Cinema / Séries

O que precisas de saber sobre os Óscares

BlogFNAC3
Por BlogFNAC3
Em 21/02/2019
51
O que precisas de saber sobre os Óscares

Oscar


Os fãs de cinema acompanham todos os anos esta cerimónia, vêem os nomeados e fazem apostas quanto aos vencedores. Mas, em mais de 90 anos de história, há curiosidades que talvez ainda não saibas.

 

 

A primeira cerimónia de todas

 

Primeiros Óscares

 

A primeira cerimónia de prémios da Academia aconteceu a 16 de maio de 1929, num banquete privado no Hollywood Roosevelt Hotel, longe do mediatismo global com que a conhecemos hoje. Durou apenas alguns minutos e serviu para atribuir 15 prémios referentes a filmes de 1927 e 1928. A assistir estavam pouco mais de 220 pessoas e os bilhetes custavam 5 dólares. O fator surpresa também não existia, uma vez que os vencedores já tinham sido anunciados três meses antes. Só no ano seguinte é que foi adotado o secretismo que, ainda hoje, nos deixa todos os anos em pulgas para descobrir quem leva a estatueta para casa. Durante a primeira década, a Academia dava aos jornais, antes do início da cerimónia, uma lista dos vencedores, para poderem depois ser publicadas, mas isso acabou em 1940, quando o Los Angeles Times trouxe antecipadamente os nomes a público. Desde aí, decidiram adotar o famoso sistema de envelope fechado (que já não correu assim tão bem... lembras-te do Moonlight/La La Land em 2017?).

 

 

As votações

 

Os nomeados e os vencedores dos prémios mais desejados de Hollywood são escolhidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, constituída por mais de 8 mil membros das mais variadas áreas do cinema. Os atores representam a maior parte, com um número que ultrapassa 1300 pessoas. Para fazer parte da Academia, tem de se pertencer à indústria do cinema, claro, e ter conquistado distinções na área, mas há também requisitos quantitativos. Por exemplo, os argumentistas, produtores e realizadores têm de constar nas fichas técnicas de pelo menos três filmes, enquanto no caso dos atores esse número sobe para três. Ainda assim, há possibilidade de entrar por referência de mais de dois membros da Academia. Ou, claro, há sempre o caminho "mais fácil": ser nomeado. Todos os nomeados aos Óscares passam automaticamente a ser considerados para fazerem parte da Academia no ano seguinte.

Em relação aos filmes, existem 26 regras que devem ser respeitadas para poderem ser considerados às nomeações. Por exemplo, à exceção de curtas e documentários, os filmes têm de ter no mínimo 40 minutos e terem sido exibidos no condado de Los Angeles (à exceção de filmes estrangeiros) durante o ano anterior.

 

 

As (quase) categorias

 

Ao longo de 90 anos de história, foram algumas as categorias propostas que nunca chegaram a ver a luz do dia. A mais recente de todas foi a categoria de Melhor Filme Popular, proposta para este ano, 2019, mas que, devido à polémica que gerou, acabou por ficar suspensa. Também na lista de rejeitadas encontram-se as categorias de Melhor Casting (para os diretores de casting), Direção de Duplos (chumbada já por duas vezes, em 1999 e em 2005) e Design de Título.

 

 

A estatueta

 

Óscares

 

Os troféus mais famosos do mundo são parte integrante dos Óscares desde a primeira cerimónia. Todos conhecemos a estatueta dourada como Óscar, mas, oficialmente, chamavam-se Prémio de Mérito da Academia. Não há certezas sobre de onde vem essa "alcunha", mas reza a lenda que se deve a Margaret Herrick, diretora executiva da Academia entre 1945 e 1971 (e anterior bibliotecária da instituição), que, ao ter visto o troféu pela primeira vez, terá comentado que a fazia lembrar o seu tio Óscar. Outra história alega que foi Bette Davis quem deu o nome em homenagem ao seu marido, Harmon Oscar Nelson. O que sabemos é que o nome se tornou num marco mundialmente conhecido, tanto que, desde 2013, dispensa oficialmente "Academy Awards" da designação.

Quanto a números, sabias que a estatueta, feita de bronze maciço e banhada a ouro de 24 quilates, mede pouco mais 34 centímetros e pesa quase 4 kg? Além disso, representa um cavaleiro que segura uma espada e se posiciona sobre uma bobina de filme dividida em cinco partes, representando assim os cinco ramos originais da Academia: atores, realizadores, produtores, técnicos e argumentistas.

 

 

Agora estás muito mais informado para assistir à cerimónia dos Óscares na noite deste domingo, 24 de fevereiro. Até lá, não percas os filmes nomeados, disponíveis na FNAC.

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore