Tecnologia / Gadgets

Power bank: o que devo ter em conta quando estou a escolher um?

BlogFNAC3
Por BlogFNAC3
Em 12/02/2020
27
Power bank: o que devo ter em conta quando estou a escolher um?

Todos nós já tivemos a infeliz experiência de ficar sem bateria na altura mais imprópria. Uma forma de evitar esses momentos na nossa vida é adquirindo um Power bank.

A oferta neste momento é grande no mercado e existem Power banks de todos os feitios com capacidades de armazenamento bastante distintas, logo os preços são variáveis o que pode confundir um bocado as pessoas no momento de escolher.

 

O que influência o preço de um Power bank

Existem alguns fatores que revelam a qualidade de um Power bank, como a sua capacidade de armazenamento, rapidez com que carrega dispositivos moveis e a rapidez de armazenamento de energia.

 

Capacidade de armazenamento de energia

Atualmente no mercado existem Power banks com capacidades de 2200mAh até 20000mAh, e este é um dos principais fatores para o preço de um Power bank aumentar/variar.

Estudos afirmam que a maior parte dos Power banks apenas têm 62.9% de capacidade real perante aquilo que apresentam aos consumidores. Estes valores estão relacionados com “perda de energia” durante o carregamento e outros fatores técnicos. Mas por este ponto já podemos começar a eliminar alguns Power banks de capacidades mais reduzidas. Se formos comprar um Power bank com uma capacidade reduzida, por exemplo de 2200mAh ou 5600mAh já sabemos à partida que só vamos conseguir realmente aproveitar à volta de 62 a 65% desse valor. O que pode não ser suficiente para a finalidade do que pretendes.

 

Outro fator que te pode levar a escolher um Power bank de maior capacidade é pelo simples fato de querer carregar também o teu Ipad/Tablet, e aqui mais uma vez os Power banks abaixo dos 5600mAh não são uma solução eficiente.

Se não queres estar preocupado se o teu Power bank tem capacidade para carregar os teus dispositivos moveis ou não, aconselhamos vivamente a escolher sempre um Power bank com uma capacidade entre os 10000 mAh e os 20000 mAh.

 

Rapidez de carregamento

A primeira questão que podemos colocar logo à partida é se um Power bank com mais capacidade se se vai carregar mais rapidamente e se vai carregar os meus dispositivos de forma mais rápida.

A resposta é…. depende, e depende simplesmente do tipo de portas que o Power bank tem e de uma tecnologia que veio revolucionar o mercado dos Power banks, mas já vamos falar dela.

Nos tempos que correm a maior parte dos Power banks tem um output de 2.4A, mas existem bastantes aparelhos de baixa qualidade onde o seu output é apenas de 1A. Para terem uma ideia, o mínimo aconselhável para carregar um dispositivo Android com um Power bank é de 1,5A de output. Por isso tem em atenção a capacidade de input (carregamento do power bank) e de output (carregamento de dispositivos moveis).

 

Se o teu dispositivo móvel (smartphone ou tablet) suportar “Qualcomm’s Quick Charge” este terá uma porta especifica para poderes usufruir desta tecnologia e aconselhamos vivamente a comprar uma Power bank com esta tecnologia pois irás reparar que os tempos de carregamento vão diminuir drasticamente tanto do telemóvel como do próprio Power bank.

 

Quais os Power banks com mais longevidade de vida?

Neste caso os Power banks com mais capacidade (10000 mAh e 20000 mAh) vão lhe durar durante mais tempo. Isto porque o ciclo de vida de um Power bank está relacionado com a quantidade de “ciclos” (quantidade de carregamentos) que conseguimos realizar.

Logicamente que esta afirmação está relacionada também com a qualidade da/s bateria/s que estão no Power bank, mas por norma irás conseguir carregar sem qualquer tipo de perda de performance o teu Power bank entre 300x a 1000x.

E é nesta altura que entra a lógica dos Power banks com mais capacidade durarem mais. Se pensarmos bem se o meu Power bank tem mais capacidade, eu por sua vez não vou necessitar de o carregar tantas vezes como um Power bank de fraca qualidade. Sendo assim estou a “poupar ciclos” de carregamento o que irá fazer com que o meu Power bank de maior capacidade dure muito mais.

 

 

Investimento Seguro

Se realmente queres um Power bank que não te falhe nas alturas importantes e que dure, mais vale investir um pouco mais, garantindo que não vais estar a gastar mais dinheiro nos próximos tempos.

 

 

Dicas importantes:

1. Tem em atenção o cabo que estás a usar nos carregamentos. Muitas vezes usamos cabos de fraca qualidade o que irá influenciar o tempo de carregamento dos teus dispositivos, mesmo quando tens um Power bank de alta qualidade.

2. Tenha em conta também o tipo de carregador que estás a usar no carregamento do teu Power bank, vê sempre se a voltagem está de acordo com o teu Power bank. Voltagens diferentes podem gerar problemas durante o carregamento, como o pode danificar permanentemente.

3. Carrega o teu smartphone ou tablet apenas até os 90%. Após chegar aos 90% a corrente de carregamento começa a diminuir e a maior parte da energia que é “injetada” no teu smartphone vai para consumos do ecrã, e aplicações que estão a correr em background.

 

Fonte: LMobile

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore