• Store
Sugestões FNAC

Regresso às aulas: 7 dicas para melhorares o teu método de estudo

BlogFNAC3
Por BlogFNAC3
Em 16/08/2018
2691
Regresso às aulas: 7 dicas para melhorares o teu método de estudo

capa escola

 

Estejas na faculdade ou na escola, a hora de estudar é sempre um bicho-de-sete cabeças. Todos os anos dizes sempre o mesmo: “É este ano que vou estudar todos os dias”.
E como este ano não queremos que falhes com as tuas promessas, reunimos algumas dicas que te vão ajudar a perceber como estudar melhor, ou pelo menos, como conseguires rentabilizar melhor as tuas sessões de estudo.

 

 

Estabelecer objetivos

 

objetivo

 


Conseguir estar concentrado muitas horas seguidas é o calcanhar de Aquiles de qualquer estudante. Deste modo, o melhor mesmo é definir horários para cada parte da matéria. Divide em blocos de 40 minutos. Estuda, faz exercícios e revê a matéria. É essencial cumprires todo o processo - vais conseguir assimilar melhor os conteúdos e tens menos probabilidades de te esqueceres do que estudaste. O mais importante é delinear e cumprir, não vale a pena obrigares-te a estudar durante horas, se não conseguires manter a concentração.

 


Hora da pausa

 

pausa

 


Como estudar não é tudo, é importante realizares outras atividades pelo meio. Fazer pausas é tão importante quanto estabelecer objetivos. Além de melhorar a produtividade, ajuda na concentração. Apesar de ser importante, evita utilizar o telemóvel ou outro tipo de aparelho durante a pausa, tenta o repouso absoluto, e claro, não estiques demasiado o teu intervalo. Podes também “recompensar-te”, por cada objetivo cumprido, é sempre mais um motivo para estudares.

 


Escrever é meio caminho andado para compreender 

 

esreva

 


Tudo depende de ti e do teu método de estudo, mas se a maneira como estudas não está a resultar, é melhor testares outras alternativas. Se tens demasiada matéria para pôr em dia, não desesperes, faz um resumo - se possível escrito, permite-te um melhor processamento da informação. Esta fórmula vai-te ajudar, porque além de assimiliares muito e melhor enquanto escreves, vais simplificar o teu estudo.

 


Estimula a tua memória fotográfica

 

mapas mentais

 


Utiliza marcadores e notas adesivas. Se sublinhares o conteúdo mais importante e o colocares em notas, vais ter uma maior probabilidade de te lembrares onde cada matéria está. Mas cuidado, é o mais importante, não é o texto todo...

 


Define o local ideal

 

estudar em qualquer lugar

 


O local onde estudas define bastante a tua produtividade. Seja no carro, na biblioteca ou até mesmo na praia o importante é perceberes onde consegues rentabilizar melhor a tua atenção. Apesar de ser algo que muda de pessoa para pessoa, é sempre melhor evitar locais que te influenciam na procrastinação e que sejam de grande ruído.

 


Comer e dormir? Sim, também é importante.

 

comer

 


Já ouviste a expressão "mente sã em corpo são"? A alimentação e uma boa noite de sono influenciam diretamente a tua atenção e a tua capacidade de memorização. Para garantires que estás no auge da tua saúde mental come fruta, verdura e proteína e não dispenses as sagradas 8h de sono. Esquece lá as noites sem dormir.

 


Estuda sozinho, mas se possível, troca informações.

 

study group

 


Se és daquelas pessoas que não se consegue concentrar com pessoas ao lado, talvez ainda não tenhas encontrado o grupo de estudo ideal. Nem sempre é possível estudar com colegas, mas sempre que conseguires aproveita para trocares informações e esclarecer dúvidas que tenhas. Além de ser importante para esclareces questões que tenhas podes sempre descobrir que não sabias tão bem aquela matéria como pensavas...

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore