Dave Brubeck

Dave Brubeck (1920-2012)



Brubeck é considerado pela crítica como um dos mais importantes músicos do jazz no pós-segunda guerra mundial pelo seu estilo pioneiro.

O reconhecimento do talento valeu-lhe a capa da revista "Time", a 8 de novembro de 1954, tornando-se no primeiro músico do jazz moderno a conquistar um tal destaque.

"Nascido em 1920, o pianista Dave Brubeck começou a tocar jazz na Califórnia por volta de 1945. A sua formação base era erudita, tendo chegado a receber lições do famoso compositor Darius Milhaud.

Na década de 50, formou o quarteto que incluía um dos mais originais saxofonistas do jazz, Paul Desmond, instrumentista que não seguia a linha de Charlie Parker. O quarteto ganhou grande fama, sobretudo, por tocar no circuito das universidades americanas.

O seu primeiro grande êxito foi um álbum em que explorava a temática ligada aos filmes de Walt Disney, "Brubeck Digs Disney". A sua música foi evoluindo sempre com grande sucesso popular, atingindo o auge com o álbum "Time Out" (1959), em que o grupo explorava novas métricas. O tema "Take Five" foi o seu grande sucesso.

No grupo, o contraste entre as linhas flutuantes de Desmond e o pianismo mais pesado de Brubeck suscitava enorme interesse. Todavia, muitos não aceitavam a música de Brubeck (que também era um excelente compositor), como atesta "In Your Own Sweet Way", balada tocada por centenas de músicos, talvez em virtude da velha controvérsia 'jazz branco-jazz negro'".

Raul Vaz Bernardo in Expresso Online/i>

Dave Brubeck (115)
Ordenar por Mosaico Lista
Time Out (2CD)
Time Out | The Stereo and Mono Versions (2CD)
Time Out (180g) (Limited Edition) (LP)
Dave Digs Disney
Multibuy Alert
pt-PT|Pour ajouter cet article à votre sélection, connectez-vous à votre compte fnac.com
Adicionar à minha seleção
1 - 20 de 115 resultados