University Institute de Florença. Foi galardoado ainda com a MacArthur Grant, mais conhecida por bolsa dos génios.

    Avaliação da FNAC

    O caso do Banco Espírito Santo é emblemático: os números deviam ser reais, mas não eram – e à medida que o banco implodia, descobriam-se mais “buracos” nas contas. O banco não caiu apenas por causa da contabilidade falaciosa; mas se os livros estivessem certos, o desfecho poderia ser outro. Historicamente não foram apenas bancos que caíram por causa das más contas. Como demonstra o professor universitário Jacob Soll neste ensaio brilhante, a má contabilidade explica em grande parte as crises globais de 1929 ou de 2008. Ou, recuando no tempo, o declínio da França do Rei Sol que, após a morte do seu rigoroso ministro Colbert, deixou que as finanças do império entrassem em roda livre. O Ajuste de Contas é pois a crónica do imenso poder da contabilidade, e do uso que dela fizeram reis, imperadores, nações e empresas. Porque uma coisa são os números, e outra é a forma como foram sendo manipulados ao longo de séculos até ao presente – por mais auditorias ou agências de ratings que haja, até os estados democráticos “martelam” balanços ou escondem passivos, com consequências dramáticas. Tour de force, que nos leva da Roma Antiga ao Vaticano – e nem falta sequer um breve enquadramento à história portuguesa e aos frustrantes esforços do Marquês de Pombal para pôr as nossas finanças em ordem.

    eBook Kobo by Fnac

    Milhares de livros em qualquer lado graças aos leitores de ebooks Kobo by Fnac. Uma experiência de leitura otimizada para o mesmo conforto que um livro em papel.

    Descobrir

    Opiniões dos nossos clientes O Ajuste de Contas

    Sê o primeiro a dar
    a tua opinião sobre este produto

    Dar opinião ✔ A tua opinião foi gravada

    Características detalhadas

    Formato

    ePub

    Editor

    Lua de Papel

    Data de lançamento

    novembro 2014

    EAN

    9789892328683

    QUE FORMATO PARA O MEU EBOOK?