Fotografia

Retrato: 7 tipos de planos fotográficos que deves conhecer!

BlogFNAC
Por BlogFNAC
Em 14/08/2018
5437
Retrato: 7 tipos de planos fotográficos que deves conhecer!

takingphoto

Já deves ter ouvido falar várias vezes no plano americano, plano médio, plano de detalhe, plano médio curto… Estas expressões estão ligadas a fotografia de retrato ou planos de cinema e são usados para definir os limites do enquadramento. Além disso, cada um deles tem conotações que nos ajudarão a atribuir um certo significado à nossa imagem.

 

 

1. PLANO GERAL

 

PlanoGeral

 

Em retrato, este é o plano em que o corpo aparece por inteiro, dos pés à cabeça. O protagonista da foto ocupa, portanto, todo o enquadramento da foto, sendo o ponto de interesse da captura. A fotografia pode mostrar a pessoa mais longe ou mais perto, mas sem cortar os pés ou a cabeça.

 

Neste tipo de captura, é essencial ter cuidado com a pose do modelo, de forma a que a foto fique mais apelativa. De todos os planos que vamos apresentar, este é o mais distante.

 

 

2. PLANO AMERICANO

 

PlanoAmericano

 

Diz-se que este plano, também conhecido como Três Quartos, surgiu dos retratos do velho oeste, onde era importante que as armas colocadas na cintura aparecessem no enquadramento.

 

Este tipo de plano de retrato corta o protagonista aproximadamente pela altura do joelho ou da coxa. Dependendo se o protagonista está sentado ou deitado, há uma tolerância, passando um pouco abaixo do joelho. Este é um ótimo enquadramento para mostrar pessoas a interagir.

 

 

3. PLANO MÉDIO

 

planomedio

 

À medida que nos aproximamos do modelo fotografado, vamos alcançando um maior nível de intimidade na fotografia. Este enquadramento é feito da cabeça até à cintura, no caso de o modelo estar sentado, pode descer até metade da coxa.

 

Este tipo de plano é geralmente usado para realçar a beleza do corpo humano e, por isso, é utilizado para fotografia de moda. É importante que antes de capturar a foto, olhes para a posição das mãos e dos braços, evitando cortá-los. No caso de ser mesmo necessário, tenta torná-lo natural e sem cortar as articulações.

 

 

4. PLANO MÉDIO CURTO

 

planomediocurto

 

Este plano é uma variante do anterior e é também conhecido como plano de busto ou superior. Este tipo de enquadramento apanha o corpo desde a cabeça até meio do peito. O plano aqui apresentado permite isolar na fotografia uma única figura, desfocando o fundo de forma a concentrar toda a atenção no elemento central da foto.

 

 

5. PRIMEIRO PLANO

 

primeiroplano

 

Este plano de retrato é também conhecido como close-up e apanha o rosto e os ombros do modelo. Este enquadramento serve para mostrar confiança e intimidade em relação à personagem. Neste caso, a pose do corpo não é importante, mas sim a expressão do rosto, que será a grande protagonista da imagem.

 

 

6. PRIMEIRÍSSIMO PLANO

 

primeirissimoplano

 

Este enquadramento aproxima-se um pouco mais do que o anterior, capturando o rosto desde a testa até por baixo do queixo. Com este tipo de plano de retrato vais conseguir dar mais significado à fotografia, mostrando intimidade e emoção.

 

 

7. PLANO DE DETALHE

 

PlanoDetalhe

 

Este é o plano mais aproximado de todos, que capta uma pequena parte do corpo, que não tem necessariamente de ser o rosto. Tem uma alta capacidade expressiva, realçando os detalhes.

 

 

Quando tiras uma foto é essencial analisares a cena e escolheres o que queres transmitir com ela, desta forma as tuas fotografias ficarão visualmente mais apelativas.

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore