PS5

No final de 2020, chega ao mercado a tão esperada próxima geração da PlayStation: a PlayStation 5: PS5. Nós, na FNAC, queremos partilhar contigo tudo o que já sabemos sobre esta consola de nova geração e as suas incríveis funcionalidades.

PS5: highlights

  • Data de lançamento: final de 2020 (não confirmado)
  • Preço: por volta de 399€ (não confirmado)
  • Retrocompatibilidade: Sim! (confirmado)
  • Jogos exclusivos para a PS5: Godfall (confirmado)
  • Comandos: feedback háptico e alteração de sensibilidade dos gatilhos dos novos comandos – Dualshock 5.
  • Sistema de áudio
  • Óculos VR da Playstation serão compatíveis.
  • Terceira geração de processadores AMD’s Ryzen de oito núcleos.
  • Possibilidade de suportar gráficos até 8K graças ao novo SSD.
  • A GPU será uma variação personalizada da gama Nvi da Radeon e suportará ray tracing.
PS5 trailer reveal

Quando sai a PS5 em Portugal?

Ainda que não haja um dia específico para o tão esperado lançamento da PS5, os rumores sobre uma nova consola surgem desde que o arquiteto de sistemas chefe da Sony, Mark Cerny, revelou que a empresa estaria a trabalhar num sucessor da PS4 Slim e PS4 Pro.

Contudo, no dia 8 de outubro, a Sony confirmou o lançamento da PlayStation 5 - sim, é esse o nome -, que deverá acontecer no final de 2020, entre novembro e dezembro - para o Natal de 2020 (mas ainda não sabemos se estará no mercado a tempo da Black Friday).

Quanto vai custar a PS5?

O que não sabemos é exatamente o preço da PS5, já que não existe ainda nenhum anúncio oficial da Sony quanto ao mesmo. Segundo o diretor financeiro da Sony, Hiroki Totoki, a Sony está “a analisar o custo, o preço aceitável no mercado, e penetração da plataforma”, o que poderá indicar que se pretende desenvolver uma consola que seja acessível e que não deixe os gamers hesitantes em fazer o upgrade.

Tudo indica que o preço da PS5 seja equivalente ou superior ao da PlayStation 4 Pro, que foi lançada a 399€.

Como será o design da PS5?

Outra incerteza é o design da PS5: são várias as imagens que têm surgido, muitas delas denunciam um design da PS5 revolucionário, disruptivo, futurista; já outras mostram um design bem mais próximo daquilo a que a Sony nos tem habituado.

Este é um aspeto que terá tendência a mudar bastante até ao lançamento, mas já existem algumas imagens que prevêem o resultado final como podes ver na imagem abaixo desenvolvida pela LetsGoDigital.

Design da PS5 - modelos futurista Mockup da PS5 - modelos futurista

Retrocompatibilidade e jogos para a PS5

Segundo uma patente emitida pela Sony, existe previsão para que os discos e jogos da PS4 sejam compatíveis com a PS5. Ainda que isto esteja longe de ser oficialmente confirmado, existem também rumores de que poderás jogar qualquer jogo de qualquer consola PlayStation na PS5, o que te daria um catálogo enorme de jogos para jogar.

Esta foi uma funcionalidade muito requisitada, e a Sony atendeu a este pedido. Para chegar a este feito, a GPU da PS5 terá que suportar três modos:

  1. um modo de nova geração
  2. um modo em que simulará a PS4 Pro
  3. um modo mais fraco para suportar os jogos da PS4

Alguns títulos mais antecipados para esta próxima geração de consolas (e, quem sabe, talvez um destes seja até lançado com a própria PlayStation 5) são o Call of Duty, o GTA e o The Elder Scrolls VI. A Sony está a trabalhar também para ter alguns exclusivos que poderão ser lançados durante o primeiro ano da PS5, como Ghost of Tsushima, Horizon Zero Dawn 2 e God of War 2.

Nomeadamente, já sabemos que o jogo Godfall (desenvolvido pela Counterplay Games e publicado pela Gearbox Publishing) será lançado exclusivamente para PlayStation 5 e Microsoft Windows no final de 2020. O jogo - que será de ARPG ou ação na terceira pessoa - acontece num cenário de fantasia em reinos de Terra, Água, Fogo, Ar e Espiritual.

Como vão ser os comandos da PS5?

A nova PlayStation promete outras inovações que tornarão a tua experiência de jogo ainda mais sensorial e realista, proporcionando-te uma imersão de outro nível no jogo.

  • A Sony avança, por exemplo, a informação de inovações como o feedback háptico, em substituição da tecnologia “rumble” (que fazia os comandos vibrarem). Esta inovação oferecer-te-á uma maior variedade de sensações, de acordo com o que vai acontecendo no jogo: colidir com uma parede é diferente de pontapear uma bola, e, portanto, o que sentirás nas mãos será também diferente. Dar-te-á igualmente a perfeita noção da diferença entre texturas nos diferentes jogos: sentirás a diferença entre correr na relva e andar na lama.
  • Outra inovação anunciada pela Sony é a alteração de sensibilidade dos gatilhos dos novos comandos da PS5 – Dualshock 5 –, cujos botões L2 e R2 serão configurados para se adaptarem ao tema do jogo, com diferentes graus de resistência, o que dará, sobretudo, diferenças sensoriais táteis de acordo com os diferentes jogos.
  • Existe a possibilidade de os comandos terem um pequeno ecrã tátil, como podes ver nesta imagem que tem circulado na internet, apesar de não haver confirmação de esta ser proveniente da Sony, mas dá uma ideia de como seria um comando com esta inovação.
    PS5Controller Mockup
  • Podes também encontrar nestes comandos um cabo USB-C em vez de um Micro USB, tornando-os menos limitativos e permitindo-te que estejas menos tempo ligado à PlayStation 5, pois este cabo carrega mais rapidamente os comandos do que o Micro USB.

Outras specs da PS5

  • Segundo Mark Cerny, arquiteto de sistemas chefe da Sony, numa entrevista à WIRED revelou que o CPU (Central Processing Unit) da PS5 irá basear-se na terceira geração de processadores AMD’s Ryzen de oito núcleos.
  • A GPU (Graphics Processing Unit) será uma variação personalizada da gama Nvi da Radeon e suportará ray tracing, uma tecnologia que melhora a forma como a luz viaja nestes mundos de gaming.
  • Esta consola terá também um sistema de áudio 3D que permitirá teres uma experiência de som mais imersiva.
  • Os óculos VR da Playstation serão compatíveis com esta nova consola. Ainda não existe confirmação de um novo modelo de óculos, apesar desta tecnologia ser bastante importante para a Sony.
  • A PlayStation 5 deverá suportar gráficos até 8K - quando os jogos começarem a ser produzidos nesta resolução, vai-se notar uma enorme diferença.
  • Cerny afirmou ainda que graças ao novo SSD (finalmente!), na PS5, tudo será mais rápido, mais fluído e mais bonito. Esta é talvez a alteração mais relevante e para a qual deverás estar mais entusiasmado.

Muitos rumores, expectativas e previsões à volta da PlayStation 5: tudo poderá mudar até ao dia do lançamento, portanto não percas as novidades e atualizações sobre esta consola no nosso blog. Fica a par de estas e outras novidades da PlayStation na loja de gaming da FNAC!