• Loja
  • Blog FNAC
Destaques

Regresso às aulas: já pensaste em quem queres ser?

BlogFNAC3
Por BlogFNAC3
Em 19/08/2019
66
Regresso às aulas: já pensaste em quem queres ser?

Estás de volta à escola. Passaste umas boas semanas a relaxar, a curtir a companhia dos teus amigos, a perder-te no menu da TV e dos jogos de computador. E agora está na hora de dares mais um passo nessa aventura mais séria que é a escola. Mas não sabes bem se te apetece, por que caminho queres ir, se afinal isso da escola serve para alguma coisa...

 

catarinafurtado

 

Repara bem que não te perguntei o que queres ser. Essa é uma daquelas muitas perguntas “mal feitas” e chatinhas que nos vão acompanhando ao longo da vida. E é normal sentires o regresso às aulas como o fim de qualquer coisa tão, mas tão melhor, certo? O que importa, quanto a mim, é que aprendas a ver cada passo como um novo começo. Porque é, acredita. Não há metas absolutas, nem planos que nunca se redefinam.

Eu, por exemplo, estudei dança, convencida de que seria bailarina e, mais tarde, coreógrafa. Mas uma lesão rabiscou-me os planos completamente. Porque a vida é mesmo assim: um improviso, com etapas, desvios e atalhos. E se aquilo que escolheres não funcionar para ti, continua à procura. Eu fiz isso: troquei Lisboa por Londres para estudar teatro e cinema, pelo meio aventurei-me no jornalismo e fui descobrindo outros caminhos. Agora ando sempre cá e lá, por esse mundo fora, a aprender coisas novas todos os dias, sobretudo enquanto voluntária, documentarista, cidadã ativa com um compromisso muito sério que passa pela promoção dos Direitos Humanos. Faço muitas vezes o exercício de pensar “e se eu tivesse nascido num país extremamente pobre ou em situação de guerra, onde não me era permitido estudar??” No mundo, há 180 milhões de raparigas não frequentam a escola!!! E muitos rapazes também!

Por isso, goza bem esta fase da escola. Prolonga as tuas férias pelo ano todo – não cedendo à preguiça, nem pensar nisso!, mas dedicando a cada dia a intensidade de quem aprecia o sol quente numa bela esplanada.

Aproveita os teus colegas, a tua escola, os teus professores, os teus livros. Regista as tuas paixões, os teus planos A, B ou Z! nos teus cadernos novos. Experimenta novas atividades, vê documentários, explora os museus da tua cidade, “rouba” um livro da estante dos teus pais. Conhece a tua comunidade e vê onde podes ser útil e fazer a diferença. E pensa, vota, fala, grita! Participa!

Aprende a conhecer-te e ao teu mundo. Porque ele está mesmo aí, à tua volta. Abre os olhos e abraça-o. A tua grande aventura está apenas a começar.

Boa?

Um abraço apertadinho :)

Catarina Furtado


Adolescer é fácil, # só que não!” é o novo livro de Catarina Furtado dirigido aos jovens para os inspirar na fase mais transformadora da sua vida, abordando os temas mais pertinentes da adolescência.

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
1 relacionado
Adolescer é fácil, # só que não!

Adolescer é fácil, # só que não!

Catarina Furtado, FURTADO, CATARINA Edição | Porto Editora | maio de 2019 a partir de :12,96 €