• Loja
  • Blog FNAC
Destaques

Passar a Ferro? Puff, puff, bye bye vincos!

ExpertFnac
Por ExpertFnac
Em 10/11/2017
829
Passar a Ferro? Puff, puff, bye bye vincos!

 

É a medalha de ouro, o primeiro lugar do pódio, a “leva as mãos à cabeça” das tarefas domésticas entediantes. Quando comentamos entre amigos o que menos gostamos de fazer em casa, invariavelmente a maioria diz “passar a ferro”. Dobrar meias deve estar em segundo lugar, cremos nós. Na FNAC Home encontras várias soluções para esse martírio: ferros de engomar a vapor, com caldeiras e outros sistemas.


ferro


Felizmente já não temos de fazer brasas como antigamente e alguém farto de perder tempo a passar foi melhorando a passos de gigante a tecnologia que agora oferece soluções fáceis, rápidas e acessíveis no que diz respeito à abominada arte de deixar a roupa lisinha. Mas, e há sempre um mas para quase tudo, a oferta é tanta que parece que precisamos de um manual de instruções só para escolher o dito aparelho.

A premissa que se coloca é a quantidade de roupa que costumas ter para passar. Se é apenas a tua própria roupa, se é para um casal ou para uma casa onde também há crianças, o número de peças influenciará a tua escolha. Na área Tratamento da Roupa e Costura temos tudo já dividido em categorias de maneira a facilitar-te a vida mas vamos falar sobre cada uma delas antes que tomes uma decisão precipitada e que não te convenha. 


ferro1FERROS DE ENGOMAR A VAPOR

Acumulas pouca roupa semanalmente e queres um aparelho que não ocupe muito espaço no armário? Os ferros a vapor têm incorporados um pequeno depósito que leva cerca de 0.4 litros de água a qual, ao aquecer, sai sob a forma de vapor através dos orifícios da base deslizante. São compactos, leves, a maioria tem filtro anti-calcário, a quantidade de vapor emitida, e medida em gramas/minuto, está em redor dos 40gr/min, perfeitos para quem gosta de um aparelho que aqueça rapidamente, cumpra o seu papel com bons resultados e não faça grande mossa no orçamento. A desvantagem está no tamanho do depósito, se queres vapor de forma contínua a água vai-se depressa. 



ferro2FERROS DE ENGOMAR COM CALDEIRA

Vives numa casa com várias pessoas e perdes tantas horas a passar que daria para ver a trilogia do Senhor dos Anéis de seguida? Então achamos que este tipo de ferros te convém mais. Compostos de um ferro e um depósito independente, os ferros de caldeira geram um elevado caudal de vapor que chegam aos 260gr/min, muito potentes portanto, estupendos para muita roupa e tecidos complicados. Os depósitos são bem maiores, entre 1 e 2.5 litros de água e a grande maioria possui já autonomia ilimitada à conta do depósito extraível, é só encher novamente e continuar o trabalho. Se aprecias as tuas peças de roupa sem uma ruguinha e menos tempo perdido, os ferros de caldeira são imbatíveis embora mais caros que um ferro a vapor.

Como nem tudo o que brilha é ouro, têm a desvantagem de demorar um pouco a aquecer e ocupar bastante mais espaço.


ferro3OUTROS SISTEMAS DE ENGOMAR

Blusas com adornos de lantejoulas, cortinas infindáveis, calças de fato com pinças, folhos e folhinhos em cada manga, vestidos delicados, o que lhes fazes? Vão para a lavandaria, certo? Errado. Ficam em casa e usas um sistema de engomar vertical. Não diríamos que um ferro vertical seja um substituto de um ferro a vapor ou de um de caldeira mas sim um complemento. Aquecem num instante, permitem-nos pendurar as peças e sem ter de lhes tocar, somente com a força do vapor, as fibras do tecido embrandecem e ficam lisas. São também excelentes para a higienização de sofás, tapetes ou colchões, ou para apenas eliminar o cheiro a tabaco da roupa depois de uma saída à noite.

ferro5


É importante referir também que uma tábua de engomar adequada também conta na hora de poupar tempo, convém que te ofereça estabilidade, não pese arrobas, ocupe pouco quando fechada, e cuja capa seja linda e mantenha o calor oferecendo facilidade no deslizamento.

Oh, já acabaste esse monte de roupa?


A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
Atenção Ocorreu um erro, por favor, tenta novamente mais tarde.