Vin Diesel

Mark Sinclair Vincent nasceu a 18 de julho de 1967, em Nova Iorque, e foi criado pela mãe, uma psicológa, e pelo pai adotivo, um arquiteto. Aos 7 anos de idade, Vin e uns amigos invadiram um teatro, a fim de o vandalizar, mas foram apanhados. Mas em...
Ler Biografia
Vin Diesel

Mark Sinclair Vincent nasceu a 18 de julho de 1967, em Nova Iorque, e foi criado pela mãe, uma psicológa, e pelo pai adotivo, um arquiteto. Aos 7 anos de idade, Vin e uns amigos invadiram um teatro, a fim de o vandalizar, mas foram apanhados. Mas em vez de um castigo, foi dado a cada um guião e a condição de participarem numa peça de teatro.

Aos 17 anos, para ganhar algum dinheiro extra, torna-se segurança, trabalhando em alguns clubes noturnos de Nova Iorque. Foi nesta altura que ele decidiu mudar o seu nome para Vin Diesel. No ano seguinte matriculou-se em Inglês, no Hunter College, mas desistiu três anos depois, para ir para Hollywood, e decidiu continuar a carreira de ator. A experiência em Hollywood não correu como esperava, e decide regressas a Nova Iorque.

Em 1995, Vin escreveu uma curta metragem baseada nas suas experiências, Multi-Facial, e que foi filmada em menos de três dias e com um valor 3 mil dólares. Esta curta-metragem acabou por ser aceite no Festival de Cannes desse mesmo ano, mas não teve uma receção unânime.

Dois anos depois, Vin volta para Los Angeles e consegue arrecadar quase 50 mil dólares através de telemarketing para financiar a produção da sua primeira longa-metragem, Strays (1997). Seis meses depois esta longa é aceite no Festival de Sundance de 1997, mas embora tenha tido uma boa crítica, não vendeu tão bem quanto o esperado.

Após mais um falhanço, regressa a Nova Iorque. Mas a sua vida muda ao receber um telefonema de Steven Spielberg, que ficou impressionado com a sua curta-metragem Multi-Facial (1995). A partir deste momento a carreira de Vin Diesel começou a crescer. Foi lançado por Spielberg em O Resgate do Soldado Ryan (1998), e de seguida teve uma participação em O Gigante de Ferro (1999).

Vin Diesel protagonizou a saga Riddick – Eclipse Mortal (2000) e As Crónicas de Riddick (2004). Em 2013, Diesel regressa neste papel em Riddick – A Ascenção.

Para além de Riddick, também ficou célebre como a personagem de Dominic Toretto, na saga Velocidade Furiosa, onde contracenou com o falecido ator Paul Walker.