• Loja
  • Blog FNAC
Tecnologia / Smartphones

O que há de novo no Android Pie?

BlogFNAC3
Por BlogFNAC3
Em 25/10/2018
217
O que há de novo no Android Pie?

Já está disponível em vários smartphones e, brevemente, chega a muitos outros. Sejam bem-vindos ao Pie, a mais recente versão do Android, dotada de Inteligência Artificial.

 

Android Pie

 

A estátua localizada em frente às instalações da Google voltou a mudar. O pequeno robot verde apresenta-se agora no meio de uma tarte e isto tem uma razão de ser: é o nome da mais recente versão do Android, 9.0. No cardápio, novas funcionalidades potenciadas pela Inteligência Artificial, um novo sistema de navegação e bem-estar digital.

Android Pie sede

Primeiras impressões

Os famosos botões de navegação desaparecem no Android Pie, em detrimento de uma navegação feita através de gestos. Ou seja, para voltar atrás ou ir ao menu principal, tens de deslizar o dedo no ecrã, tal como no iPhone X.

De um ponto de vista estético, a versão Android Stock surge mais elegante e com uma utilização mais fluída. Também os ícones foram revistos, bem como a gestão do volume e o centro de notificações. Podes agora ver imagens recebidas diretamente no push de notificações, sem teres de carregar para abrir a aplicação de mensagens (não se aplica ao WhatsApp, por exemplo, onde isto já é possível). E por falar em mensagens: se carregares numa morada recebida por SMS, por exemplo, terás logo a sugestão de abertura do Google Maps.

AndroidPie

 

Inteligência Artificial ao teu dispor

No meio de todas estas mudanças, é a Inteligência Artificial quem vai reunindo cada vez mais atenções. A Bateria Adaptativa encerra todas as aplicações que não estás a utilizar para ganhar mais autonomia. O Brilho Adaptativo ajusta a luminosidade do ecrã mediante as condições de utilização, em função dos parâmetros que tu pré-estabeleceste.

Outra inovação prática são as App Actions, que consistem na tentativa de as aplicações anteciparem o que queres fazer. Por exemplo, se todas as manhãs quando sais de casa ligas o Google Maps, a aplicação irá propor-te automaticamente o início do trajeto até ao teu trabalho ou faculdade. Associado a esta funcionalidade, tens as Slices; isto é: quando procuras uma aplicação na barra de pesquisa do Google, as ações dessa aplicação surgirão automaticamente.

A geolocalização através de GPS foi também melhorada. Basicamente, o novo Android permite ao teu smartphone a geolocalização no interior de edifícios, como centros comerciais. 

actionapps

 

Bem-estar digital

Os gigantes da Sillicon Valley preocupam-se com o tempo que passas nas novas tecnologias e redes sociais. Por isso, o Android Pie tem um centro de controlo dedicado ao "bem-estar digital", onde é possível consultares quanto tempo passas ligado ao teu smartphone e em que aplicações. Mas a ideia não se fica por aqui. Podes também limitar o acesso a algumas aplicações ou ainda ativar o modo "Descomprimir", que coloca o telemóvel em modo "Não incomodar" e alterna o visor em preto/branco para moderar a fadiga ocular.

 

Android9

 

A atualização já está em marcha. Além dos Google Pixel, que já têm o novo Android, prevê-se que no fim do outono os smartphones com Android One já tenham acesso à versão beta. Além destes, serão também contemplados modelos como o Xiaomi Mi Mix 2S, o Nokia 7 Plus ou o Sony Xperia XZ2.

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
Atenção Ocorreu um erro, por favor, tenta novamente mais tarde.