João de Mancelos (Autor) MANCELOS, JOAO DE (COORD) (Autor) Lançamento a 30 junho 2020 Edição (Brochado) em Português

Antologia de Contos Originais

Antologia de Contos Originais - 1
Ofertas neste produto
  • Vantagem Aderente: 10% Desconto imediato
    10% desconto imediato em livros
    O Cartão Fnac dá-te 10% desconto imediato sobre o preço de editor, não acumulável com outras promoções.
  • PORTES GRÁTIS
    PORTES GRÁTIS: válido em todas as encomendas de livros de valor igual ou superior a 15€ para entregas em Portugal Continental no Serviço Entrega em 1 dia útil (CTT) ou com levantamento em loja Fnac (exclui Marketplace).
Resumo
Ver tudo
O escritor norte-americano Stephen King, especialista nos géneros do suspense e do terror, argumenta que o conto é uma “arte perdida”. Com estas palavras cruéis, mas certas, releva que o mercado editorial se encontra saturado de romances, uma forma de narrativa dileta de leitores e críticos. Existe, pois, uma pressão de ordem comercial para que até homens e mulheres de letras consagrados abandonem o conto e produzam aquele tipo de texto, tido como mais prestigiante. Mesmo nos Estados Unidos da América, onde a história breve...
Características
Ver tudo
Data de lançamento

30/06/2020

Editor

Colibri

Apenas 1 em stock

Disponível em loja

Fnac Alameda (Porto) Levantamento gratuito

Avaliações dos nossos clientes Artigo
-/5

Sê o primeiro a dar
a tua opinião sobre este produto

Todas as classificações
Características
Autor
João de Mancelos MANCELOS, JOAO DE (COORD)
Editor
Colibri
Data de lançamento
30/06/2020
EAN
9789896899936
ISBN
9789896899936
Dimensões
16 x 23 cm
Todas as características
Aprender mais sobre
João de Mancelos
João de Mancelos Autor
João de Mancelos, nome literário de Joaquim João Cunha Braamcamp de Mancelos, nasceu em Coimbra, em 1968. É doutorado em Literatura... Ler mais
Tudo sobre João de Mancelos

Resumo

O escritor norte-americano Stephen King, especialista nos géneros do suspense e do terror, argumenta que o conto é uma “arte perdida”. Com estas palavras cruéis, mas certas, releva que o mercado editorial se encontra saturado de romances, uma forma de narrativa dileta de leitores e críticos. Existe, pois, uma pressão de ordem comercial para que até homens e mulheres de letras consagrados abandonem o conto e produzam aquele tipo de texto, tido como mais prestigiante. Mesmo nos Estados Unidos da América, onde a história breve detém uma longa tradição, que se estende desde os esforços embrionários de Washington Irving a Joyce Carol Oates, passando, pelo incontornável Edgar Allan Poe, definham as revistas e antologias dedicadas à arte da narrativa breve.

No entanto, como professor ligado à literatura e à escrita criativa, sempre aconselhei os aprendizes a praticarem a técnica precisamente através da elaboração de contos, por três razões.

Em primeiro lugar, um texto breve requer um investir de esforço e tempo menor do que um romance, que pode ocupar anos de trabalho criativo e, apesar disso, constituir um falhanço. A propósito, Lorrie Moore resumiu: “Um conto é um caso amoroso, um romance constitui um casamento”. Em segundo, porque, contrariamente ao que demasiados críticos julgam, uma história breve exige o mesmo talento de um romance, na pesquisa do tema, construção de personagens, urdir do enredo, descrição de espaços e atmosferas, manipulação cronológica, etc. Mais ainda, um conto, pela sua concisão, leva o autor a ponderar o que deve incluir ou rejeitar, treinando, deste modo, a sua capacidade de escolha.

Por fim, como é evidente, torna-se mais fácil publicar um conto num jornal, revista ou coletânea, do que um romance numa editora.

É neste espírito de abertura a novos valores, ocasionalmente apadrinhados por gente das letras mais experiente, que se enquadra a presente coletânea. O título Antologia de Contos Originais foi proposto pelo editor, Dr. Fernando Mão de Ferro, no início dos trabalhos, e envolveu-me de imediato pela sua polissemia.JOÃO DE MANCELOS (do Prefácio)

Publicidade

Avaliações dos nossos clientes

Antologia de Contos Originais

Sê o primeiro a dar
a tua opinião sobre este produto

Saber tudo sobre João de Mancelos

João de Mancelos

João de Mancelos

Autor
João de Mancelos, nome literário de Joaquim João Cunha Braamcamp de Mancelos, nasceu em Coimbra, em 1968. É doutorado em Literatura Norte-americana (Universidade Católica Portuguesa, 2001) e agregado em Estudos Culturais (Universidade de Aveiro, 2015). É professor universitário desde 1992. Publicou 29 livros. No ensaio, destaca-se “Manual de escrita criativa” (2012); na poesia, “A sombra de um homem só: Poemas selecionados” (2022); no conto, “A rapariga que adorava finais felizes” (2021),... Ler mais

Características

Autor

João de Mancelos

MANCELOS, JOAO DE (COORD)

Editor

Colibri

Data de lançamento

30/06/2020

EAN

9789896899936

ISBN

9789896899936

Dimensões

16 x 23 cm

Nº Páginas

288

Encadernação

Capa mole

SKU

2374621

Publicidade
Publicidade