• Store
Sugestões FNAC

Como fazer um bullet journal passo a passo

BlogFNAC3
Por BlogFNAC3
Em 24/06/2019
957
Como fazer um bullet journal passo a passo

Poupar tempo é o mote que nos faz querer ser organizados em tudo o que fazemos. A organização não é, contudo, um dado adquirido; é algo que deve ser trabalhado e acarinhado. O bullet journal não é apenas uma ferramenta que nos permite ser mais organizados, é um passaporte para a tranquilidade de ter tudo feito a tempo e horas. Deixamos-te aqui sugestões para fazer um bullet journal passo a passo. Bem-vindo ao fabuloso mundo da organização!

 

Comecemos pelo início: o que é um bullet journal?

 

 o que é

 

O bullet journal é um caderno destinado a anotações rápidas. O que o torna especial é o facto de a ele estar associado um sistema que te ajuda a manter as tuas tarefas em ordem.

O bullet journal funciona como planificador, diário, agenda... É, portanto, uma ferramenta de organização que tem como função reunir no mesmo lugar todos os aspetos do teu dia-a-dia: lembretes, planos, tarefas diárias, compromissos futuros etc. Além de ter múltiplas funções, o bullet journal pode ser construído de acordo com as necessidades de cada um: conter tópicos de assuntos que não podem ser descurados, rotinas, prazos a cumprir, projetos de trabalho... tudo.

 

Sugestões de como fazer um bullet journal passo a passo:

 

 Bullet Journal template

 

O primeira coisa a fazer é adquirir um caderno para o efeito. Os mais utilizados são os quadriculados ou pontilhados, mas não há um caderno perfeito para o teu bullet journal: só tem de ser o teu favorito.

A segunda coisa é construir um sistema de legendas ou símbolos, que facilita a divisão entre tarefas, compromissos e, até, grau de importância.

O sistema universal de símbolos do bullet journal é o seguinte: o círculo preenchido ou o quadrado marcam as tarefas a serem cumpridas; o X marca a tarefa concluída; o sinal de maior (>) indica que a tarefa foi reagendada; o sinal de menor (<) indica que a tarefa é antiga; os eventos são marcados por um círculo em branco; as coisas muito importante são marcadas com asterisco (*); se forem necessárias mais informações sobre o item, o ponto de exclamação (!) marca este efeito, entre outros. Mas cada um poderá adequar os símbolos de acordo com a própria criatividade: porque não utilizar autocolantes ou washi tapes para o efeito?

Bom, mas voltando a como fazer um bullet journal passo a passo, falemos dos três principais passos:

Primeiro passo: fazer um índice

 

índice

 

O índice poderá ser a primeira folha do caderno e terá a divisão do teu bullet journal e páginas correspondentes. Idealmente, o índice será preenchido depois de teres as restantes páginas configuradas.

 

Segundo passo: fazer um calendário mensal

 

Mês

 

Na primeira página (à esquerda), por exemplo, podes colocar o nome do mês e os dias em formato de lista. Marca, por exemplo, os compromissos ou as datas comemorativas. Na segunda página, poderás anotar as tarefas a serem concluídas naquele mês utilizando o sistema de legenda já descrito.

 

Terceiro passo: fazer um calendário diário

 

dia

 

Estas páginas ajudar-te-ão a listar o que precisa ser realizado naquele dia específico.

Esta é uma configuração exemplificativa, já que a regra no bullet journal é: adequá-lo à tua personalidade. São estas as principais ideias a reter de como fazer um bullet journal passo a passo. Ao longo do tempo, vais perceber que algumas tarefas se repetem, e no bullet journal terás liberdade para criar secções dedicadas a tópicos específicos. 

Prepara-te para uma experiência incrível e dá as boas-vindas à organização!

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore