• Store
Fotografia

Como fotografar o maior eclipse lunar do século?

BlogFNAC
Por BlogFNAC
Em 25/07/2018
813
Como fotografar o maior eclipse lunar do século?

bloodmoon


Hoje, 27 de julho, vamos ter o privilégio de assistir a um evento único, o maior eclipse lunar do século. Este vai ser visível em vários pontos do mundo e a Europa terá uma boa visibilidade deste fenómeno. A Lua Vermelha (ou sangrenta) vai durar cerca de 1 hora e 42 minutos, sendo assim a mais longa dos últimos anos. Em Portugal durará apenas 50 minutos, tendo o seu início por volta das 21h20. Por isso, agarra no carro, na máquina e no tripé e dirige-te até um sítio com luz mais reduzida, para teres o menor ruído possível.

 

 

O eclipse mais longo do século

 

Fotografar a Lua pode ser uma enorme complicação, mesmo que o céu esteja limpo. Com a quantidade de luz que a Lua emana torna-se difícil captá-la em todo o seu esplendor, sendo o resultado mais provável uma mancha branca.

 moon_expectationreality

 

Para este tipo de fotos precisas de dar atenção a vários fatores: foco, abertura, tempo de exposição, ISO, enquadramento perfeito e material a utilizar. Mas não te preocupes se não sabes como tirar uma boa foto à Lua esta noite, nós vamos dar-te algumas dicas que vão facilitar o processo.

 

 

Qual o equipamento ideal?

 

Para conseguires captar o momento de hoje, numa foto que lhe faça justiça, precisas de três coisas essenciais:

* Uma máquina fotográfica Reflex ou CSC (Câmara de Sistema Compacto)
* Uma lente de longo alcance ou teleobjetiva
* Um tripé

 

moon-mmsizes

 

Se o teu objetivo for ficar “bastante perto” da Lua, aconselhamos-te a comprar uma lente que alcance pelo menos os 200mm, lentes como a Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM ou a Nikon AF-S DX Nikkor 18-200mm f/3.5-5.6 G ED VR II são ideais para o efeito. É também importante lentes com estabilizador, pois vão determinar a definição da captura do momento, isto porque ao usares uma lente com zoom, o mínimo movimento pode destruir o teu click perfeito. O ideal será colocares a máquina no tripé e utilizares um comando ou disparador para tirar a foto perfeita (podes também colocar o temporizador em 10 segundos, caso não queiras investir num comando).

 

 

Como escolher o local?

 

Tudo depende do tipo de fotografia que queres tirar, é nisso que tens de pensar quando estiveres a decidir o local, se queres enquadrar a Lua com outros elementos ou apenas uma imagem dela em grande plano. No fundo, o essencial é que te afastes um pouco das grandes cidades, para que a quantidade de luz (ruído) seja menor e consigas trabalhar apenas com a luminosidade da Lua. Além disso, é importante estares num local com alguma altitude, pois quanto menor for a distância entre ti e a Lua, melhor a fotografia.

 

moon

 

 

Quais as melhores definições para a máquina?

Muito se discute sobre este tema, mas, no fundo, não existe uma predefinição específica para usares na tua máquina. São muitos os fatores que vão influenciar a tua fotografia: distância a que te encontras do que queres fotografar, quantidade de luz no ambiente, qual é a tua máquina, qual é a objetiva que estás a usar, etc.

 

moon_photo

 

Começando pelo ISO, é importante que não o tenhas no automático e o mantenhas sempre o mais baixo possível, de forma a conseguires reduzir a quantidade de grão na tua foto. O ideal para máquinas Canon será ISO 100 e ISO 200 para Nikon. No que toca à abertura, para começares a fazer alguns testes começa entre f/11 e f/16, de forma a manteres as tuas fotos nítidas e limpas, no entanto, esta definição vai também depender do que queres para a tua foto - maior ou menor profundidade de campo.

 

No que diz respeito à velocidade do obturador, começa por testar com 1/100 e vai alterando consoante a tua foto estiver subexposta ou superexposta. Por último, e não menos importante, o foco é fundamental - no caso de usares o automático, certifica-te que os pontos de foco estão no que queres ter focado. Em resumo, tudo vai variar em função da máquina que tenhas e da fotografia que queres tirar, por isso, é essencial que faças algumas ‘fotos-teste’ antes de chegar o grande momento.

 

 

Aproveita a noite e boa sorte com as tuas fotos! Ficamos à espera que nos envies o resultado ;)

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
2 relacionados
Nikon Objetiva AF-S DX Nikkor 18-200mm f/3.5-5.6 G ED VR II

Nikon Objetiva AF-S DX Nikkor 18-200mm f/3.5-5.6 G ED VR II

Objetiva para Nikon a partir de :373,99 €
Canon Objetiva EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM

Canon Objetiva EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM

Objetiva para Canon a partir de :182,99 €