1. Como encomendar livros escolares na Fnac.pt?

  1. Aceder a www.fnac.pt/livroescolar.
  2. Selecionar o Ano Escolar.
  3. Escolher distrito e concelho.
  4. Escolher estabelecimento de ensino.
  5. Escolher as disciplinas e respectivos manuais.
  6. Validar encomenda.

Selecionar a morada de entrega e o meio de pagamento.

A morada de faturação e respetivo NIF podem ser alterados. É importante confirmar se o NIF introduzido corresponde ao nome que consta na fatura.

O prazo de entrega médio estimado é de 2 a 4 semanas, mediante disponibilidade e entrega do produto pelos respectivos editores. Não nos é possível comprometer com um prazo de entrega de todos os livros de uma encomenda, pois estamos totalmente dependentes do cumprimento dos prazos de entrega por parte dos editores.

Regularmente serão enviados emails com informações sobre a encomenda efetuada. O progresso da encomenda pode ser acompanhado online.

2. Posso comprar livros escolares no site mobile?

Sim, os Livros Escolares podem ser comprados em mobile.

3. Como posso utilizar Vouchers MEGA na aquisição de manuais escolares?

A FNAC é uma livraria aderente para rebate dos Vouchers MEGA. Estes podem ser utilizados em qualquer loja FNAC, bastando para tal dirigir-se a um colaborador da área de Livros. É necessária a apresentação dos Vouchers Mega impressos ou em formato eletrónico.

A apresentação posterior dos Vouchers implica o cancelamento da encomenda anteriormente efetuada sem Vouchers e a realização de uma nova encomenda. Esta nova encomenda ficará sujeita aos prazos de entrega por parte dos editores dos livros, mencionados no site.

4. Que livros escolares posso encomendar na Fnac ?

Na Fnac há 6 formatos de livros:

Livro de texto/Manual: é o livro obrigatório para cada uma das disciplinas. Habitualmente é este que consta nas listas das escolas.

Livro de atividades/fichas/exercícios/Caderno: é o livro complementar do livro de texto/Manual. No site encontra-se designado como “Caderno”. Sugerimos que seja confirmada a sua obrigatoriedade junto da escola.

CD: é um complemento ao livro de texto/Manual e ao livro de atividades/fichas/exercícios/cadernos. Este suporte dá interatividade e dinâmica à aprendizagem. Sugerimos que seja confirmada a sua obrigatoriedade junto da escola.

LIVROMÉDIA: é uma ferramenta complementar de aprendizagem digital, com recursos interativos, como atividades, vídeos e apresentações e documentos com som. É específico da editora Santillana.

Bloco Pedagógico ou Pack: é constituído por 2 livros - o Manual e o Livro de Atividades. No site é designado por “BP” ou por “Pack”. Este formato está disponível apenas nas editoras distribuídas pela Porto Editora: Areal Editores, Raíz Editora/Lisboa Editora e Porto Editora.

A compra em “BP” ou em Pack é recomendada pelo editor por os manuais auxiliares serem um complemento do manual do aluno e potenciarem uma melhor compreensão da matéria. O Preço de Venda ao Público (PVP) do Bloco Pedagógico é igual ao somatório dos preços individuais dos seus componentes (Manual + Atividades). É possível encomendar estes livros em separado.

5. Como posso ter a certeza de que estou a comprar os livros certos?

A melhor forma de verificar se os manuais a adquirir são os certos é confirmar o ISBN disponibilizado na lista da escola e compará-lo com o artigo selecionado no site.

6. O que é um Bloco Pedagógico?

Bloco Pedagógico ou Pack: é constituído por 2 livros - o Manual e o Livro de Atividades. No site é designado por “BP” ou por “Pack”. Não é obrigatória a compra deste formato. Os manuais e livros de actividades podem ser comprados em separado (cds apenas podem ser comprados juntamente com um livro). A compra em “BP” ou “Pack” é recomendada pelo editor por os livros de atividades serem um complemento do manual do aluno e potenciarem uma melhor compreensão da matéria. O Preço de Venda ao Público (PVP) do Bloco Pedagógico é igual ao somatório dos preços individuais dos seus componentes.

7. Posso comprar só os formatos complementares: Cadernos, Fichas de Exercícios?

Sim, na Fnac todos os formatos estão à venda em separado. Os formatos de apoio à aprendizagem podem ser adicionados em separado à encomenda, com exceção dos livromédia e CDs.

8. Os livros de atividades estão incluídos nos manuais?

Quando os livros de atividades e/ou cds e acessos digitais são agrupados aos manuais, estes têm a nomenclatura de Bloco Pedagógico, “Bp” ou “Pack”. Na Fnac existem três hipóteses de compra:

  • Manual;
  • Caderno de Atividades
  • Bloco Pedagógico

O preço de venda ao público dos elementos em separado será igual ao do bloco pedagógico.

9. Qual o prazo de entrega?

O prazo de entrega estimado é de 2 a 4 semanas, mediante disponibilidade e entrega do produto pelos respetivos editores. Quando todos os livros estiverem disponíveis para entrega será enviado um email e SMS. Não nos é possível comprometer com um prazo de entrega de todos os livros de uma encomenda, pois estamos totalmente dependentes do cumprimento dos prazos de entrega por parte dos editores.

10. Após levantamento da encomenda, posso devolver os livros?

Aquando do levantamento dos artigos, é necessário verificar se os livros recebidos correspondem aos encomendados.

A encomenda e aquisição dos produtos referentes a Livro Escolar são equiparadas à encomenda e venda de produtos por catálogo, isto é, não serão aceites devoluções após o prazo de 14 dias a contar da data de fatura, salvo defeito de edição e mediante apresentação da Fatura de Compra.

Não serão aceites livros que não se encontrem nas suas condições originais (rasurados, escritos, encapados, etc.,).

Não são aceites devoluções de Manuais Escolares adquiridos com Vouchers Mega, salvo defeito de edição (via troca de livro). A troca de um livro com defeito de edição adquirido com Voucher Mega só é possível em loja.

11. Posso alterar ou cancelar a minha encomenda?

No site é possível alterar a morada de expedição e faturação ou cancelar uma encomenda, caso esta ainda não se encontre no estado "Em preparação".

As encomendas feitas com Vouchers Mega só podem ser canceladas antes de se encontrarem no estado “Em Preparação”. No caso de já terem sido enviadas (mesmo que ainda não tenham sido levantadas) ou recebidas, não são passíveis de cancelamento, não havendo lugar à restituição dos Vouchers Mega utilizados.

Para restituição dos Vouchers Mega, o cancelamento (antes do estado “em preparação”) só pode ser feito em loja.

12. Deduções em IRS

Para usufruir do benefício de despesas com educação no IRS:

  • Verificar que o NIF introduzido na morada de faturação está correto, tal como indicado pela Autoridade Tributária: “Nas faturas podem constar quer o NIF do sujeito passivo (pai ou mãe), quer o NIF do membro do agregado familiar a quem as despesas dizem respeito. Na situação de divórcio com guarda conjunta dos filhos, as faturas que sejam emitidas com o NIF dos filhos serão repartidas igualmente entre ambos os progenitores”;
  • Validar a fatura dos livros escolares no portal e-fatura como “despesa de educação”.

13. As faturas da FNAC ficam logo classificadas como Despesas de Educação e Formação?

Como a FNAC tem várias atividades, as faturas ficam pendentes de classificação por parte do cliente.

Para beneficiar da dedução em IRS relativa a Despesas de Formação e Educação, as faturas dos livros escolares comprados na Fnac devem ser classificadas com a atividade Educação no site e-Fatura.

14. Posso juntar os artigos relativos a Despesas de Formação e Educação com as restantes compras?

Não. As compras relativas a Despesas de Formação e Educação têm sempre de ser objeto de uma fatura separada, já que a classificação a fazer no Site e-Fatura não permite selecionar artigos, mas só a totalidade da fatura.