• Loja
  • Blog FNAC
Tecnologia / Smartphones

O teu novo smartphone tem um superpoder que se chama Android

BlogFNAC
Por BlogFNAC
Em 27/04/2018
220
O teu novo smartphone tem um superpoder que se chama Android


Se tens a sensação de que ultimamente toda a gente mudou para um smartphone Android, não estás longe da verdade. Os últimos dados indicam que o sistema operativo da Google continua a solidificar o seu domínio do mercado mundial de dispositivos móveis, com 85,1% de quota no último trimestre de 2017. A maioria dos consumidores escolhe um modelo Android porque as vantagens são impossíveis de bater por qualquer produto da concorrência. Estás indeciso sobre a próxima compra? Estas são as principais razões pelas quais deves escolher Android.


android_superpoder

 

 

1. Sistema aberto

 

A primeira é talvez a mais importante de todas, porque permite que tenhas uma enorme variedade de marcas à disposição: o Android é um sistema operativo aberto, que a Google oferece gratuitamente. Isto significa que qualquer fabricante de smartphones pode usar a plataforma e que não ficas preso a uma só marca para sempre. Por exemplo, se quiseres mudar de marca mas manter a experiência e as apps que já descarregaste, podes fazê-lo facilmente.

 

 

2. Milhões de apps

 

O ecossistema de aplicações é, de facto, uma das grandes forças do Android. A loja oficial é a Google Play, mas os utilizadores podem instalar as apps que quiserem vindas de outras lojas, como a portuguesa Aptoide, ou diretamente de um site. Não existem regras rígidas sobre o que pode e não pode ser instalado no smartphone, o que é uma grande vantagem relativamente ao iOS, em que a Apple controla as apps disponíveis. Mesmo que não queiras arriscar descarregar apps de lojas desconhecidas, essa escolha está disponível.

 

Por outro lado, levas contigo tudo o que já descarregaste quando mudas de marca de smartphone, porque o ecossistema é o mesmo. Há mais aplicações para Android que para qualquer outro sistema e a maioria são gratuitas ou muito baratas. Como é mais fácil programar para Android, não admira que muitas apps cheguem primeiro à oferta da Google.

 

 

3. Maior variedade

 

Há tantas marcas e modelos disponíveis no mercado que será difícil não encontrar o smartphone perfeito. Aquele que tem o preço certo, o ecrã desejado, o design mais interessante e as características de hardware que te interessam. Preferes um modelo que ainda tenha jack de áudio? Um que tenha USB-C? Um que seja muito resistente à água, pó e quedas? Teclado QWERTY? Talvez uma bateria amovível? Ou vais à procura da melhor câmara do mercado? A palete de sabores Android é imensa e também serve para todas as carteiras. Nenhuma outra plataforma oferece uma variedade tão grande de marcas e preços sem te prender a um fabricante específico. Para quem nunca experimentou Android, isto significa que é possível fazer um investimento inicial razoável e passar mais tarde para gamas tecnicamente superiores.

 

 

4. Liberdade sem limites

 

Esta abertura também leva a outro grande motivo para preferir este sistema operativo, que é a liberdade de customização. Podes personalizar o teu ecrã de abertura e escolher o tipo de interface que dá mais jeito. O teu smartphone será único e adaptado às tuas necessidades diárias. Com os widgets, é possível criar atalhos para as mais variadas apps, tais como e-mail e calendário, e colocá-los onde for desejado. Para quem usa o smartphone ou tablet como ferramenta de trabalho, esta customização é uma boa ajuda para aumentar a produtividade.

 

O facto é que as características do Android são desenhadas para permitir que cada pessoa tenha uma experiência não linear e não ditada pela empresa. Podes experimentar sem limites, perceber o que te atrai e o que te torna a vida mais fácil. Várias fabricantes de smartphones Android desenvolvem a sua própria interface, o que faz com que o mesmo sistema ofereça experiências diferentes conforme a marca.

 

 

5. Multitarefa a sério

 

A mais recente versão Android 8 Oreo melhora a funcionalidade multitarefa, permitindo abrir múltiplas janelas no mesmo ecrã e transportando a experiência do computador para o smartphone. Com esta funcionalidade, podes estar a olhar para uma página web e ao mesmo tempo responder a uma mensagem, sem precisar de saltar entre janelas. É bem mais do que multitarefa e leva para todos os modelos, não importa o preço, uma funcionalidade que apenas marcas topo de gama ofereciam nos seus dispositivos mais caros.

 

 

6. Mais opções externas

 

Como o sistema é aberto e domina o mercado, surgem cada vez mais acessórios de hardware que podes usar com o teu smartphone. Podes usar pens USB, teclados amovíveis ou discos externos compatíveis, além de vários conectáveis interessantes, como relógios inteligentes e óculos de realidade virtual. Isto também é verdade para a capacidade de armazenamento, visto que além dos gigabytes que vêm de raiz, muitos modelos oferecem slots para colocar cartões de memória. Isto é algo que nenhum iPhone permite.

 

E se quiseres usar uma caneta para escrever notas à mão em cima do ecrã do smartphone? Há várias opções disponíveis e populares sem custarem exorbitâncias.

 

 

7. Mais inovação e integração

 

Há tantos programadores e fabricantes de hardware a trabalhar em Android que as maiores inovações dos últimos anos surgiram neste ecossistema. Por exemplo, smartphones quase sem moldura, ecrãs OLED, módulo NFC ou carregamento da bateria sem fios. O consumidor beneficia desta competição e a chegada de novidades ao mercado é constante, porque não está dependente de uma única marca. A própria Google concorre com as outras fabricantes através da sua linha Pixel, na qual pretende dar uma experiência muito própria do Android, integrada de forma mais forte com os seus outros serviços.

 

A integração é aqui um fator importante. Qualquer que seja a marca, o sistema permite sincronizar a conta Google e dar acesso fácil aos serviços mais populares da empresa, como o Gmail, Calendar, Mapas e Docs.

 

Há uma interoperabilidade garantida não apenas entre aparelhos mas com outros sistemas, o que é especialmente importante para quem quer usar o smartphone para comandar dispositivos inteligentes lá em casa. Ou quem quer simplesmente ligar o telefone a um computador e transferir ficheiros via drag and drop, algo que a Apple não permite fazer com o iPhone.

 

A cereja no topo do bolo é a variedade de preços e a possibilidade de escolher marcas que quase ninguém tem, ao mesmo tempo que se partilha um ecossistema forte e em crescimento.

 

DESCOBRE MAIS SOBRE A ANDROID EXPERIENCE AQUI.

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
Atenção Ocorreu um erro, por favor, tenta novamente mais tarde.