Patti Smith

Patti Smith é escritora, e artista musical e visual. Começou a ser reconhecida durante os anos 1970, pela fusão revolucionária de rock and roll e poesia do seu trabalho. O seu disco seminal, intitulado Horses – que mostra na capa a célebre...
Ler Biografia
Patti Smith
Patti Smith é escritora, e artista musical e visual. Começou a ser reconhecida durante os anos 1970, pela fusão revolucionária de rock and roll e poesia do seu trabalho. O seu disco seminal, intitulado Horses – que mostra na capa a célebre fotografia tirada por Robert Mapplethorpe –, foi aclamado como um dos cem melhores álbuns de sempre. Patti Smith gravou doze álbuns.
Os seus desenhos foram expostos no Gotham Book Mart em 1973, e pelo Andy Warhol Museum em 2002. Foram também alvo de uma mostra, juntamente com fotografias e instalações da sua autoria, na Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, na cidade de Paris, em 2008. Smith publicou vários livros – entre os quais Witt, Babel, Woolgathering, The Coral Sea e Auguries of Innocence –, recebeu, em 2005, a mais alta distinção da República Francesa no campo das artes – Commandeur des Arts et des Lettres – e, em 2007, passou a integrar o Rock and Roll Hall of Fame.
O seu livro Just Kids (Apenas Miúdos, publicado pela Quetzal) foi galardoado com o National Book Award.
Patti Smith casou-se com o já desaparecido Fred Sonic Smith, na cidade de Detroit, em 1980, com quem teve um filho, Jackson, e uma filha, Jesse, ambos músicos. Patti Smith vive em Nova Iorque.