• Loja
  • Blog FNAC
Tecnologia

Tudo o que precisas de saber sobre o 5G

BlogFNAC3
Por BlogFNAC3
Em 16/08/2019
331
Tudo o que precisas de saber sobre o 5G

A rede 5G tem dado muito que falar, mas talvez as suas vantagens não sejam absolutamente claras para todos. Descobre aqui tudo o que precisas de saber sobre a rede 5G!

 

O que é o 5G?

 

Basicamente, o 5G trata-se de uma evolução da rede móvel 4G – é a quinta geração de redes de comunicações móveis, nomeadamente televisão, telemóvel, internet e rede móvel. É construído com base no 4G LTE com uma velocidade significativamente maior e com a capacidade de suportar o aumento crescente do número de dispositivos que requerem acesso à internet atualmente.

 

 Internet of Things

 

Deste modo, o 5G é o principal recurso que permite a implementação e o desenvolvimento da Internet das Coisas ou “Internet of Things”, tornando possível conectar praticamente qualquer dispositivo que usamos no dia-a-dia, como smartphones, smart TVs, automóveis, electrodomésticos, serviços de segurança, sensores de movimento, entre outros. Assim, haverá inúmeras possibilidades, cada vez mais inteligentes e conectadas, para residências, ruas, hospitais, comércios e indústrias.

Atualmente existem quase 9 biliões de “coisas” conectadas, havendo previsões que apontam para os 20 biliões de objetos conectados, já em 2020.

 

Vantagens do 5G

 

 Vantagens do 5G


Quanto às vantagens e benefícios da rede 5G, é de destacar a diminuição drástica da latência, o que significa que o 5G torna possível que as ordens em qualquer dispositivo sejam imediatas e as ações sejam instantâneas – o tempo de conexão entre dispositivos móveis é inferior a 5ms, face à latência de 30ms das redes 4G – e as pessoas podem, assim, ter uma experiência em tempo real sem desvios nem atrasos.

Espera-se que o número de dispositivos conectados por área, com a rede 5G, seja 50 a 100 vezes maior e que devem consumir até 90% menos energia que as redes 4G.

O 5G vai, assim, aumentar a eficiência nas empresas, bem como permitir que as aplicações existentes sejam desenvolvidas, que as novas aplicações transformem processos e serviços e que seja ainda mais fácil trabalhar online!

 

Diferenças entre 5G e 4G

 

 Diferenças entre 4G e 5G


O 5G torna possível que tenhamos acesso a uma rede muito mais rápida, com maior capacidade de transmissão de dados e um consumo de energia muito inferior do que com a rede 4G.

A grande diferença entre as redes 4G e 5G é a velocidade: enquanto a velocidade de transferência do 4G LTE pode alcançar 1G/s, o 5G aumentará a velocidade de download para até 10 GB/s - o que significa que, por exemplo, passamos de demorar aproximadamente uma hora para fazer o download de um vídeo curto em HD com 4G, para fazer o download de um filme completo em HD em questão de segundos com o 5G.

 

Smartphone Huawei Mate 20X

 

 Mate 20X_5G_Green_Back_Front_RGB (1)

 

O Huawei Mate 20X é o primeiro telemóvel com 5G a chegar a Portugal e tem dual SIM para redes, garantindo, assim, o uso de 4G também.

Tal como o Huawei Mate 20X 4G, o Mate 20X 5G tem um ecrã de 7,2’’ OLED com resolução de 1080x2244 pixéis. Também relativamente às câmaras, não existem diferenças: Leica Câmara Tripla - uma de 40MP, outra de 20MP e, por fim, uma de 8MP – e a câmara frontal é de 24MP.

O Mate 20x com 5G conta com o processador Kirin 980 + Balong 5000, 8GB de RAM e 256GB de armazenamento. Enquanto a versão 4G tem uma bateria de 5000mAh, o Mate 20 X 5G tem uma menor de 4200mAh. Contudo, a vantagem do Mate 20 X 5G é a velocidade de recarga, que salta de 22,5 W para 40W.

A principal vantagem é a velocidade – o Mate 20X 5G é 8 vezes mais rápido do que o 4G e estará disponível em breve na FNAC! ;)


A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore