Review / Fotografia

Um fim de semana de chuva com a Canon EOS M50

BlogFNAC
Por BlogFNAC
Em 08/03/2018
1951
Um fim de semana de chuva com a Canon EOS M50

Canon_capa

Enquanto a chuva me puxava para o sofá, a curiosidade de experimentar a nova híbrida da Canon empurrava-me para a rua. Então lá fui eu, guarda-chuva numa mão e Canon EOS M50 na outra, rumo ao temporal. Muitas fotos, vídeos 4K e slow motions depois, trago-vos as primeiras impressões desta câmara.

 

Uma câmara que se adapta a ti

Canon_menu

A EOS M50 apresenta-se como pioneira nas câmaras do segmento M da Canon, com a introdução da captação de vídeo em 4K, o processador de imagem DIGIC 8, que permite uma boa qualidade de imagem, mesmo com pouca luminosidade. Além disso, traz um equilíbrio entre uma DSLR e uma máquina compacta, boa qualidade de imagem, numa forma ergonómica e fácil de transportar para qualquer lugar. Se és um aprendiz de fotografia não te assustes, pois esta é uma máquina fácil de usar, o design intuitivo e o ecrã touch facilitam a sua utilização, cada modo de fotografia/vídeo tem descrições que te vão explicar o que fazem e como, além disso, o viewfinder, por ser digital, vai mostrar-te de forma muito fiel como a foto ficará depois de a capturares. Se já estás bastante familiarizado com o mundo da fotografia e do vídeo, esta câmara também se adapta às tuas necessidades, com uma lata capacidade de personalização, vais poder encontrar tudo o que uma DSLR te oferece neste pequeno grande produto.

 

4K: Dentro de uma pequena máquina, uma qualidade gigante

Além da qualidade de vídeo FullHD a que a Canon nos tem habituado, a EOS M50 apresenta uma funcionalidade única nas máquinas entry-level, o 4K. A câmara tem capacidade de gravar durante 29 minutos e 59 segundos seguidos nessa qualidade, o que é impressionante para uma máquina desta categoria. O dia estava pintado de cinzento e a luz, mesmo exterior, nunca era muita, mas o comportamento do sensor esteve à altura de uma grande híbrida e foi também possível jogar com o ISO que pode ir até 6400, no caso deste modo de vídeo. Podes ver, aqui em baixo, o comportamento da qualidade 4K em diferentes situações, com diferentes intensidades de luz, no exterior e também à noite. A máquina permite ainda que retires frames dos vídeos 4K, com uma resolução muito boa, desta forma não precisas de parar o vídeo se quiseres uma foto do local que já estás a filmar. 

 

Fotografias de qualquer ângulo sempre em alta definição

Canon_objetiva

De referir que a objetiva utilizada foi a EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM, lente que podes encontrar no kit em pré-venda. A câmara comporta-se de forma excecional, tanto em ambientes com uma boa luz como em locais com menor luminosidade, graças ao processador DIGIC 8 - não te esqueças que podes regular a sensibilidade do sensor à luz (ISO) entre 100 e 25600. O foco pode ser feito de várias maneiras: manual, através do click no botão do obturador ou também com um simples toque no ecrã. A focagem através do toque no ecrã permite-te também selecionar um objeto que será sempre o centro do foco, mesmo quando está em movimento, isto graças à tecnologia Dual Pixel CMOS AF. O ecrã rotativo torna-a também numa máquina ideal para selfies, tirar fotos de ângulos mais difíceis de alcançar, sem teres de te deitar no chão, ou fazer vlogs, no caso do vídeo. Aqui em baixo podes ver as fotografias tiradas com esta máquina, sem qualquer tipo de edição. Sim, são fotos num vídeo, porque o nosso backoffice comprime as imagens, comprometendo a qualidade.

 

Experiências engraçadas em baixa velocidade

Vais conseguir fazer umas brincadeiras muito engraçadas em slow motion desta máquina e com uma boa qualidade, com a definição HD 720p em 120fps. Como vais ver no vídeo, aproveitei o dia chuvoso e o mar revolto para fazer filmagens que envolvessem água, sempre algo interessante para mostrar em slow motion. Mas não quis ficar por aí e, de regresso a casa, decidi fazer algumas experiências com menos luz. No exterior a qualidade de imagem é excelente, bem como no interior com uma quantidade de luz razoável, em zonas com menor iluminação a qualidade perde-se um pouco, como é de esperar, mas vais sempre conseguir manter uma boa definição de imagem.

 

Nunca foi tão simples partilhares as tuas fotos

Depois de um fim de semana de experiências, foi altura de exportar as fotografias, e, nesta máquina, é tudo muito simples. Basta ligares o Wi-Fi da Canon EOS M50, conectares o teu smartphone (através da aplicação Canon Camera Connect) ou computador (com o software Image Transfer Utility 2 da Canon). Depois disso é só fazeres a sincronização das fotos e esperares um pouco, tudo isto sem precisares de utilizar cabos. É ainda possível ativar a sincronização automática, que vai enviar as fotografias para o teu telemóvel logo a seguir à captura, para conseguires publicar instantaneamente as tuas fotos nas redes sociais. Através do bluetooth e da aplicação que já te falei acima vais conseguir controlar a câmara remotamente.

Canon_final

A tua nota : Je détesteJe n'aime pasCa vaJ'aimeJ'adore
2 relacionados
Canon EOS M50 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM - Preto

Canon EOS M50 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM - Preto

Câmara CSC - Mirrorless a partir de :515,99 €
Canon EOS M50 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM - Branco

Canon EOS M50 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM - Branco

Câmara CSC - Mirrorless a partir de :579,99 €