• Loja
  • Blog FNAC
Revista ESTANTE

O Almanaque Português em 10 curiosidades imperdíveis

BlogFNAC
Por BlogFNAC
Em 02/03/2018
126
O Almanaque Português em 10 curiosidades imperdíveis

almanaque_capa


Tudo o que precisas de saber sobre Portugal, os portugueses e a vida no geral está neste livro. Desde dicas práticas para o dia a dia – Como fazer uma mala de viagem? Como dar o nó a uma gravata? – a curiosidades sobre o calendário, a nossa história, os nossos costumes, ciência, astronomia, provérbios populares, anedotas e muito mais. Abrimos-te o apetite com 10 curiosidades que podes encontrar no Almanaque Português.

 

 

 

1


Como eliminar as olheiras

Para reduzires o inchaço debaixo dos olhos, basta ralares uma batata crua e, com a ajuda de uma gaze, colocá-la sobre os olhos durante cerca de 30 minutos. É tiro e queda.



2

Qual é a origem da alheira?

Uma vez que não comiam carne de porco, algo que permitia distingui-los dos cristãos, os judeus tentaram ludibriar a Inquisição ao criarem a alheira, misturando carnes de outros animais que não o porco com pão, azeite e alho. Foi este último ingrediente, aliás, que deu o nome a esta iguaria portuguesa.



3


Por que razão a cebola faz chorar?

Quando as cebolas são cortadas, as suas células partem-se. Estas células têm umas enzimas chamadas alinases que, ao reagirem com outros compostos, criam um ácido em forma de gás volátil que se dissipa pelo ar.



4Descodificar expressões tipicamente portuguesas

Sabias que os lisboetas se referem ao café como “bica” e os portuenses como “cimbalino”? E sabias que os madeirenses chamam “gâmesse” à pastilha elástica? O Almanaque Português ensina-te estas e outras expressões típicas das várias regiões do país.



5

Por que motivo o anel de noivado se usa no quarto dedo da mão esquerda?

Os antigos gregos diziam que é daí que parte a veia do amor – vena amoris –, que vai direta ao coração.



6


Como saber se um ovo está em boas condições

Um ovo que flutue num copo de água está estragado. Se for ao fundo, é fresco. Se ficar a meio do copo, tem quatro ou cinco dias.



7


Como afastar as melgas

Corta um limão em fatias e espeta nas rodelas algumas cabeças de cravinho. Depois coloca essas mesmas rodelas num recipiente com água. Verás como as melgas se afastam imediatamente de ti.


8


Como calcular a data do dia de Carnaval

O cálculo está relacionado com a data da Páscoa, que é sempre comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia a partir do dia 21 de março. A terça-feira de Carnaval é comemorada 47 dias antes do domingo de Páscoa.

 

9Como retirar nódoas da roupa

Para eliminar uma nódoa de café, por exemplo, coloca um cubo de gelo sobre a mesma e deixa-o derreter por completo, lavando depois normalmente. Descobre ainda neste livro como retirar nódoas de batom, desodorizante, transpiração, vinho, cera de vela e tinta de esferográfica.



10Sabias que o dia nem sempre teve 24 horas?

Há 500 milhões de anos, um dia e uma noite duravam cerca de 21 horas, porque a Terra girava mais rápido em torno do seu eixo de rotação.



almanaque_all


Texto por: Carolina Morais

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
1 relacionado
Almanaque Português

Almanaque Português

Vários Edição | Guerra & Paz | janeiro de 2018 a partir de :13,95 €