• Loja
  • Blog FNAC
Cinema / Séries

Quando o pior filme de sempre ganha um Globo de Ouro

ExpertFnac
Por ExpertFnac
Em 08/01/2018
370
Quando o pior filme de sempre ganha um Globo de Ouro

 

james franco

 


Se nunca ouviste falar de The Room, amplamente reconhecido como o pior filme de sempre, a tua internet está a falhar. Tommy Wiseau criou uma espécie de referência para aqueles filmes “tão maus que são bons”, e James Franco (quem mais?) achou que a origem dessa catástrofe cinematográfica, que é também uma obra-prima, tinha de ser contada. The Disaster Artist, onde James Franco encarna Wiseau, já estreou nas salas portuguesas e a Hollywood Foreign Press agradece a Franco galardoando-o com o Globo de Ouro de Melhor Ator.


The Room 

Serão os 99 minutos mais longos da tua vida. Se conheces o filme mas nunca tiveste a coragem de o ver, devias – tens aqui o trailer, caso precises de um incentivo (e também para que saibas com o que contar…). 

Um pequeno contexto: Johnny é verdadeiramente apaixonado por Lisa, que o trai com Mark, o melhor amigo de Johnny. Este é o plot… De resto, o filme vive de diálogos soltos tão bizarros como hilariantes, como por exemplo… 

“Oh hi Mark” 

“Oh hi doggy” 

“I difinately have breast cancer” 

“Anyway… How’s your sex life?” 

“You’re tearing me apart Lisa!” 

Este é um sólido top 5… Mas a verdade é que este filme tem de ser experienciado para ser percebido. Nada nos prepara para a aleatoriedade e estranheza com o qual somos bombardeados cena a cena. Há um vídeo simplesmente brilhante de um YouTuber chamado Chris Stuckmann – se gostas de pensar um bocado nos filmes depois de os veres, vais gostar deste canal, o Chris é um excelente crítico – que te permite ter uma ideia muito clara sobre este filme… É uma Hilariocity Review – uma rubrica dedicada a filmes que têm tanto de atrocidade como de hilariante. Vê aqui. 

 

Um último teaser: como se tudo o resto não fosse suficientemente mau, quando vires o filme perceberás que Tommy Wiseau, realizador, argumentista e ator principal, achou por bem dobrar TUDO por cima das imagens já gravadas. Ps: The Room custou 6 milhões de dólares.


The Disaster Artist 

Diz Adi Robertson, do The Verge, que mais do que “um raro exemplo de uma biopic genuinamente engraçada, The Disaster Artist é também um subtil meta-comentário ao estado dos filmes de culto.”

James Franco, realizador e protagonista, acreditou no potencial da história que deu origem à pior história de sempre e dá-nos um filme hilariante, mas que, e conseguimos perceber isto pelo trailer, aparenta ter uma consciência narrativa bastante apurada. 

Desfrutarás muito mais de The Disaster Artist se tiveres visto The Room – ou pelo menos se conheceres as principais referências –, mas, independentemente de tudo isso, o que interessa é que, de alguma forma, James Franco cumpriu a sua promessa a Tommy Wiseau, a de levar a história de The Room aos mais elevados prémios de Hollywood. Resta saber o que Academia pensa de Tommy Wiseau, mas arriscamo-nos a dizer que se o júri do mais prestigiado galardão do cinema tiver visto The Room, James Franco habilita-se a fazer história.

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
Atenção Ocorreu um erro, por favor, tenta novamente mais tarde.