Dave Brubeck

Dave Brubeck (1920-2012)



Brubeck é considerado pela crítica como um dos mais importantes músicos do jazz no pós-segunda guerra mundial pelo seu estilo pioneiro.

O reconhecimento do talento valeu-lhe a capa da revista "Time", a 8 de novembro de 1954, tornando-se no primeiro músico do jazz moderno a conquistar um tal destaque.

"Nascido em 1920, o pianista Dave Brubeck começou a tocar jazz na Califórnia por volta de 1945. A sua formação base era erudita, tendo chegado a receber lições do famoso compositor Darius Milhaud.

Na década de 50, formou o quarteto que incluía um dos mais originais saxofonistas do jazz, Paul Desmond, instrumentista que não seguia a linha de Charlie Parker. O quarteto ganhou grande fama, sobretudo, por tocar no circuito das universidades americanas.

O seu primeiro grande êxito foi um álbum em que explorava a temática ligada aos filmes de Walt Disney, "Brubeck Digs Disney". A sua música foi evoluindo sempre com grande sucesso popular, atingindo o auge com o álbum "Time Out" (1959), em que o grupo explorava novas métricas. O tema "Take Five" foi o seu grande sucesso.

No grupo, o contraste entre as linhas flutuantes de Desmond e o pianismo mais pesado de Brubeck suscitava enorme interesse. Todavia, muitos não aceitavam a música de Brubeck (que também era um excelente compositor), como atesta "In Your Own Sweet Way", balada tocada por centenas de músicos, talvez em virtude da velha controvérsia 'jazz branco-jazz negro'".

Raul Vaz Bernardo in Expresso Online/i>

121 - 120 de 120 resultados
  • Página 7 / 6
pt-PT|Ajouter à mes listes
pt-PT|Encore un petit effort... pour ajouter ce produit à vos listes, connectez-vous à votre compte Fnac."

    Não há resultados para a tua pesquisa.

    Verifica a ortografia das palavras inseridas, introduz uma nova palavra chave ou desativa filtros ativos.

Multibuy Alert
pt-PT|Pour ajouter cet article à votre sélection, connectez-vous à votre compte fnac.com
Adicionar à minha seleção
121 - 120 de 120 resultados

Vais ser redirecionado para fora da fnac.pt

Ao clicar em "download" vais ser redireccionado para o site kobo.com onde poderás fazer download do título selecionado utilizando os dados de acesso da tua conta Fnac. Caso não tenhas uma conta Fnac, terás de criar uma conta em Kobo.com para usufruíres de todas as funcionalidades e vantagens Kobo.

Atenção Ocorreu um erro, por favor, tenta novamente mais tarde.